Recommended Posts

Publicado

Tenho andado um pouco descuidado com o aquario principal e hoje reparei que as minhas pomaceas teem a parte mais antiga da casca degradada...e muita dela desaparecida...O que vendo bem nao é nada esquesito pois tenho uma dureza muito baixa e um pH bastante baixo...

A questão é como contornar a situação? adicionando cácio á agua? nao me importo de subir um pouco a dureza..mas desconfio que provavelmente mais algo seja preciso ou a casca é completamente calcio?

Obrigado

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá Just me. Em primeiro lugar, qual o setup do aquário e quais os habitantes. Depois para aumentares o pH coloca cmo material de fundo pedrinha (nome comercial) cuja composição é calcario.

Publicado:

Aqui vai o setup...nao deviam fazer perguntas tão dificeis :)

Setup...Jazus...só perguntas dificeis!

aquario 80x30x40 aquapor

filtragem: eheim aquaball actualmente desligado

filtragem auxiliar de vez em quando para limpar a agua quando mexo no substrato: saccem micro com lã

termostato: 50W

Areão de rio...bastante? enriquecido pelos peixes

Mudas de agua: 15 em 15 dias ou um pouco mais!

Iluminação: Calha DIY arrefecida 142 watts economicas "daylight" em 3 grupos: 60(10h)+60 (12h)+22(13h)+moonlight DIY

CO2: caseiro com difusor de cerâmica/vidro custom made

Fertilização: A cargo dos peixes e do substrato enriquecido da altura em que tinha menos plantas. Complementada com traces, potássio e magnésio.

Troncos, e rocha basáltica,

nadador movido a ar + colunas romanas + destroço de navio (estava a brincar )

Ph: 6,0 (já não (palavra corrigida) meço faz algum tempo)

KH: 2

GH:5

Temp:25º

Amónia:0

Nitritos:0

Nitratos 10-20ppm

fauna:

6 iriathirina werneri

6 cardinais

6 nariz de bebado

5 otocinclus vittatus

casal trichogaster trichopterus

casal apistogramma cacautoides

trio (1m+2f) apistogramma agassizi

casal apistogramma nijsseni

3SAE's

5 caridina japonica

3 pomaceas bridgesi

muitas physela sp (accuta?)

muitos melanoides tuberculata

muitos planorbis ainda pequenos

flora:

glossotigma elatinoides

eleocharis vivipara

eleocharis minima

Hemianthus micranthemoides

Hemianthus calitrichoides "cuba"

lilaeopsis novae-zelandiae

lilaeopsis mauritania

Eusteralis stellata (ainda em crescimento)

Echinodorus quadricostatus

Sagitaria subulata

Micranthemum Umbrosum

Aponogeton madagascariensis

Vesicularia Dubyana

Riccia fluitans

Hydrocotyle leucochepala

Valisneria tortissima

Valisneria Sp.

Ludwigia Palustris

Limnophila sessiliflora

Miriophyllum aquaticum (Red?) ou será tuberculatum (Red) é vermelho com luz mas não tem tubérculo!

Lemna minor

Anúbias nana

Criptocorine nevelli

Obrigado pela sugestão...mas eu nao quero aumentar o pH...eu quero é uma maneira de complementar a alimentação das pomaceas de modo a nao ter este deterioramento da casca. Ou é inevitavel?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

As pomaceas necessitam de cálcio para as carapaças.

Não sei se resulta bem mas já ponderaste a hipotese de colocar daqueles cubos de cálcio que se usam para as tartarugas?

Não sei se afecta muito a quimica da água, nunca os usei, talvez alguem mais batido em caracois te possa dar mais algumas dicas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Acho que é inevitável a alteração de valores ao ser adicionado Cálcio à agua, logo, acho que a melhor solução que tens (que muita gente usa...) será separares as pomáceas para outro aqua ou recipiente com as condições ideais para elas de X em X tempo, de forma a elas puderem reparar a sua ''casa'', ao fim de um tempo voltas a trocá-las outra vez para o aqua onde estão.. e assim sucessivamente...

Cumps

André