Pedro Freitas Publicado Dezembro 11, 2011 Publicado Dezembro 11, 2011 bom dia a todos .. após ter montado vários aquarios e projectos de agua doce ... comecei a ganhar alguem intresse pelos salgados.. gostaria de saber as medidas minimas para um aquario salgado .. aspectos a ter em conta... listagem de materiais e que preços rondam o projecto finalizado... aguardo por respostas cumps PF
rakiki_gti Publicado: Dezembro 12, 2011 Publicado: Dezembro 12, 2011 um projecto tanto pode custar 250 euros , como pode custar 6000 euros depende do que queiras montar e do que queiras fazer...
Pedro Freitas Publicado: Dezembro 13, 2011 Autor Publicado: Dezembro 13, 2011 algo simples para por algumas espécies a nivel regional .. algo com cerca de 1 m
jotasub Publicado: Dezembro 14, 2011 Publicado: Dezembro 14, 2011 Olá a todos. Estou a iniciar-me na água salgada mas as dúvidas são mais que muitas. Assim sendo, passo a enumerá-las: 1 - Alguém me pode indicar um esquema simples mas eficiente de como deve ser montado um aqua marinho apenas com algumas rochas de fundo, com peixes da costa e com água salgada directamente do mar? 2 - Que equipamento é essencial para arrancar com o aqua? 3 - O meu aquário é de 1 metro e não tenciono furar o vidro e, por isso quais as opções possíveis (sump ou escumador?). 4 - Em relação ao equipamento a utilizar, quais as melhores opções, em termos de eficiência, ruído e já agora, preço. Agradeço desde já a atenção dispensada Obrigado a todos Joaquim Silva
rakiki_gti Publicado: Dezembro 14, 2011 Publicado: Dezembro 14, 2011 Olá a todos. Estou a iniciar-me na água salgada mas as dúvidas são mais que muitas. Assim sendo, passo a enumerá-las: 1 - Alguém me pode indicar um esquema simples mas eficiente de como deve ser montado um aqua marinho apenas com algumas rochas de fundo, com peixes da costa e com água salgada directamente do mar? 2 - Que equipamento é essencial para arrancar com o aqua? rocha , areao , bomba de circulaçao , escumador , termoestato e iluminação 3 - O meu aquário é de 1 metro e não tenciono furar o vidro e, por isso quais as opções possíveis (sump ou escumador?). sump é uma coisa escumador outra totalmente diferente e nada tem a haver. sump é onde se coloca o equipamento todo para este nao estar ha vista no aquario principal. o aquario tem sempre de levar escumador pode ou nao ter sump. 4 - Em relação ao equipamento a utilizar, quais as melhores opções, em termos de eficiência, ruído e já agora, preço. Agradeço desde já a atenção dispensada aqui ha uma enorme variedade vai depender do que queres fazer e de quanto queres gastar... Obrigado a todos Joaquim Silva
rakiki_gti Publicado: Dezembro 14, 2011 Publicado: Dezembro 14, 2011 algo simples para por algumas espécies a nivel regional .. algo com cerca de 1 m é complicado referenciar pois cada aqua é um aqua e sem uma ideia do que queres fazer , especies a colocar etc etc é complicado dizer algo pois um aqua com 7 peixes nao é a mesma coisa que um com 2 ou 3.. o equipamento muda caso seja so peixes , peixes e corais. etc etc.. .acho que primeiro deves ler e ver bem o que queres montar so depois se ve o material a colocar...
Pedro Freitas Publicado: Dezembro 14, 2011 Autor Publicado: Dezembro 14, 2011 sendo so peixes .. a ideia iniciar era utilizar so espécies provenientes ca da ilha e alguns invertebrados ... consigo apanhar carangueijos .. camarões ... entre outros
Quo Publicado: Dezembro 15, 2011 Publicado: Dezembro 15, 2011 (editado) atenção que na "nossa costa" (ou melhor Atlantico Nordeste) existem muitos problemas de compatibilidade. A maioria dos caranguejos têm problemas de compatibilidade com excepção dos caranguejo porcelana (filtradores) e dos Xantho sp. (maioritariamente herbivoros) e uns outros pequenotes que não lembro o nome e dos aranha, mas pouco sei sobre estes ultimos. Não serão os mais comuns que vais ver. É preciso conhecer bem a fauna. Para começar nada melhor que camarões da costa (P. Serratus e P.Elegans), muito resistentes e nada de por estrelas, ouriços e outros equinodermes num aquário novo, com excepção de asterina gibbosa que numa fase já algo estabilizada pode ser a primeira a entrar. equipamento obrigatorio para aquarios da costa já disseram: Escumador, circulação de agua 20 x. Sump podes dispensar. Acrescento densimetro e a quimica classica para colocar na água (em especial calcio). investir em rocha viva. Para algo mais em conta investir em rocha morta ou rocha calcaria de corais mortos. Na agua salgada é tudo muito mais lento que água doce, inclusive o ciclo. Mesmo com rocha viva e bacterias tive problemas. Não fica barato, mas não ficas pobre por isso. Há quem recomende o refrigerador, no caso de não ter, é pesquisar cada espécie. Um aquário da costa pensado é um aquário tão caro como um tropical. Ou mais caro, caso se coloque um refrigerador. Por outro lado, muitas espécies ou são de graça ou baratas. Editado Dezembro 15, 2011 por Quo
Recommended Posts