Recommended Posts

Publicado (editado)

Titulo: Kepler

Dimensões(CxLxA): 800x500x500mm

Volume: 200L

Filtragem: EHEIM CLASSIC 2215 PLUS

Aquecimento: EHEIM JAGER 200W

Sistema de CO2: Sistema completo pressurizado de 500gr

Ligado 6horas por dia

Iluminação: 4x24W

Ligado 8horas por dia

Substrato: ELOS Botton Mineral

Substrato da Ground

HardScape: Red Moor Wood e Seixos rolados

Cenário: Vinil Preto

Flora:

Anubias barteri

Anubias barteri nana

Blyxa Japónica

Bolbitis heudelotii

Cryptocoryne wendtii ''brown''

Cryptocoryne wendtii ''green''

Echinodorus bleheri

Eleocharis Parvula

Feto de Java

Limnophila sessiliflora – ambulia

Musgo de Java

Nymphea Lotus

Staurogyne Repens

Fauna:

Camarões Red Cherry

Fotos:

dsc02014y.jpg

dsc02015o.jpg

dsc02016o.jpg

Previsão para o aquário:

O aquário já está finalizado em termos de flora, só devo tirar uma planta que não esta bem, nem mencionei o nome na lista acima porque não sei o nome dela. Em termos de fauna, irei colocar um cardume de Barbos Sumatra, um cardume ai de uns 10 ou 15. Possivelmente colocarei um casal de discus. Ainda estou sem equipa de limpeza, estou aberto a sugestões.

Cumprimentos,

Fábio Silva

Editado por Lupper
Publicado:

Boas,

eu gosto do aspecto em geral,não gosto é da combinação de pedras.vario tipo de pedras por alguma razão?não será melhor colocar pedras do mesmo tipo?

Publicado: (editado)

ta muito fixe excepto as gogas (pedras) do lado direito.barbos e discus e que nao sei se sera grande ideia.

como se ta a comportar esse areao da Ground e onde compraste?

Eu gostava de fazer um cardume de barbos... os discus só se vierem por acréscimo e tenho de ver se depois o aquário está bom para eles. Nem sei se os parâmetros coincidem.

O areão da ground é bom, já tenho a experiencia com o da elos, e em comparação ao da elos, este da ground não larga tanto lixo nos primeiros dias, eu com 3/4dias de montagem já tinha a água cristalina e não adicionei nenhum acondicionador na água nem alguma matéria filtrante adicional no filtro. Este ground é daqueles que veem em baldes de 25L

Boas,

eu gosto do aspecto em geral,não gosto é da combinação de pedras.vario tipo de pedras por alguma razão?não será melhor colocar pedras do mesmo tipo?

Não tem qualquer razão a combinação das pedras, eram as que tinha aqui em casa que as tinha ido buscar a praia. Não vejo nada de inestético nelas, a parvula quando crescer o objectivo era as pedras ficarem um pouco tapadas.

Obrigado pelos comentários. Como referi na primeira mensagem, estava a pensar em retirar aquela planta, já a retirei. De resto está tudo a crescer bem. Ainda ando a estudar a equipa de limpeza, mas devo so manter uns 2/3 ancistros... E possivelmente uns ottos.

Abraços

Editado por Lupper
Publicado:

Boas,

Tenho estado a dar uma vista de olhos nos tópicos e não consigo perceber e como fazer a fertilização.

Se fosse possível fornecer links com este conteúdo para minha compreensão sobre as fertilizações.

Obrigado e Abraços

Publicado:

espero que já tenhas visto esta, mas mesmo assim aqui vai:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

eu gosto dos fertilizantes da seachem e da tropica, mas isso são gostos... tens outros bons fertilizantes e a bom preço.

caso tenhas dúvidas pergunta.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

Obrigado Robintiago

É verdade que já tinha lido esse artigo, mas já foi a algum tempo...

Depois de ler o artigo, penso que já percebi... Vejo que tenho de adquirir uns testes de NO3 e PO4, que ainda não os tenho. O aquário já está montado a 1mês e ainda não comecei a medir esses valores. Que marca aconselham para a leitura destes valores?

Quais fertilizantes é que aconselham, li que o Potássio não é gerado pelo ecossistema, por isso é uma comprar obrigatória, certo? Terei de comprar o Fertilizante de Ferro que também em importante para o crescimento das plantas. Pelo de percebi todos os micronutrientes excepto o Ferro estão todos misturados numa só solução.

Agradeço a ajuda prestada.

Publicado:

eu apesar de ter comprado os testes que dizes, NO3 e PO4, apenas comprei o de PO4 como prova de um pico de fosfatos provocados por uma má fertilização de fosfatos.

tenho comprado testes da nutrafin e da APi, eu gostei, mas espera por comentários.

o NO3, é bastante importante, pois permite saber quando fazer a tpa(discutivel).

aconselho a comprares o potássio e o ferro à parte, como dizes.

tens muitos fertilizantes de micros, apesar de eu gostar da Tropica.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

eu apesar de ter comprado os testes que dizes, NO3 e PO4, apenas comprei o de PO4 como prova de um pico de fosfatos provocados por uma má fertilização de fosfatos.

tenho comprado testes da nutrafin e da APi, eu gostei, mas espera por comentários.

o NO3, é bastante importante, pois permite saber quando fazer a tpa(discutivel).

aconselho a comprares o potássio e o ferro à parte, como dizes.

tens muitos fertilizantes de micros, apesar de eu gostar da Tropica.

Obrigado pela ajuda... Fico a espera de mais sugestões.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Depois desta época festiva e com o orçamento mais recheado, decidi e avancei para completar o aquário. Com isto há algumas atualizações no setup do aquário.

Atualizações

Como a comida que tinha em casa já estava á muito tempo, decidi por comprar comida. Comprei

Sera Vipan e Sera Granulat-Menu

Comecei a introduzir mais fauna no aquário. Coloquei 3 Otociclus Arnoldi e 9 Barbos Tigre.

Como Fertilizações, comprei Elos Planta 1. Por agora só este, mas deve ter de comprar o Elos Planta 2 como complemento.

Para quem está indeciso em colocar nos Barbos Tigre, eu aconselho, são fascinantes.

Publicado:

Boas,

só agora vi o aqua e acho que tem muito potencial, eu apenas não colocava os discus com os barbus de sumatra, acho que consegues arranjar melhor companhia para os discus.

Hugo.

Publicado: (editado)

Boas,

só agora vi o aqua e acho que tem muito potencial, eu apenas não colocava os discus com os barbus de sumatra, acho que consegues arranjar melhor companhia para os discus.

Hugo.

Boas,

Obrigado pelo contributo Hugo.

Respondendo ao teu comentário. Já li que os barbos tem o hábito de bicar nos outros peixes, eu comprei hoje os barbos ainda não vi nada de muito agressivo por parte deles, e estou a escrever em frente ao aquário. Tenho uns peixes que tinha no aquário nano que desmontei. foi o meu primeiro aquário e estava com umas falhas nas estruturas que não eram as melhores e para isso desmontei para que volte a montar com mais tarde. Os outros peixes são 3 cardinais e um nariz de bêbedo e outro peixe que nem sei o nome. Estes devem sair... Só depois de ver o comportamento mais profundado dos barbos é que irei ponderar a colocação dos discus. Estou com 9 barbos porque eram os últimos que tinham na loja, estou a pensar em colocar mais uns quantos.

Hoje avistei crias dos meus camarões, finalmente, avistei apenas uma, espero que haja mais...

Amanha devo meter fotos e fazer um video.

Abraços

Editado por Lupper
Publicado:

Boas,

Obrigado pelo contributo Hugo.

Respondendo ao teu comentário. Já li que os barbos tem o hábito de bicar nos outros peixes, eu comprei hoje os barbos ainda não vi nada de muito agressivo por parte deles, e estou a escrever em frente ao aquário. Tenho uns peixes que tinha no aquário nano que desmontei. foi o meu primeiro aquário e estava com umas falhas nas estruturas que não eram as melhores e para isso desmontei para que volte a montar com mais tarde. Os outros peixes são 3 cardinais e um nariz de bêbedo e outro peixe que nem sei o nome. Estes devem sair... Só depois de ver o comportamento mais profundado dos barbos é que irei ponderar a colocação dos discus. Estou com 9 barbos porque eram os últimos que tinham na loja, estou a pensar em colocar mais uns quantos.

Hoje avistei crias dos meus camarões, finalmente, avistei apenas uma, espero que haja mais...

Amanha devo meter fotos e fazer um video.

Abraços

Boas,

cada caso é um caso, pode ser que te corra bem ter as duas especies juntas.

eu já tive ambas as especies, os barbus são extremamente activos e se tiveres um cardume jeitoso ele passam quase todo o tempo a "chatearem-se" uns aos outros, mas por vezes ainda incomodam os outros, também já tive discus e acho que os discus não são tão sensiveis como dizem, mas acho que eles iam gostar mais de ter a companhia de um cardume de peixes mais pequenos.

além disso os barbos ainda ficam com um certo tamanho e um cardume grande deles fica lindo, eu adorei tê-los, mas também acho que ficava mais bonito os discus com um cardume de peixes mais pequenos, sobressaiam mais os discus.

Mas isto são só opiniões a partir das experiências que tive, por isso força nisso, boa sorte e vai actualizando o tópico.

Hugo.

Publicado:

Boas

Hugo Coelho Obrigado pelo feedback

Actualização

Ontem comecei com a fertilização liquida com o Elos Planta 1. Na embalagem diz 5ml por 25L, como o meu aquário sendo de 200L, não fiz as contas para esses 200L. Coloquei cerca de 30/35ml de fertilizantes que será para uns 170L da coluna de água.

Hoje teve tudo normal, fui mandar encher a botija de CO2 que ja esta vazia à umas duas semanas. Amanha vou la busca-la para que isto comece tudo a bombar.

Estou com algas nas plantas, tenho fotos para que me possam ajudar a identificar e como as tratar.

dsc02023z.jpg

dsc02043w.jpg

Fotos

dsc02017ba.jpg

Geral

dsc02022m.jpg

Folha da Anubia, nunca vi nenhuma assim.

dsc02025j.jpg

dsc02031f.jpg

Duas Fotos do meu Camarão Caridina Multidetata

dsc02030z.jpg

A minha planta favorita a Staurogyne.

dsc02046c.jpg

Uma dos meus barbos

Abraços!

Publicado:

fui mandar encher a botija de CO2 que ja esta vazia à umas duas semanas. Amanha vou la busca-la para que isto comece tudo a bombar.

Estou com algas nas plantas, tenho fotos para que me possam ajudar a identificar e como as tratar.

são algas filamentosas normais e deste a resposta a ti próprio. falta de co2 durante demasiado tempo. reduziste a luz durante estas duas semanas para compensar a falta de co2???

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

são algas filamentosas normais e deste a resposta a ti próprio. falta de co2 durante demasiado tempo. reduziste a luz durante estas duas semanas para compensar a falta de co2???

Abraço

GM

Obrigado pela resposta!

Nas semanas em que fiquei sem CO2, não reduzi as horas de Luz, deixei na mesma...

Há alguma coisa que possa fazer agora, já que isto está avançado.

Agradeço a ajuda

Publicado:

viva

por o co2 a bombar o mais depressa possível. Tira o máximo que conseguires e faz uma valente TPA após.

Uma overdose de excel também ajuda.

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!