fart2412 Publicado Dezembro 12, 2011 Publicado Dezembro 12, 2011 Boa noite Como membro deste forum a apaixonado pelo mundo dos aquas venho colocar uma duvida que surgiu através do meio profissional. Tenho aquas de agua doce mas recentemente foi colocada a hipotese de manter vivalves (ameijoas, lingueirão, etc) num aqua de agua salgada. Gostava que os entendidos em aquas de agua salgada me podessem esclarecer esta duvida: é possivel manter os vivalves vivos? Quanto tempo? Que condições tenho que ter para que isso seja possivel? cumprimentos
psrpinto Publicado: Dezembro 12, 2011 Publicado: Dezembro 12, 2011 se conseguir fazer com que o espaço do aquario(as condiçoes) sejam igual ás da nossa costa dura a vida normal(ou muito parecida) se estive-se no mar
fart2412 Publicado: Dezembro 13, 2011 Autor Publicado: Dezembro 13, 2011 Desde já muito obrigado pela resposta, e aqui ficam mais umas duvidas. Quanto à temperatura da agua da nossa costa, que varia em torno do 16º, terei que ter algum tipo de termo ou refrigerador? Sendo para a manutenção de vivalves terei que ter algum tipo de filtro sendo estes um filtro já por si natural? Qual a função do escumador? cmpts
Quo Publicado: Dezembro 13, 2011 Publicado: Dezembro 13, 2011 A "nossa costa" não é um ecossistema à parte, nem as espécies existem aqui exclusivamente. O uso do refrigerador dependerá da espécie em questão. Para manter bivalves é necessária circulação de água que os atinja, um aquário maturado para produzir comida, mas também podes comprar plancton comercial usado para a alimentação de corais. O escumador tem como objectivo remover resíduos tais como fezes expelidas pela fauna antes que estes se transformem em amónia/amoniaco, nitritos e nitratos. Isto porque os nitratos em água salgada são mais perigosos que em água doce. Os residuos são depositados num copo na parte superior do escumador e quanto mais escura a matéria no copo, melhor está a trabalhar o escumador. A água suja desse copo está isolada do resto da água do aquário e quando encher, ou quando nos apetecer descartamos essa agua. Por este processo de "skimming", o escumador também aclareia a água, fazendo assim uma das funções do filtro de água doce. Apesar de parecer complexo, é na verdade algo bastante simples, inclusive o processo, mas não tão simples como um filtro. Alguém disse que o escumador simula os benefícios naturais das ondas do mar, que deixa na areia os residuos, e ao bater na areia faz espuma. Os filtros não são recomendados em água salgada, pois a prazo causam mais problemas que os beneficios que possam produzir. Isto é, a prazo são uma bomba de nitratos e podem reter alimento, daí não ser recomendado o seu uso em água salgada.
fart2412 Publicado: Dezembro 13, 2011 Autor Publicado: Dezembro 13, 2011 (editado) Boas noites e desde já muito obrigado pelas respostas. A criação deste aqua tem como proposito o abastecimento de bivalves de um restaurante, portanto no máximo terei uma semana no aqua, reabastecendo ao fim deste tempo com novos. As especies que pretendo manter são ameijoas, berbigão e lingueirão.Não quero colocar qualquer tipo de areão assim como corais ou outra materia viva. Nestas condições qual o tipo de material que necessito? De quanto tempo necessito para maturar o aqua tendo em conta que tenho a possibilidade de abastecer o aqua com água da costa? cumprimentos Editado Dezembro 13, 2011 por fart2412
Recommended Posts