Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal

comprei uma HQI de 150 w para o meu aquario de recife de 80l mas não

sei a que destância a devo colocar do aquario.

Abraço João

João

Publicado:

Olá João,

Na minha opinião a distância para a água depende de 2 factores: os corais a manter e a temperatura.

Assim, se tens corais que necessitam de muita luz, estes devem ser colocados junto à superfície e a luz deve estar a cerca de 20/25 cm da superfície da água. Mais próximo aquece muito a água, e necessitarás de um refrigerador ou de ventoínhas para a refrigeração.

Um aquário de 80 litros não deve ser muito profundo por isso coloca o projector à distância que indiquei que não terás problemas em manter qualquer coral...

Podias colocar fotos do teu aqua no tópico e o teu setup neste link:

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=421

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Obrigado Diogo, pelos teus conselhos.

Quanto ás fotos ainda não tenho máquina, talvez o Pai Natal me traga uma.

Já agora mais uns conselhos, estou a montar um novo aquário de 200L com um filtro por decantação. Nesse filtro com 4 divisórias estou a colocar bio-bolas, lã, um escumador e uma bomba de retorno.

Deverei colocar uma lâmpada ultra-violeta?

Se sim, onde a devo colocar? Em contacto com a água, ou fora dela?

Um abraço,

João

João

Publicado:

Olá João,

Antes de iniciares a montagem do novo aquário, acho que te deves informar o mais possível para evitar alguns erros...

Em primeiro lugar, não deves utilizar bio-bolas pois estas irão provocar o aparecimento de nitratos no aquário. Lê este tópico para ficares a perceber o que te estou a dizer

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=1843

A utilização da lã de vidro também não é essencial, e se optares por utilizá-la para retirar as particulas maiores, esta deverá ser substituída todas as semanas, por forma a não acumular muita matéria orgânica.

A lampada de UV não é essencial e até há quem diga que pode ser prejudicial, pois vai matar tudo o que por lá passa, incluindo organismos benéficos.

Se optares pela sua utilização, é indiferente se a colocas dentro ou fora de água.

Quanto às 4 divisórias, podes optar por criar um mini-refúgio. Assim, em vez da água cair na primeira divisória podes optar que ela caia para a segundo, o que vai fazer com que tenhas menos movimentação na primeira, permitindo-te utilizá-la como refugio.

Publicado:

Olá João,

O refugio é normalmente construído num aquário à parte, e muito resumidamente serve para manter uma população de microorganismos benéficos para o sistema (pois no aquário principal são predados) e principalmente para contribuir para a desnitrificação do aquário.

Ontem resolvi criar também um refugio numa das divisões da minha sump e apenas coloquei uma base de Miracle Mud (que é um composto natural que promove a desnitrificação)

http://www.ecosystemaquarium.com/html/miracle.html

Coloquei, para já, algumas das caulerpas que tinha no aquário principal (assim que possível vou adicionar mais). A iluminação é composta por uma lampada florescente T8 de 24W. A circulação é feita pela circulação da própria sump, tendo apenas em atenção que não convem que o substrato seja removido (daí a colocação de uma espuma para controlar o fluxo)

Vê a foto

Pic_43_21.jpg