Recommended Posts

Publicado

Apresento-vos o meu 1º aquário. Com duas semanas de montagem está assim:

Setup

Aquário: Nano Cube Dennerle 60L 38x38x43

Substratos: Dennerle Nano Deponit Mix + Dennerle Nano Gravel Bed 0.7 - 1.2 mm

Harscape: Tronco Red moor Wood

Iluminação: 2x11W PLL

Filtragem: Filtro interno de canto Dennerle XL 150L/H

Aquecimento: 50w Jagger

Termómetro: Dennerle 6,5 cm

Flora:

Rotala rotundifolia

Cabomba

Hygrophila polysperma

Bacopa caroliana

Cryptocoryne wendtii

Fauna:

4 Corydoras Albinas

2 Ottos

3 Guppys ou Mollies (a decidir)

aqua1o.jpg

aqua2w.jpg

aqua3o.jpg

aqua4v.jpg

(Fotos tiradas com Nikon D3100 + Sigma 17-70 HSM OS)

Comentários e sugestões agradecem-se :)

Publicado:

O tronco apesar de ter sido comprado em loja de aquariofilia, de ter sido fervido e deixado de molho bastante tempo está a deixar uma cor amarelada na água :(

O que me recomendam? Não me estava a apetecer muito desmachar já o layout para tirar o tronco para voltar a ferver...

Obrigado.

Publicado:

Faz muitas tpa que isso vai ao sitio. Quanto ao resto aprovo, talvez se colocares flame moss ai numas partes do tronco ficava ainda melhor.

Só não sou partidário de filtros internos, aconselhava-te a quando puderes arranjares um filtro externo ou um de cascata, não ocupam espaço dentro do aquário, além de terem maior espaço para materiais filtrantes.

Publicado:

Amanhã mesmo vai uma TPA de 15% a água já está em repouso :)

O que acham em termos de fauna para complementar?

Os meus parâmetros estão em:

PH: 7,2

GH: 10º

KH: 8º

NO2: 0

NO3: 0

NH3/4: 0

Publicado:

Hello,

Se considerares que vais ter peixes que rondam os 4cm, nos 60 litros não deverias meter muito mais do que 15 peixes, ou arriscas a sobrepovoação. Considerando que já tens 6, sobra espaço para 9 (estás a pensar em apenas 3, portanto, sem problemas), o que no caso das duas espécies que falas deveriam ser 3 machos e 6 femeas, ou 2 machos e 7 femeas, ou para o teu número: 1 macho e 2 fêmeas; ou apenas um género caso não queiras a probabilidade muito alta de reprodução. Ambas as espécies reproduzem facilmente, portanto se optares por machos e femeas, o controlo da população deixas ao cargo da própria natureza (retiras esconderijos e são basicamente comidos os alevinos), ou pensas num pequeno aquário de crescimento e colocas lá as criações e tentas obter algum retorno (manténs os alevinos aí uns 2 meses, e vendes ou ofereces), mas isto obviamente já coloca alguns custos só por si. A escolha guppy vs. molly acaba por ser praticamente uma questão de gosto, já que de resto é praticamente tudo idêntico.

Os "limites" do aquário referi-os pois se reproduzires, mesmo sem esconderijos, se se safarem tens sempre noção de quantos deverás/poderás manter, etc...

[],

Kharys

Publicado:

Estou muito inclinado para a molly prata cauda de lira. Mas tenho uma dúvida sobre o tamanho máximo que atinge.

Alguém me pode confirmar?

Obrigado

Publicado:

Pois,era o meu receio... 10/11cm quer dizer que com 1 macho e 2 fêmeas fico logo com meia ocupação preenchida... Juntando as 4 corys e 2 ottos que já tenho fica praticamente a casa cheia...

Tenho de pensar se vou para outra espécie de molly ou se vou mesmo para os guppys.Não me queria desfazer logo dos alevinos na primeira vez que uma fêmea tivesse descendência :)

Publicado:

Eu escolhia antes um cardume(+/-10) de neons ou tetra cardinal ou, ainda melhor, de nariz de bêbado.

Podes também optar por rasboras galaxi, são micro peixes ehehe.

Publicado:

Eu escolhia antes um cardume(+/-10) de neons ou tetra cardinal ou, ainda melhor, de nariz de bêbado.

Podes também optar por rasboras galaxi, são micro peixes ehehe.

por mim era isto mesmo

de resto parabens esta muito giro, muito zen

Publicado:

por mim era isto mesmo

de resto parabens esta muito giro, muito zen

Realmente são espécies lindíssimas mas não sei se são mto adequadas para os meus parâmetros de ph (7,2)...

Publicado:

Boas,

Parabéns pelo layout!

Para completares os habitantes sugiro 2 ou 3 ottos (http://www.fishbase.org/summary/Otocinclus-vittatus.html) e um cardume de 6 White Mountains (http://www.fishbase.org/summary/Tanichthys-albonubes.html) ou 6 a 8 Danios Galaxy (http://www.fishbase.org/Summary/speciesSummary.php?ID=63298&genusname=Danio&speciesname=margaritatus&AT=danio+margaritatus&lang=Portuguese)

Tenho os ottos e os danios num aqua de 30L e ficam bastante bem. Acho que as mollys ficariam muito grandes e os tetras muito activos para esse aqua.

Já tive cardinais e neons nesse aqua e não duraram muito tempo, ao passo que no outro aqua de 200L não têm problemas.

Estuda bem o que vais colocar, pois esse nano tem bastante potencial.

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Publicado:

Obrigado pelos elogios! :)

Acho que vou ouvir mais umas sugestões e pesquisar muito. Estou mesmo indeciso...

Publicado:

será que com o passar dos dias o ph não baixa! talvez com esse substrato e umas tpa e até talvez o tronco amacie a agua .

com ph de 7 poderas ter qualquer uma dessas especies sem problemas

Publicado:

será que com o passar dos dias o ph não baixa! talvez com esse substrato e umas tpa e até talvez o tronco amacie a agua .

com ph de 7 poderas ter qualquer uma dessas especies sem problemas

Vamos ver, amanhã é dia de TPA e de verificação de "níveis" :)

Publicado:

Pois eu acho que o ph não é problema, não se esqueçam que os peixes que compramos nas lojas são todos criados em cativeiro. Os parâmetros não só de ph mas também de gh e kh além de temperatura são necessários mais para criação, se esse é o teu propósito terias que ter uma aquário mono-espécie. Aconselho no entanto uma habituação própria no momento da entrada.

Publicado:

Pois eu acho que o ph não é problema, não se esqueçam que os peixes que compramos nas lojas são todos criados em cativeiro. Os parâmetros não só de ph mas também de gh e kh além de temperatura são necessários mais para criação, se esse é o teu propósito terias que ter uma aquário mono-espécie. Aconselho no entanto uma habituação própria no momento da entrada.

<p>Essa questão da habita%

Publicado: (editado)

Essa questão da habitação própria é algo que ainda me coloca algumas interrogações... por quanto tempo é recomendado ter os novos peixes em quarentena num aqua isolado?

Já vi algumas versões contraditórias, entre algumas horas para ambientação à água e parâmetros e alguns dias para verificar manifestação de doenças com adição de alguns produtos para "desinfestação" de parasitas (Permanganato de potássio, baktopur, etc).

O tradicional método de colocar o saco no aqua e colocar aqua do aqua aos poucos no saco para ambientação não é segudo? Percebo que ao nível de doenças e parasitas este método não valha de nada...

Não pretendo fazer criação nem nada parecido, apenas pretendo um aqua bonito com peixes saudáveis e felizes :)

Editado por papalagui
Publicado:

Partindo do principio que quando vais à loja tomas todos os cuidados e observas muito bem o que vais comprar e sobretudo que no mesmo aqua não estão peixes doentes ou mortos, usas o método do saco e tá feito, e não precisas de horas de ambientação, uns 20 minutos chegam.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!