Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um aquario de 120L comunitário.

Equipamento:

Calha com 3 Lâmpadas de 39w, uma aquastar 10K, uma GROLUX e uma de 6500k...

Filtro eheim 2213 com esponjas e lã de vidro

Fauna:

2 Corys Juhli

5 danios zebra

5 tetras cardinal

4 guppys

1 betta

Flora:

Limnophilo sessiflora

bolas de musgo

valisnerias

e 2 cujo nome desconheço mas que tenho desde o inicio

Aconteçe que ha uns tempos para cá, começei a ter altos problemas de algas, daquelas castanhas nos vidros e nas plantas umas verdes que se agarram as folhas ... e desde então que a flora tem andando muito mal...e o pH anda sempre muito alto apesar das tp's frequentes e da sera nitrivec

Ja ha muito tempo que ando a pensar mudar o meu areão normal para akadama, pois segundo me disseram resolveria o problema das oscilações de pH e tambem é um optimo substrato para as plantas. coisa que o meu areão não deve ser com certeza.

Gostaria de saber conselhos em como devo "instalar" a akadama e quanto tempo deve ficar a "ciclar" e como devo lavá-la , cuidados especiais a ter e se devo colocar algum JBL aquabasic plus que sobrou a um amigo meu por baixo da akadama?

Toda a ajuda e conselhos são benvindos ;)

Publicado: (editado)

eu tinha mais plantas mas morreram ha uns meses....tmb devo acrescentar que não uso CO2 talvez seja essa a raiz do problema...li nalguns sites que CO2 a menos também cria algas...a minha ideia era instalar a akadama que me ajudaria a estabilizar o pH para niveis mais acidos e estaveis, e ajudar tmb o crescimento das plantas e adicionar ao aquario CO2 DIY....

Editado por Andre Filipe Pinto
Publicado:

Olá não me parece que tenhas luz a mais para os litros, isso dá um racio +/- de 1w/. Podes ter é iluminação a mais para a quantidade de plantas, nutrientes e co2.

Sabes ou deves saber que existe uma relação directa entre as 3 coisas anteriores.

A akadama não é totalmente inerte, tem alguns micro nutrientes mas demora a libertar e não serão em grande quantidade, por isso podes colocar o plus por baixo com uma boa camada de akadama por cima.

A akadama ajuda a estabilizar o pH por volta dos 7.

Mas se poderes tenta ir para outro substrato tipo Elos ou Ada são mais caros mas melhores.

A resalva sobre a akadama é que vai acabar por se desfazer mas ainda demora.

Quanto tempo têm as lâmpadas? Um ano de uso e deves pensar em trocar.

Publicado:

Pois, tambem achei que ter +- 1W por L era o ideal...Se bem que as lampadas realmente devem estar a fazer um ano...

Eu só tenho algum receio de por o basic plus por baixo pq sempre q mexo no areao tenho receio que aquilo se liberta em demasia para água....e faça um alga-boom ... quanta akadama devo por em cima do basic para esse problema ser menos frequente?3-4cms?

Publicado: (editado)

Fixe sou capaz de tentar de arranjar umas ampularias e uns desses trompetas. A cena é que ha uns tempos arranjei e morreram todos lol...

Alguem me pode dizer, quanto tempo o aquario precisa de ficar a ciclar depois de colocar akadama?

E se colocar o substrato fertil : aquabasic plus por baixo, qts cm's de akadama devem ficar por cima para não haver desgraças?

Para a semana devo colocar a akadama :D

Editado por Andre Filipe Pinto
Publicado:

se aproveitares 50% da agua nao precisas ciclar, é como se fosse um tpa de 50% da agua.

os trompeta(melanoides tuberculata) aguentao tudo e mais alguma coisa, as ampularias sao algo sensiveis ao ph, tens de ter atenção a isso.

Publicado:

Epa eu sei. mas tencionava por água toda nova com nutrafin cycle ou assim, pq ja que o meu aquario ta cheio de algas talvez fosse boa ideia trocar a água toda...Tenho outro aquario de 60L e deixava os peixes la uns dias.

Ya mas e se eu tiver substrato fertil por baixo da akadama? será boa ideia esses melanoides tuberculata? não me levantaram aquilo tudo, ou pior, morreram por causa dos quimicos concentrados no fundo?

Publicado:

Viva,

Com essa luz toda sem CO2, na minha opinião, só vais conseguir fazer crescer algas. Eu aconselhava-te ou a reduzir para metade a luz ou a meter CO2. Uma terceira opção seria também reduzir a luz (tirar uma lâmpada) e por CO2. É mais que suficiente.

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Conveceste-me , tirei uma das lampadas. a grolux. e hoje fiz um CO2 reactor diy...agora amanhã logo vejo se esta a funcionar...

Publicado:

para mim tens o conjunto de cores nas lampadas perfeito, e que criam uma belissima aparencia no aquario.

por mim não tiravas a lampada, metia sim o co2 e plantas de crescimento rapido para competirem com as algas.

deves ter demasiados nutrientes para as plantas que tens , depois BOMM algas!!!

1º passo limpa o areão, mete co2 , plantas de crescimento rapido , e 8 horas iluminação

2º passo fertilizar pelo menos com potassio e ferro

embora cada aquario seja um mundo ,quase que posso jurar que vai melhorar