Aqua de M'bunas


Recommended Posts

Olás,

 

tenho um casal de labidochromis outro de cynotilapia afra e outro de pseudotropheus
Tudo em 100 litros? :shock:

Em principio não haverá problemas de hibridações, tudo depende da espécie dos Pseudotropheus (qual é?? :roll: ). Esses niveis de agressividade devem estar ao rubro :twisted: , ou então tens um peixe dominante muito calminho...

Por serem incubadores bucais, é aconselhado serem mantidos em trios (1 macho e 2 fêmeas), no entanto caso retire a fêmea mal vejas que houve desova...em principio não haverá problemas.

Com trios também se evita, em parte, que os machos se "atirem" a fêmeas de outras espécies...

 

Uso uma cabeça motorizada com filtro

O que queres dizer com cabeça motorizada? :shock:

Tens apenas a cabeça (motorizada :lol: ) a fazer circulação :evil: , ou tem-la ligada a uma esponja?

Em ambos os casos é insuficiente, trata de comprar um filtro mais potente...

 

e alimento com comida para ciclideos.

A chamada "comida para ciclideos" é PÉSSIMA para mbunas. Como sabes, tratam-se de peixes herbívoros que morrem caso sejam alimentados com comidas ricas em proteínas animais...

Se se trata de "comida para ciclideos herbívoros" não há problema, no entanto tenta complementar com alface e espinafres cozidos. :wink:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cabeça motorizada tem uma esponja e um recipiente para carvão activado.

 

A comida é para ciclideos herbívoros...

 

Achas que os filtros Eheim ecco serão bons??

 

Quais me aconselhas para a água ficar mesmo cristalina??

 

Cumps,

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deverias ter um filtro que filtrasse pelo menos 5x a água que tens no aquário, mas quanto mais melhor. Então com mbunas, a regra é mesmo essa.

 

Eu tenho mbunas num tanque de 200L, tenho mais um sump de 40 L e filtro

cerca de 14X a água.

 

Só assim consigo ter o aquário limpinho.

 

Não poupes em filtro... e se ficar muito caro cá em Portugal, tenta adquiri-lo numa loja online no estrangeiro (Alemanha por exemplo) que normalmente compensa o investimento.

 

Para o teu caso procura um filtro de preferência externo que faça entre 800-1000L/h, para os mbunas nunca é demais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses filtros fazem muito barulho?? ou são silenciosos?

 

Será preciso manter a cabeça motorizada após comprar o filtro ou terei a oxigenação necessária só com o filtro externo?

 

Esses filtros trazem já o equipamento de bombagem certo?

 

Cumps

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

 

Acho que são silenciosos, mas não te posso responder por experiência própria porque não uso filtros externos.

 

No entanto, tenho amigos que tem filtros Eheim, por exemplo, que são bastante silenciosos no seu funcionamento.

Mas existem outras marcas muito boas e mais baratas que Eheim.

 

Esses filtros já trazem uma bomba com eles que garante a circulação da água.

 

Num tanque de 100 L apenas, não vejo necessidade de continuares a ter a powerhead com esponja depois de teres um bom filtro a funcionar, mas isso depois vê-se com o tempo.

 

Para já, pensa no quanto tens de budget para investir num bom filtro. E depois é uma questão de se escolher o mais indicado.

 

Existem os Sacem Marathon 1000, que custam pouco mais de 50 € (na Alemanha), ou os Eheim external filter 2217 por 110€ (na Alemanha).

 

Isto são apenas dois exemplos de filtros externos com 1000L de capacidade de filtragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.