Just_me Publicado Fevereiro 16, 2005 Publicado Fevereiro 16, 2005 Tenho andado um pouco descuidado com o aquario principal e hoje reparei que as minhas pomaceas teem a parte mais antiga da casca degradada...e muita dela desaparecida...O que vendo bem nao é nada esquesito pois tenho uma dureza muito baixa e um pH bastante baixo... A questão é como contornar a situação? adicionando cácio á agua? nao me importo de subir um pouco a dureza..mas desconfio que provavelmente mais algo seja preciso ou a casca é completamente calcio? Obrigado Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
caotropheus Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 Olá Just me. Em primeiro lugar, qual o setup do aquário e quais os habitantes. Depois para aumentares o pH coloca cmo material de fundo pedrinha (nome comercial) cuja composição é calcario.
Just_me Publicado: Fevereiro 16, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2005 Aqui vai o setup...nao deviam fazer perguntas tão dificeis Setup...Jazus...só perguntas dificeis! aquario 80x30x40 aquapor filtragem: eheim aquaball actualmente desligado filtragem auxiliar de vez em quando para limpar a agua quando mexo no substrato: saccem micro com lã termostato: 50W Areão de rio...bastante? enriquecido pelos peixes Mudas de agua: 15 em 15 dias ou um pouco mais! Iluminação: Calha DIY arrefecida 142 watts economicas "daylight" em 3 grupos: 60(10h)+60 (12h)+22(13h)+moonlight DIY CO2: caseiro com difusor de cerâmica/vidro custom made Fertilização: A cargo dos peixes e do substrato enriquecido da altura em que tinha menos plantas. Complementada com traces, potássio e magnésio. Troncos, e rocha basáltica, nadador movido a ar + colunas romanas + destroço de navio (estava a brincar ) Ph: 6,0 (já não (palavra corrigida) meço faz algum tempo) KH: 2 GH:5 Temp:25º Amónia:0 Nitritos:0 Nitratos 10-20ppm fauna: 6 iriathirina werneri 6 cardinais 6 nariz de bebado 5 otocinclus vittatus casal trichogaster trichopterus casal apistogramma cacautoides trio (1m+2f) apistogramma agassizi casal apistogramma nijsseni 3SAE's 5 caridina japonica 3 pomaceas bridgesi muitas physela sp (accuta?) muitos melanoides tuberculata muitos planorbis ainda pequenos flora: glossotigma elatinoides eleocharis vivipara eleocharis minima Hemianthus micranthemoides Hemianthus calitrichoides "cuba" lilaeopsis novae-zelandiae lilaeopsis mauritania Eusteralis stellata (ainda em crescimento) Echinodorus quadricostatus Sagitaria subulata Micranthemum Umbrosum Aponogeton madagascariensis Vesicularia Dubyana Riccia fluitans Hydrocotyle leucochepala Valisneria tortissima Valisneria Sp. Ludwigia Palustris Limnophila sessiliflora Miriophyllum aquaticum (Red?) ou será tuberculatum (Red) é vermelho com luz mas não tem tubérculo! Lemna minor Anúbias nana Criptocorine nevelli Obrigado pela sugestão...mas eu nao quero aumentar o pH...eu quero é uma maneira de complementar a alimentação das pomaceas de modo a nao ter este deterioramento da casca. Ou é inevitavel? Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 As pomaceas necessitam de cálcio para as carapaças. Não sei se resulta bem mas já ponderaste a hipotese de colocar daqueles cubos de cálcio que se usam para as tartarugas? Não sei se afecta muito a quimica da água, nunca os usei, talvez alguem mais batido em caracois te possa dar mais algumas dicas. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
André Costa Publicado: Fevereiro 18, 2005 Publicado: Fevereiro 18, 2005 Acho que é inevitável a alteração de valores ao ser adicionado Cálcio à agua, logo, acho que a melhor solução que tens (que muita gente usa...) será separares as pomáceas para outro aqua ou recipiente com as condições ideais para elas de X em X tempo, de forma a elas puderem reparar a sua ''casa'', ao fim de um tempo voltas a trocá-las outra vez para o aqua onde estão.. e assim sucessivamente... Cumps André
Recommended Posts