Renovação do Aqua (Help)

Paparazzo

Recommended Posts

Boa noite pessoal!

Tenho umas dúvidas?! :bs_quesexclaim:

Quero fazer uma renovação ao meu aqua e por umas plantas, substrato e luz adequada, mas preciso de uma ajudinha dos mais experientes que me dêem algumas dicas para que eu possa fazer de melhor forma possível e que fique satisfeito com o resultado depois de tudo.

Aquário: 60 * 30 * 33 (Largura * Fundo * Altura).

1-Estou a pensar em plantas de fácil manutenção sem que seja preciso Co2, pensei nas seguintes: Fetos de java, Anubias nana, Taxiphyllum spec Flame, Fissidens fontanus/Phoenix moss, Fissidens nobilis, Vesicularia ferriei - Weeping moss, Eleocharis parvula, gostaria de saber se estou certo com a escolha destas plantas? sabendo que os fetos de java os quero por num tronco como a Anubia também.

2- Iluminação- Tenho uma lâmpada T5 15w/10 Osram 438mm. Gostaria de saber o que me aconselham pois pelo que li nos tópicos não me pareçe que esta seja a mais indicada para um plantado deste género?!

3- Substrato qual o que me aconselham? Li que destes dois qual poderia ser o melhor? ADA Aquasoil Amazónia ou Aquatic Nature Pro-Soil. Pois eu quero este tipo de substrato assim pois penso que não necessita de levar areão por cima é óptimo para uns camarões também, Mas se tiverem outro substrato me digam por favor procuro o mais barato também ou seja relação preço qualidade. ::D:

Espero ter sido explicito quanto ás minhas dúvidas, aguardo resposta da vossa parte!

Muito Obrigado.

Cumprimentos.

Partilhar nas redes sociais

Boas amigo penso que na luz para baixa manutenção chega 30w, quanto as plantas que mencionas-te o meu feedback com Eleocharis parvula ela necessita de CO2 e para fazer tapete necessitas de boa luz não é uma planta de baixa manutenção..

quanto ao substrato não tenho feedback mas sei que os dá ADA são de topo...

abraços

Boas,

Para as plantas que mencionas eu não vejo necessidade de colocar substrato.

Tenho parvula, musgo de java, fetos de java, saggitaria subulatta, anúbias e não uso uso substrato e para ser sincero já nem tenho colocado fertilizante na água vai fazer uns 2 meses lol

Tem crescido tudo lindamente e muito vivas as cores.

Tenho um aquário com as mesmas dimensões apenas uso uma lâmpada de 24w de 10.000k além dos cuidados habituais das TPAs.

Abraço

Rui

Boas,

Quanto a iluminação, esses 15w que falas nao devem chegar, deves ter aproximadamente 50L e para fazeres o tapete com parvula deves precisar de pelo menos 30w como disse o membro LuisBarroso, tens calhas pll de 36w deve ser o ideal.

A parvula apesar de nao precisar de muita luz precisa de co2, tenho um aquario com essas dimensões e desde que me acabou o co2 (estou a espera da nova botija) a parvula estagnou, e tenho substrato e fertilizantes da elos e 55w de luz.

Quanto a substratos, podes tentar com akadama que é barato e há membros com bons resultados (nunca usei) e se quiseres pões um substrato fertil por baixo.

Para um plantado low tech nao compensa pores ada nem elos nem nenhuma marca de topo

Abraço

Editado por Justdout

Boas,

Outra solução para substrato é o da JBL, eu estive a considerar esse mas acabei por não utilizar mas o membro brancaman fez uma montagem com Aquabasis + Manado e está a dar-se bem.

Acho que quase todas as plantas que indicas não precisam de muita luz, anubias e fetos, a parvula é que me parece que vais ter mais alguns problemas só com essa luz, acho que vale a pena investires em comprar uma um pouco mais potente.

Pedro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!