AirbornG Publicado: Fevereiro 2, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 2, 2012 @ramparts Os MPa (mega Pascal) são N/mm2 (Newtons por milimetro quadrado) e correspondem a 10,3 kg/cm2 (ou 10,3kgf/cm2 para os entendidos). Precisamente uma das vantagens desta construção é o espaço. Se não nos importarmos de colocar umas travessas ali por dentro a estrutura pode ficar bem mais leve. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ramparts Publicado: Fevereiro 11, 2012 Share Publicado: Fevereiro 11, 2012 Pois Pois deixemos agora a linguagem tecnica e venham lá uma fotos do movel ja quase acabado carago José Gonçalves Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AirbornG Publicado: Fevereiro 12, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 12, 2012 Pois, tb eu queria isto mais adiantado... Ontem fui às compras. As dobradiças já comprei mas 'o estabelecimento' onde fui tentar comprar o mdf folheado para o exterior estava fechado. À semana é complicado mas vou ter que arranjar um bocado senão isto n anda.. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Be_water Publicado: Fevereiro 15, 2012 Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 Boas depois de ver e apreciar o projecto e toda a conversa pergunto Como pensas fixar a lateral superior que fica na porta? E a tampa como fixas as dobradiças atrás uma vez que não tens apoio para a madeira na minha perspectiva talvez a abrir para um dos lados em que tem todo o lado em madeira e podes fixar as dobradiças e a lateral contraria assim como a ripa da frente e traseira colada ao próprio tampo e abrir tudo em bloco não sei se me fiz compreender Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AirbornG Publicado: Fevereiro 15, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 Não percebi completamente a tua solução mas percebi a dúvida. Faltam muitos pormenores do desenho 3D. Alguns estão no desenho à mão mas admito que não se perceba bem A tampa vai abrir como está represento no 3D. É a forma como posso ter um bom acesso (se levantasse só a parte de cima o acesso era mais alto) e ter a maior facilidade de abertura (articulando no lado mais comprido em vez de um mais curto, e sem as laterais, para ser mais 'leve'). Como vou conseguir isso: - vou ter um perfil L em alumínio a contornar o interior da tampa, que está aparafusado às partes fixas do mdf e colado com silicone à aresta de cima do aqua. Em termos de peso a tampa fica toda apoiada do aqua, e fica fixa devido ao silicone. - a articulação vou fazer com dobradiças que já comprei, tipo porta de armário, entre o topo da tampa e a parte longa de trás. Espero ter sido claro Entretanto já tive duas respostas de empresas que não cortam o mdf, só vendem a placa inteira e agora estou à espera de resposta de outras duas. Além das placas terem 2750x1830 e não as conseguir transportar facilmente, a serra que montei não tem a qualidade de corte que pretendo para a parte exterior do móvel (e mesmo que tivesse teria também dificuladade em manejar uma placa tão grande.. Mais notícias logo que elas existam. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ramparts Publicado: Fevereiro 17, 2012 Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 já tentas-te substituir a lamina da serra por uma com dentes mais finos???? José Gonçalves Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AirbornG Publicado: Fevereiro 17, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 O principal problema ia ser a dimensão da placa (para transportar e manusear para o corte). Prefiro também comprar já cortado em máquinas profissionais. O móvel é para ficar na sala, e depois de finalmente ter sido aprovado tem que ficar com um bom acabamento senão é recambiado para um canto qq Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ramparts Publicado: Fevereiro 18, 2012 Share Publicado: Fevereiro 18, 2012 Eu adoro o faça você mesmo e quando cortei o meu movel da minha casa de banho quando fiz as obras deparei com o mesmo problema tive mesmo de comprar um disco senão o contraplacado ficava um nojo com o disco diferente deu um aspecto muito mais agradavel e com a fita de colar escondeu as imperfeições todas . Agora estou a pensar em fazer um pequeno para o meu movel onde crio as artémias. José Gonçalves Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AirbornG Publicado: Fevereiro 20, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 20, 2012 Estive a procurar serras de disco e parece que serras muito mais indicadas para este trabalho sim. A que tenho é mais para corte rápido, sem qualidade... Ainda assim não tenho como transportar as placas grandes inteiras mas já agora onde compraste a tua serra? Essas artémias vão ter um resort antes da matança portanto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Fevereiro 21, 2012 Share Publicado: Fevereiro 21, 2012 Olá AirbornG, já vi que és daqueles que gostam de fazer tudo à medida, ehehe. e para mim começaste bem, aquele desenho ficou um espanto e o esqueleto em aço é sempre a melhor solução. Já no que toca a madeiras fiquei apreensivo com a solução de corte que arranjaste, tem muito cuidado com isso. Já pensaste em comprar a madeira no aki e pedir para cortarem, é de borla e ficavas com cortes limpos e já conseguias meter dentro do carro. Fico à espera para ver como será a parte eléctrica. Agora um aparte, quando vi o teu desenho imaginei logo que encostasses a lateral a uma parede, acho que ficava um espectáculo. Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AirbornG Publicado: Fevereiro 21, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 21, 2012 lol, quando vi tua foto pensei: 'mas eu não coloquei aqui a minha foto!!' Tá muito desfocada e podia ser muita gente, incluindo eu Obrigado pelos elogios. O corte serviu muito bem para o mdf de dentro. Embora a serra não fosse a mais indicada (sei-o agora) ficou bem o suficiente. O aki não vende mdf folheado (revestido a folha de madeira verdadeira, não a vinis com impressões a imitar madeira), nem as outras cadeias de bricolage, por isso tenho que recorrer a casas especializadas mesmo. A parte eléctrica não vai ficar tão 'clean' como algumas que tenho visto por aqui mas vai ser (se eu conseguir e lá chegar) das mais complexas, porque o DIY é um hobbie em si mesmo (e mais não digo) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Fevereiro 21, 2012 Share Publicado: Fevereiro 21, 2012 Gostaste da foto ehehe, não dá para por com mais qualidade e assim não assusto ninguem . Nunca tinha ouvido falar em mdf folheado, nem percebo a utilidade, o mdf normal com água apodrece e se queres folheado porque não usas aglomerado, é mais leve e mais barato.Também podias optar por colocar painéis de acrílico ou pvc com iman para aderir à estrutura de metal, simples e com acabamento clean. Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AirbornG Publicado: Fevereiro 21, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 21, 2012 Acho que a maior parte dos móveis de 'madeira' são de mdf folheado. Os móveis da sala são todos em wengue ou carvalho escurecido. Também prefiro de longe a madeira natural a qualquer material sintético ou imitação de madeira. Quanto ao mdf vs aglomerado, o mdf é muito melhor e em folheado a diferença de preço é insignificante (conta muito mais o tipo de madeira do folheado). Quanto ao material está mais que decidido, com convicção Finalmente quanto à água, vou aplicar um bom verniz e nas zonas problemáticas isolar com silicone preto. Estou confiante que não vai haver qualquer problema e que o móvel vai ficar para os meus filhos (ainda em projeto só tb ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ramparts Publicado: Fevereiro 25, 2012 Share Publicado: Fevereiro 25, 2012 Boas só agora vi o coment mas acho que a minha comprei na rua do almada no porto lá tem muito material de ferragems. quanto á madeira não me preocupava muito só no aspecto final como é o caso visto que nunca vais tem problemas de fragilidade com apodrecimento arranjas só umas sobresselentes por precaução, e um dia mais tarde é como nos carros tiras uma lateral e aparafusas outra José Gonçalves Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Duarte Publicado: Março 5, 2012 Share Publicado: Março 5, 2012 Boas, Então como vai o projecto? A estrutura original foi alterada ou essa é toda feita de raiz? O aqua de 430l foi e agora tenho uma brincadeira mais pequena. Pode ser que ainda volte a comprar qq coisa de jeito. Abr. e boa sorte com o projecto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AirbornG Publicado: Abril 4, 2012 Autor Share Publicado: Abril 4, 2012 (editado) Sei que estou há muito tempo sem dar notícias mas isso porque não queria alongar muito o tópico com comentários sem apresentar resultados As coisas estão a evoluir e quando estiver mais avançado faço uma atualização como deve ser com muitas fotos :D Para já podem dar uma ajuda no layout! Quanto à serra de disco comprei uma Bosch no AKI por 20 e tal €s que faz um corte muito melhor e também dá para alumínio. Não foi barata mas é boa e é uma contribuição para a enorme artilharia de ferramentas do meu pai na qual não falta nada! (faltava só este disco ) A madeira acabei por comprar contraplacado marítimo folheado a carvalho na Manuel Alfredo Marques & Filhos Lda. Não tinham o mdf nas medidas que tinham orçamentado e como eu já tinha os planos feitos fizeram um preço aceitável. Gastei em duas placas de 2500x1250x15mm cortadas em bué bocados e 50 m de fita 20mm com cola cerca de 160 e tal €s. @Hugo Duarte Boas! Pois é o teu aqua está "de molho" ainda A estrutura ainda está a servir de apoio ao aqua mas para este móvel acabei por fazer uma estrutura de raiz. A tua não dava para abrir as portas como eu queria e como trabalho numa metalomecânica tive alguma facilidade. Demorei foi um tempão a desistir de usar a tua porque afinal de contas estava prontinha :D Mas decidi que este projeto seria feito sem cortar caminho para me poder orgulhar do resultado final. Boa sorte também para o teu projeto e futuros, porque o bichinho não morre facilmente :D Editado Abril 4, 2012 por AirbornG Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ramparts Publicado: Abril 5, 2012 Share Publicado: Abril 5, 2012 Pois Já lá vai um tempinho mas estas coisas levam nos o dinheiro já não chegava a troika , mas como podes constatar a serra de dentes mais finos faz um trabalho mais limpo e profissional,eu tambem ando com uns Diy as voltas com as duas armaduras do aqua ,para as por suspensar e tentar provar o mito de 1 watt por cada litro se realmente há diferença no crescimento das plantas,Agora só falta fotos desse movel ai todo catita Abraço José Gonçalves Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Freds2 Publicado: Outubro 5, 2012 Share Publicado: Outubro 5, 2012 Parabens pelo projecto está deveras interessante. Sempre conseguiste alinhavar o móvel? Novidades? Dificuldades técnicas? Fotos? Coragem amigo a persistência é uma virtude que dá frutos doces. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AirbornG Publicado: Novembro 2, 2014 Autor Share Publicado: Novembro 2, 2014 Com mais de 2 anos de atraso cá venho eu mostrar o projeto terminado. Na verdade foi terminado poucos meses depois, no final de Junho 2012, mas o projeto consumiu tanto tempo e teve tantos passos que eu queria fazer aqui uma descrição passo a passo. Mas nunca arranjei tempo para o fazer... lá diz o ditado: 'o óptimo é inimigo do bom' Recentemente vi num site que costumo acompanhar, o Instructubles, um concurso sobre DIY relacionados com aquários que junto com alguns prémios foram a motivação que faltava para escrever um 'relatório' passo a passo deste projeto. E não é que ganhei mesmo Podem consultar o DIY (em inglês mas com muitas fotos) em http://www.instructables.com/id/Build-an-aquarium-that-looks-good-on-any-living-ro/ Peço desculpa pela demora, mas espero que concordem que mais vale tarde que nunca. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
snake-bite Publicado: Novembro 21, 2014 Share Publicado: Novembro 21, 2014 Já vi e está muito bem explicado. Parabéns!!! Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts