Nova aventura - o meu inicio nos c.africanos


Anita

Recommended Posts

Olá a todos !

 

Venho aqui colocar uma foto do aquario que montei para ciclideos africanos ( a cliclar á 2 semanas), agradecendo desde já sugestões de melhoramento.

 

Pic_1811_12.jpg

 

Aquario 100x30x40 - 120 L brutos

Filtragem: filtro tetra interno 1000l/h e externo genius 400l/h

rochas

anubias e valisnérias

 

Tenho pensado em optar por tanganikas, mas é mesmo neste ponto que preciso da vossa ajuda - escolha das espécies....

 

Ah ! e já depois da foto, arranjei uma série de conchas para os conchiculas...

 

Obrigada.

Anita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

:D

 

O aquário está muito bonito...simples e bonito.

Falta acrescentar umas valisnerias lá atrás para dar o toque final...

A pedra do lado direito fica melhor virada ao contrário (com o buraco virado para o vidro).

 

Quanto a espécies aconselho-te tanganyika. A escolha é sempre muita, no entanto...algumas sugestões para o povoamento:

 

- Peixes de superficie (Cyprichromis, Paracyprichromis... -> cardume)

- Conchiculas (multifasciatus, brevis, occelatus, simillis... -> casal ou comunidade, depende das espécies)

- Peixes de "cavernas" (Julidochromis, Lamprologus, "Góbios"....-> casal)

ou

- Peixes de areia (Xenotilapia, alguns Lamprologus, Altolamprologus...-> casal e as xenotilapias são de cardume)

 

Compra um grupo de cada "tipo" (superficie, conchiculas e cavernas/areia), e ficas com um aquário muito bonito.

Os peixes de superficie poderão sentir-se apertados nesse aquário, portanto o melhor seria comprá-los no fim, quando tiveres comprado os restantes.

Não te metas nos Lamprologus brichardi....há um user que está com alguns problemas devido a reproduções sucessivas. :D

No caso dos peixes de "caverna", compra um grupo de 5-6 jovens e espera que se formem casais (é essencial nos julidochromis) ou compra um casal já formado. :D

 

Caso queiras ciclideos do malawi, aconselho-te um trio de mbunas anões.

 

Boa sorte!

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eh eh eh!!! (desculpa a utilização do teu post Anita :D )

 

Este post veio mesmo a calhar para as minhas pretensões...

 

Já agora Diesel_Car... os Brichardi são piores que os gupies, é verdade, e os "Dafoldoi" também são assim?

 

Já agora que peixe é esse do teu avatar?

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Já agora Diesel_Car... os Brichardi são piores que os gupies, é verdade, e os "Dafoldoi" também são assim?
Os daffodil (Neolamprologus pulcher) deverão ser iguais aos brichardi, como aliás todos os neolamprologus/lamprologus. A grande vantagem dos brichardi parece-me ser a sua adaptação a todos os tipos de águas de aquário(são criados aos milhares), sendo portanto mais fáceis de reproduzir. Os daffodil são mais raros, portanto menos adaptados ao aquário...

Nunca mantive nenhum deles, portanto não sei as causas para a facilidade de reprodução dos brichardi. :D

 

 

Já agora que peixe é esse do teu avatar?

 

Pundamilia (Haplochromis) nyererei "Ruti Island", um haplochromideo do vitória (em vias de extinção... :D ).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Brichardis não são peixes tão prolíficos como os guppys. São mais exigentes ainda que segundo os padrões de reprodução dos peixes do Tanganika sejam dos mais acessíveis na criação em cativeiro.

De resto, são peixes resistentes e apesar do que costuma dizer não assim tão territoriais.

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nelson, quando me referia que eram pior do que gupies era apenas na perspectiva de que são muitissimo prolificos e, obviamente, disse-o de uma forma irónica... mas adiante.

 

Achas mesmo que 120 litros é pouco para dosi machos Leleupi?! :D

 

Estou feito, acho que assim nunca mais entro nos CA's :D

 

Já agora em 100 litros (80x41x31) o que aconselhas para população?

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,Existem muitas mais possibilidades...

Como por exemplo Steatocranus Casuarios...que embora sendo peixes dos Rios adoram um setup como teu...muita rocha e pouca vegetação...

 

Nelson, acho que já estás a meter os pés pelas mãos :D os Steato gostam de águas ácidas e aquários semi plantados...

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te metas nos Lamprologus brichardi....há um user que está com alguns problemas devido a reproduções sucessivas. Laughing
!??!?! quem é esse gajo!?!?!?! :lol: eu não tenho problemas de reproduções sucessivas. so tenho 3 posturas :P se te referes ao topico do predador é só para daqui a um ano não ter 50 adultos lá dentro! ;)

 

ao passo que nos Brichardi tanto os pais como os irmãos se defendem muito bem, o que permite a especie proliferar com mais facilidade o que pode rapidamente levar a sobrepopulação de um aquario (altamente desaconselhada num Tanganyika).
ahahah desculpa... mas já quantos eu vi a mãe a comer!??! tinha uns 200 e ja so tenho 100 :D se eles veem que não teem espaço para eles comem os meninos :D

 

Em relação ao teu aqua gostei muitoooo do ar sombrio do reflexo das pedras no fundo preto!!!

Não te aconselho peixes grandes como frontosas visto so teres 120 litros... Conchiculas era uma excelente ideia tipo... sei la... SIMILIS!!! :lol: ... com uns leleupis para dar cor ao aquario.

os cyprichromis ja não aconselho (dos meus peixes preferidos...) visto ficarem com pouco espaço para um cardume "jeitoso"

xenotilapias não conheço-.... não sei se haverá problemas com os conchiculas... mas ha uns lindos... Xen_flavipinnis_01.jpg

 

As rochas espero que não estejam acentes na areia... para evitar chatisses... eu escondia melhor o filtro se der claro... e acrescentava umas valisnerias... talvez a biawensis... (não sei se é assim que se chama) como o aqua é baixinho ficava encraçado :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

!??!?! quem é esse gajo!?!?!?! :P eu não tenho problemas de reproduções sucessivas. so tenho 3 posturas :P se te referes ao topico do predador é só para daqui a um ano não ter 50 adultos lá dentro!
Grande convencido que tu me saíste!! :?:?

Sim, era a ti que me referia, quem mais? :lol::lol:

 

Realmente os casos de sobre-população por parte dos brichardis são mais que muitos, basta pesquisar na net...É o problema dos peixes que estão´há demasiado tempo em aquário: estão mais bem adaptados a quebras bruscas de pH, sobrevivendo e reproduzindo-se praticamente em qualquer valor de pH e dureza. Não deixa de ser um peixe fantástico...mas eu fui avisado a tempo e nunca comprei! :wink:

 

 

 

Julgo que estar a comparar a reprodução de guppies com Brichardis é um tanto despropositada...  

quanto mais não seja pelo facto dos guppies comerem os seus proprios alevins...ao passo que nos Brichardi tanto os pais como os irmãos se defendem muito bem

 

Garanto-te que se tiveres um aquário só com guppys bem alimentados e algumas plantas, o número de individuos cresce em flecha sem que haja predação...

Quanto aos brichardis não comerem os alevins, tudo depende dos níveis de stress no aquário e da fome. :roll:

 

É que o Diesel referiu os Julidochromis...que são de facto peixes fantasticos...mas que podem também rapidamente sobrelotar um aquario...
Os julidochromis reproduzem-se originando poucos descendentes de cada vez (nas minhas 2 ninhadas nasceram apenas 6 individuos), ao passo que alguns lamprologus originam centenas de descendentes...

Quando falei em julidochromis, englobei também outros géneros menos conhecidos (Telmatochromis, Chalinochromis, Lepidiolamprologus...)

Que peixes conheces que, tornando-se dominantes ou arranjando o seu "cantinho", não se corra o risco de que sobrepovoem rápidamente um aquário? :roll:

Realmente estar a cortar no número de espécies só porque vai haver muitas reproduções (excepção feita aos brichardis, e já expliquei porquê) parece-me pouco adequado....

Sem que haja um predador eficaz (nós ou um peixe) até os pequenos conchiculas podem tornar-se uma grande praga :shock:

 

Não desrespeitando a opinião do Diesel parece-me que apenas 1 trio acaba por ser pouco...

 

1 trio é pouco oops:

"Penso que em 120Lts consegues por 2 trios de Mbunas anões pacifcos..."

Assim é mais correcto. :P

 

um macho (Pseudotropheus Saulosi por exemplo já qe machos e femeas são muito diferentes)...  

Eu apostaria em 2 trios de entre 3 especies (Labidochromis Caeruleus, Cynotilpia Afra e Iodotropheus Sprengerae)...

 

Mais uma vez, limitar o número de espécies baseando-nos naquilo que mantivémos parece-me desaconselhado. Cada qual gosta de espécies diferentes, é uma questão de procurar que facilmente se encontram espécies bonitas e compativeis...

É claro que se trata da tua opinião, e temos de respeitar isso pois foi feito com as melhores intenções, mas continuo a achar muito castrador englobares apenas 4 espécies... :oops:

 

O grande problema da aquariofilia em portugal, no que respeita a ciclideos, é a falta de espécies novas...isto porque a maioria do pessoal procura apenas as espécies comuns (kribensis, ramirezis, labidochromis caeruleus, brichardis...), pensando provavelmente que se tratam das únicas espécies! :shock:

Quando procuramos espécies mais "estranhas", levamos com respostas do tipo "já tivemos uma vez, mas como ninguém comprava...nunca mais mandámos vir..." :?:?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quando me referi aos steatos, foi porque muitas pessoas tendem a metê-los juntos com tanganyikas por exemplo, o que está errado...ñão é o caso de eles morrerem mas no entanto não estão bem. Eu proprio tenho-os em aguas alcalinas e estão bem, mas vou alterar isso brevemente porque penso que a reprodução não irá acontecer com a agua alcalina???

 

Quanto aos demasonis, penso que crescem mais do que os míseros 7cm, no entanto também posso dizer que para um aquário mono espécie (demasonis) com bastantes rochas que não há problema de maior. Já tive mbunas maiores e mais agressivos num akuário desse tamanho ou até mais pequeno. No entanto também acho que o aquário para malwis deve ter mo minimo 200lts para 3 ou 4 trios/casais no máximo.

 

Quando me referi aos 6/7 cm foi com o intuito de excluir os malawi, mas pelos vistos o nelson foi descobrir uma espécie malawiana mais pequena que isso :?:?:shock:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro Ophtalmotilapias...mas so conheço uma loja que as vende...e que me lembre so receberam uma vez...e ainda lá estão para vender...eu comprava...se tivesse espaç...e dinheiro...é que não nos podemos esquecer que essas especies      

menos comuns custam mais caro...

O problema nem é bem o € que custam, o problema é que precisam de aquários de 500lts para cima e não é qualquer aquariófilo que tem um aquário desse tamanho. Porque se assim fosse, quem monta um aquário de 500 lts não era por isso que não comprava as ophtalmotilapias por 100 euros!

Por algum motivo os conchiculas têm tanto sucesso no nosso país...

Quando o tamanho médio dos aquários na casa dos portugueses for de 500 ou 700 lts (como é em frança) e deixar de ser de 100 a 200 lts é obvio que mudam as coisas e as espécies procuradas também...

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

e até mais faceis de manter e reproduzir (segundo percebi a Anita va-se iniciar agora)...

 

Outro grande problema, que esqueci de referir, é o facto das pessoas ignorarem que os peixes não são para manter por apenas alguns meses...a maioria dos ciclideos dura cerca de 10 anos!

É claro que ninguém pensa em manter os mesmos peixes por 10 anos (o meu gibbiceps está há 9 anos comigo), é sempre tudo pensado (infelizemente) em termos de meses ou 2-3 anos...

 

Aconselhar peixes fáceis de manter, reproduzir e que ainda por cima são comuns acaba por incentivar á manutenção por apenas alguns meses, e não á criação por muitos e longos anos! :shock:

 

Se temos conchiculas, de diferentes espécies, há venda por 10-20 euros o casal e com possibilidades de comprarmos todos os anos um casal de espécies diferentes ("livrando-nos" do casal antigo), para quê investir 100 euros num único casal de uma espécie rara, sabendo que nos vai durar 10 anos? :?

É mais "divertido" :? comprar uma espécie nova todos os anos...do que comprar uma única espécie (bem mais cara e rara), mas que dure anos a fio...é triste, mas é a mentalidade em portugal...

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- o meu pedido de desculpas á Anita pelo prolongamento da discussão.. :shock: .

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

Outro grande problema, que esqueci de referir, é o facto das pessoas ignorarem que os peixes não são para manter por apenas alguns meses...a maioria dos ciclideos dura cerca de 10 anos!

Algumas pessoas ignoram....outras simplesmente gostam de mudar...mas isso faz parte da maneira de pensar... :roll:

É claro que ninguém pensa em manter os mesmos peixes por 10 anos (o meu gibbiceps está há 9 anos comigo), é sempre tudo pensado (infelizemente) em termos de meses ou 2-3 anos...

Discordo totalmente, quando decido comprar uma espécie qualquer é para a ter enquanto durar ou mesmo continuar a te-la com os descendentes...tenho algumas espécies há 7 anos e não é por isso que gosto menos delas, aliás, quando compramos uma espécie é para vermos e apreciarmos as várias etapas da sua vida. Também percebo que em certas fazes da nossa vida gostamos de "mudar" mas isso faz parte da nossa maneira de estar e também um pouco fruto da nossa infantilidade :shock:

Aconselhar peixes fáceis de manter, reproduzir e que ainda por cima são comuns acaba por incentivar á manutenção por apenas alguns meses, e não á criação por muitos e longos anos! :roll:

Concordo...e aliando esse problema ao facto que depois queremos que nos fiquem com os descendentes e isso não acontece pelo facto de a espécie estar demasiado vulgarizada... O investimento em espécies menos comuns tem todas as vantagens....

Se temos conchiculas, de diferentes espécies, há venda por 10-20 euros o casal e com possibilidades de comprarmos todos os anos um casal de espécies diferentes ("livrando-nos" do casal antigo), para quê investir 100 euros num único  casal de uma espécie rara, sabendo que nos vai durar 10 anos?  :?  

É mais "divertido"  :?  comprar uma espécie nova todos os anos...do que comprar uma única espécie (bem mais cara e rara), mas que dure anos a fio...é triste, mas é a mentalidade em portugal...

Discordo completamente

Ps- o meu pedido de desculpas á Anita pelo prolongamento da discussão.. :shock: .

IDEM """"""

 

cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Desculpem a demora a responder mas tenho andado cheia de trabalho.

 

De facto decidi-me pelos tanganikas e ontem comprei 3 leulupis, 2 julidocromis e 2 multifasciatus. Na loja disseram-me que não se conseguem distinguir casais... é verdade ?

 

Acham que posso ainda meter um par de brevis ou outra especie que cresça pouco e não seja agressiva ? ou posso meter mais multifasciatus ou julidocromis ? Tirando 2 leulupis que andam atras um do outro parecem dar-se todos bem. Parece estar tudo em paz... Os peixes são lindissmos e dá gosto observar os comportamentos...

 

Em relação ao setup, as valisnérias já lá estão... não cresceram ainda por isso não se vêem. Acerca do termostato, gosto de os ter á vista, caso haja algum problema...

 

Um dúvida mais: algumas partes da rochas estão a ficar cor-de-rosa ? Já vos aconteceu ? o que será ?

 

Desculpem lá ser uma chata...

 

Um abraço

Anita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

comprei 3 leulupis, 2 julidocromis e 2 multifasciatus. Na loja disseram-me que não se conseguem distinguir casais... é verdade ?
Nos julis e leleupis, é aconselhável comprar um grupo grande...5 ou mais. A distinção de sexos é impossivel, portanto os peixes acabam por escolher pares por eles próprios...

Nos multis, é possivel distinguir facilemente os casais...caso se tratem de peixes adultos ;) .

Fizeste bem em comprar esse número de individuos, embora te aconselhe a comprar mais alguns multifasciatus (mais 2 será suficiente).

Tens conchas, certo?

 

 

Acham que posso ainda meter um par de brevis ou outra especie que cresça pouco e não seja agressiva ?

 

Ainda não, espera umas semanas para ver como se dão todos...

 

Um dúvida mais: algumas partes da rochas estão a ficar cor-de-rosa ? Já vos aconteceu ? o que será ?

São algas, é normal no inicio...

 

Tenta manter o pH elevado (8,5 +/-) e a dureza também alta gH e kH). De resto é igual a todos os peixes...paciência...muita paciência! ;)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais