_FUZY_ Publicado Dezembro 6, 2011 Publicado Dezembro 6, 2011 bem, tenho um aqua de 200lts montado a umas 7 semanas, inicialmente tinha a agua com ph 6.2 e utilizo agua de um furo que sai a 6 para fazer as tpas, mas ultimamente tenho reparado que o ph da agua do aquário tem vindo a subir está a 7.5 logo fui a procura a razão para a subida, não tenho nada dentro do aquário que faça subir o ph só tenho peixes, plantas e areia de sílica logo não é dai, foi então que fui medir um bidon de 20lts que tinha em repouso a aquecer com o termostato a 32º e não é que estava com ph de 7.5 fui medir o ph dos outros 3 bidons que estavam na rua e continuavam com ph 6.2 e vieram todos do mesmo furo no mesmo dia, fui buscar um deles e pus dentro de casa sem tampa e sem termostato para ver se era por estar destapado que evaporava algum co2 ou algo parecido, passado 4 dias estabilizou nos 6.6 provavelmente devido a evaporação de alguma coisa que estava na agua. Será que o ph sobe por a temperatura estar alta (32º)? é que não vejo outra explicação visto ser agua tirada no mesmo dia em 4 bidons iguais nas mesmas condições a única diferença era uns estarem na rua fechados a uns 12º e o outro estar em casa sem tampa a uns 32º. o que é curioso e contraditório é o bidon com ph 7.5 que tinha o termostato agora a temperatura ambiente continuar com ph 7.5 como é que subiu o ph se os outros que não foram aquecidos não sobem? Citar
jpospr Publicado: Dezembro 6, 2011 Publicado: Dezembro 6, 2011 Boa pergunta...esperemos por respostas Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
SusanaPaço Publicado: Dezembro 6, 2011 Publicado: Dezembro 6, 2011 Penso que aqui a resposta é mais simples do que aparenta. A agua que nos recolhemos seja de furo ou del cano nao é uma substancia inerte, ou seja, tem vida microscópica dentro dela (nao se assustem pois nao nos mata nem aos nossos amigos aquáticos) e que rapidamente em condições diferentes pode alterar os parâmetros da agua Por norma uma agua parada perde gases a uma velocidade constante baixa mas tens duas situações, uma em que a a agua esta destapada e esses gases (na sua maioria CO2) se escapam com maior facilidade e nao podem retornar à agua. A outra em que os bidões estão destapados mesmo que o CO2 nativo da agua se escapa como criaste uma micro atmosfera com a tampa rapidamente voltam para dentro de agua. A temperatura mais alta só facilita a saída dos gases. Agora quando puseste o bidon destapado dentro de casa sujeitaste-o ao CO2 expirado pelos habitantes da casa. Como a temperatura nao era elevada esta agua conseguiu assimilar mais CO2 do que perder e portanto baixou o ph. Bem que testamento vou ver se consigo sumariar as tuas situações. - agua tapada e na rua - temperatura mais baixa diminui a velocidade de perda de gases que são rapidamente reassimilados devido à tampa. - agua destapada e aquecida dentro de casa - a temperatura elevada facilita a perda dos gases que sem a tampa se escapam - agua destapada e dentro de casa - foi sujeita a uma atmosfera "fechada" onde se expira muito CO2 e como a temperatura nao foi elevada esta conseguiu assimilar mais gases do que perder Espero que ajude Citar
jpospr Publicado: Dezembro 6, 2011 Publicado: Dezembro 6, 2011 Susana Eu até concordo ctg, mas se isso se se aplicasse, os nossos aquas a 28ºC ou mesmo a 30ºC em vez de terem adquirirem O2 pela movimentação da película superficial da água, adquiriram CO2 e os peixes morriam por asfixia. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
SusanaPaço Publicado: Dezembro 7, 2011 Publicado: Dezembro 7, 2011 Pelo contrario. E aqui tens um equilíbrio fantástico enquanto perdes CO2 na movimentação assimilas o2 da atmosfera. A movimentação da agua acelera as trocas de gases com a atmosfera fazendo com que as concentrações dentro de agua se assemelhem às nossas do ar atmosférico. Espero que me tenha explicado bem é devido a estas trocas com a atmosfera que se torna praticamente impossível manter aquários só com bomba de ar em locais saturados de CO2. Muitos aquários de hotéis por exemplo são obrigados a adicionar o2 artificialmente para compensar o excesso de pessoas que passam perto do aquario a expirar CO2 Citar
_FUZY_ Publicado: Dezembro 7, 2011 Autor Publicado: Dezembro 7, 2011 pois talvez seja isso, vou continuar atento e fazer mais uns testes quando for buscar mais agua. já agora pode ser que saibas responder a esta duvida, a água de um furo ou nascente pode sofrer alterações momentâneas de ph se por exemplo chover (em quantidades consideráveis) durante alguns dias? acho que li alguma coisa sobre isto que podia haver alterações na agua conforme o estado do tempo estar mais seco ou mais húmido Citar
SusanaPaço Publicado: Dezembro 7, 2011 Publicado: Dezembro 7, 2011 depende do local e da quantidade de chuva. se vier de perto de uma zona citadina poderá acumular alguns maus compostos durante uns dias (as horríveis chuvas acidas, se for de uma zona com atmosfera limpa então durante pouco tempo a agua terá uma quantidade de gases mais aproximada da atmosférica. a humidade apenas atrasa as trocas de gases, de resto nada altera. Citar
psycodream Publicado: Dezembro 7, 2011 Publicado: Dezembro 7, 2011 e mais nada!!! a menina e bióloga por algum motivo né, alguma coisa deve saber :D acreditem que ela não se engana Citar
gmmartins Publicado: Dezembro 7, 2011 Publicado: Dezembro 7, 2011 pois talvez seja isso, vou continuar atento e fazer mais uns testes quando for buscar mais agua. já agora pode ser que saibas responder a esta duvida, a água de um furo ou nascente pode sofrer alterações momentâneas de ph se por exemplo chover (em quantidades consideráveis) durante alguns dias? acho que li alguma coisa sobre isto que podia haver alterações na agua conforme o estado do tempo estar mais seco ou mais húmido Vai alterar dependendo por onde passa. A água vai recolher todos os sais por onde passa o que afecta a sua dureza e, consequentemente, pH. Logo, se passar numa turfeira (Sphagnum) vai ser uma água macia com um pH mais baixo do que se passar em terrenos calcários onde se vai tornar uma água dura com pH elevados. Mas só altera a água do furo se por acaso a fonte que abastece o furo/nascente tenha uma origem diferente dos terrenos onde está localizado e que seja afectado directamente pela infiltração da água da chuva. Não sei se me fiz entender Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Ricardo.Fonseca Publicado: Dezembro 7, 2011 Publicado: Dezembro 7, 2011 Boas, Outra questão, pertinente ou não, será saber quais os meios de leitura do pH dessas mesmas águas - reagentes, canetas medidoras, etc.. - para se ter a certeza do pH correcto ou mais perto da realidade. RF Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
_FUZY_ Publicado: Dezembro 8, 2011 Autor Publicado: Dezembro 8, 2011 desde já obrigado pelas respostas, fizerem-se todos entender perfeitamente. quanto a questão da medição do ph é feito com reagentes por isso os valores não são exactos, já se sabe como é olhar para as cores, as vezes dá cores que parece que nem lá estão no papel Citar
Recommended Posts