nelson graça Publicado: Dezembro 23, 2011 Publicado: Dezembro 23, 2011 Diz-me uma coisa quando o preparado com gelatina acaba, removes a gelatina que está sólida e fazes novo preparado com gelatina? ou a parte sólida da gelatina fica? só adicionas o restante preparado? Citar
David EC Costa Publicado: Dezembro 23, 2011 Publicado: Dezembro 23, 2011 (editado) boas pessoal reparei agora neste topico. venho aqui deixar a minha experiencia com co2 caseiro que uso a cerca de 10 meses. eu uso o preparado sem gelatina e dura-me no minimo 25 dias. deixo aqui as medidas que uso. 1,5 l de agua 300g açucar 1 colher de chá de fermento de padeiro(saquetas) que nao chega a uma saqueta(o resto vai fora) meia colher de chá de bicarbonato de sodio. sempre usei com um tubo directo,sem torneiras e com um difusor co2,sempre com resultados excelentes. já usei num aqua de 100l e aparecia-me apenas umas algas filamentosas que facilmente retirava a mao,mas actualmente uso num de 300l e apenas com 70w de luz 12 horas diarias. posso dizer que as plantas estao vistosas e sem uma alga sequer. cumprimentos Editado Dezembro 23, 2011 por demanuel Citar Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
LuisBarroso Publicado: Dezembro 23, 2011 Publicado: Dezembro 23, 2011 Diz-me uma coisa quando o preparado com gelatina acaba, removes a gelatina que está sólida e fazes novo preparado com gelatina? ou a parte sólida da gelatina fica? só adicionas o restante preparado? Boas deitas fora e depois fazes tudo de novo... Nova preparação de gelatina... abraços Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
LuisBarroso Publicado: Dezembro 23, 2011 Publicado: Dezembro 23, 2011 boas pessoal reparei agora neste topico. venho aqui deixar a minha experiencia com co2 caseiro que uso a cerca de 10 meses. eu uso o preparado sem gelatina e dura-me no minimo 25 dias. deixo aqui as medidas que uso. 1,5 l de agua 300g açucar 1 colher de chá de fermento de padeiro(saquetas) que nao chega a uma saqueta(o resto vai fora) meia colher de chá de bicarbonato de sodio. sempre usei com um tubo directo,sem torneiras e com um difusor co2,sempre com resultados excelentes. já usei num aqua de 100l e aparecia-me apenas umas algas filamentosas que facilmente retirava a mao,mas actualmente uso num de 300l e apenas com 70w de luz 12 horas diarias. posso dizer que as plantas estao vistosas e sem uma alga sequer. cumprimentos Boas amigo já fiz como tu uma colher de chá de fermento fica muito a desejar para quem tem boas luz, passado um semana já não temos nem um bolha por segundo, penso que as tuas plantas são de baixa manutenção devido a tua luz por isso para outras plantas certamente terias de aumentar ao fermento... abraços Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
David EC Costa Publicado: Dezembro 23, 2011 Publicado: Dezembro 23, 2011 (editado) Boas amigo já fiz como tu uma colher de chá de fermento fica muito a desejar para quem tem boas luz, passado um semana já não temos nem um bolha por segundo, penso que as tuas plantas são de baixa manutenção devido a tua luz por isso para outras plantas certamente terias de aumentar ao fermento... abraços pois,eu axo que nem todas as minhas plantas sao de baixa manutençao. tenho anubias,valisnerias,echinodorus,hz,lotus e outras 2 de que nao me recordo do nome em que 1 delas deve ter a volta de 80cm de tamanho. alem disso eu tenho plantas flutuante que crescem de tal maneira que todas as semanas tenho que retirar uma mao cheia para deixar passar a iluminaçao. nao sei se faz alguma diferença,mas o aqua tem uma tampa de plastico em que a parte de dentro é branca,entao toda a iluminaçao está centrada para dentro do aqua. Editado Dezembro 23, 2011 por demanuel Citar Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
vitorfranco Publicado: Dezembro 23, 2011 Publicado: Dezembro 23, 2011 Diz-me uma coisa quando o preparado com gelatina acaba, removes a gelatina que está sólida e fazes novo preparado com gelatina? ou a parte sólida da gelatina fica? só adicionas o restante preparado? é uma questão pertinente, provavelmente a parte que ainda restou solidificada é capaz de ter bastante glocose e dar para aproveitar para fazer um novo preparado, no entanto nunca experimentei. Com menos fermento, é natural que dure mais tempo, no entanto, conforme referiu o LuisBarroso, temos menos bolhas por segundo Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
nelson graça Publicado: Janeiro 8, 2012 Publicado: Janeiro 8, 2012 (editado) Boas novamente Neste momento fiz a seguinte receita 200gr de açucar 1 saqueta fermipam 11gr meia colher de chá de bicabornato 1.5litro de água Tou com aproximadamente 3 bolhas por segundo, tenho uma valvula anti retorno e uma pedra difusora normal pequenina das azuis mas não vejo qualquer bolha a sair da pedra... é normal? Já agora ao fim de 24 horas notei que 3 pés de uma planta cujo nome não sei arrebitou bastante será já efeito do co2? Editado Janeiro 9, 2012 por nelson graça Citar
vitorfranco Publicado: Janeiro 8, 2012 Publicado: Janeiro 8, 2012 para começar, isso é fermento a mais, depois não te queixes que o preparado apenas dura no máximo 10 dias. se não vez qualquer bolha a sair pela pedra difusora azul (não é o mais indicado) é porque deves ter uma fuga após o conta bolhas, ou seja, não está a entrar qualquer co2 no teu aquário. assim, o facto da planta ter arrebitado, não tem nada a ver com o co2 Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
nelson graça Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 (editado) Afinal há bolhas... eu é que vi mal são uma bolhinhas pequeninas a volta do difusor a sair devagar. será isso? Se durar 10 dias já não é mau até pensava que durava menos, retirei este receita de outro forum o utilizador diz que lhe durou cerca de 26 dias Editado Janeiro 9, 2012 por nelson graça Citar
nelson graça Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 (editado) Ora bolas algo se passa!! a mistura faz bolhas no conta gotas mas não tem força para as fazer sair pelo difusor ainda pensei que fose alguma fuga mas não é eu mal abano a garrafa com o sistema montado e começa logo a burbulhar pelo difusor mas sem esse estimulo nada! receita errada? Tenho 3 explicação a vista desarmada. U 1º usei um tubo de diametro ligeiramente inferior aos tubos de ar se calhar é necessária mais pressão para movimentar o co2 2º Receita errada demasiado fermento ou demasiada qualquer coisa ou algo a menos... 3º utilizei agua directamente da torneira o cloro terá tido um efeito negativo não deixando produzir pressão suficiente. Mas com 2-3 bolhas por segundo não deveria ser o suficiente?? Editado Janeiro 9, 2012 por nelson graça Citar
A. Ferreira Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Frio... Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
A. Ferreira Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Vivas, Essa receita com gelatina tira-me do sério.... Nunca consegui que funcionasse, de Verão era do calor, de Inverno foi do frio... Felizmente no meu comunitário o CO2 pressurizado já bomba..., que descanso..., é só fechar/abrir a torneira..., é de facto dinheiro bem empregue!!! No meu nano de camarões continuo a usar o caseiro, mas de facto, entre 1 e o outro, vai um abismo e, não consigo que o raio da mistela dure mais de 8/10 dias... Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
nelson graça Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 raios agora nem bolhas deita no conta bolhas a mistura está sem força ao fim de 2 dias? será do frio mas eu até tenho o aquário na sala... Citar
Antero Pereira Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 querem uma receita melhor??? eu digo comprem uma garrafa de um refrigerante, o que encontrarem mais barato e é só enroscar no sistema que têm. atençao cuidado para nao agitar a garrafa senao ha refrigerante por todo o lado abraço Citar
nelson graça Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Estive a rever todos os meus passos e todo o sistema. E dei conta de um possivel erro, .... bem acho fui um bucado burro na verdade suspeito que em vez de fazer 200gr de açucar na receita, esqueci-me de fazer a tara ao recepiente em que coloquei o açucar, ou seja a balança marcava 200gr de açucar mas como não tirei o peso do recepiente são apenas 100gr (já pesei) grrrr Citar
PioM Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 É possivel que seja mesmo da temperatura. Fiz uma vez essa receita com fermento de padeiro (daquele em barra) e nada... esperei um dia ou 2, nada. Lembrei-me que fosse do frio, fui buscar o secador da miuda, meti lá a bombar na direcção da gelatina , e pimbas, era só bolhinhas. Deixar o secador ligado o dia todo, ou a luz ligada o dia todo com as garrafas por cima, são duas hipóteses que estão fora de questão. Experimentei agr com fermento Vahiné, e é o mesmo.... falta-me experimentar sem gelatina. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Thomas Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Boas.. sou principiante pela segunda vez neste mundo fascinate da aquriofilia Adequiri recentemente um aqua de 120L.. Tá tudo ok à escessão da grande novidade para mim.. o CO2 Tenho um sistema da Hagen.. tipo DYI... aquilo não me está a produzir nada.. Duas questões: 1º será da mistura já ter perdido a força e não conseguir empurrar a agua que se encontra sempre dentro do tubo?.. apenas passaram 5 dias e bolhas só mesmo quando ao ínicio agitei um pouco o deposito. 2º futuramente se meter uma valvula anti-retorno não será perigoso, pois a pressão exercida poderá não ser suficiente para empurrar a valvula e ´haver concentração do gas dentro do depósito..? Se alguem me puder ajudar antes de "mandar para o lixo" agradecia Abraço e votos de sucesso Citar
InCoGniTuS Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Boas.. sou principiante pela segunda vez neste mundo fascinate da aquriofilia Adequiri recentemente um aqua de 120L.. Tá tudo ok à escessão da grande novidade para mim.. o CO2 Tenho um sistema da Hagen.. tipo DYI... aquilo não me está a produzir nada.. Duas questões: 1º será da mistura já ter perdido a força e não conseguir empurrar a agua que se encontra sempre dentro do tubo?.. apenas passaram 5 dias e bolhas só mesmo quando ao ínicio agitei um pouco o deposito. 2º futuramente se meter uma valvula anti-retorno não será perigoso, pois a pressão exercida poderá não ser suficiente para empurrar a valvula e ´haver concentração do gas dentro do depósito..? Se alguem me puder ajudar antes de "mandar para o lixo" agradecia Abraço e votos de sucesso É o segundo tópico que respondo hoje com esta questão... Tu não devias ter água no tubo do ar! Depois do recipiente com a mistura deves ter uma válvula anti-retorno. Depois garante que não há qualquer fuga nesse recipiente e que a mistura está com a dosagem correcta. Abraço! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
BMSG82 Publicado: Março 9, 2012 Publicado: Março 9, 2012 so uma curiosidade desculpem la mas a minha receita ja dura 18 dias com 1bolha a cada 2 segundos quando se pode considerar k uma receita ja esta morta? Citar
vitorfranco Publicado: Abril 24, 2012 Publicado: Abril 24, 2012 Depende de que aquário estamos a falar, se for um nano, se calhar uma bolha por segundo pode-se considerar bom, agora se for um aqua grande... No meu caso, que tenho um aqua de 400 L, quando fico com 1 bolha a cada 5 segundos, considero-o morto e faço uma nova receita. No entanto o ideal é fazer a receita mais cedo, pois convem que os niives de CO2 na agua sejam constantes, mas isso só é possivel tendo CO2 de botija ou se fizer-mos uma nova receita todas as semanas. Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
costa1975 Publicado: Abril 26, 2012 Publicado: Abril 26, 2012 É possivel que seja mesmo da temperatura. Fiz uma vez essa receita com fermento de padeiro (daquele em barra) e nada... esperei um dia ou 2, nada. Lembrei-me que fosse do frio, fui buscar o secador da miuda, meti lá a bombar na direcção da gelatina , e pimbas, era só bolhinhas. Deixar o secador ligado o dia todo, ou a luz ligada o dia todo com as garrafas por cima, são duas hipóteses que estão fora de questão. Experimentei agr com fermento Vahiné, e é o mesmo.... falta-me experimentar sem gelatina. Amigos O meu grande problema sempre foram as fugas algo que foi resolvido á um mês com um diy que apresento num tópico. A minha receita já está á 1 mês,2 bolhas por segundo e é a seguinte: garrafa de 2 lts 3 chavenas de café com açucar 1 carteira de fermento Vahine 2 colheres de Chá de bicarbonato àgua :até começar a curvatura para o gargalo da garrafa Talvez 1,75lts... Agitar bem com uma tampa fechada e deixar ferver durante 1h e depois trocar para a rolha com o tubo Citar Menos mal... Escalares2
helio.salgueiro Publicado: Abril 28, 2012 Publicado: Abril 28, 2012 Pessoal! eu sei que isto já foi mais que batido!!!! Mas, uma coisa que reparei, foi que com o fermento fresco, vende-se no pingo doce em cubos, a receita dura pelo menos mais uma semana, que feita com as saquetas. Outra coisa, já vi que há pessoal que usa outra garrafa meia de agua. Começo a pensar que este é o melhor metodo, pois na minha ultima receita, reparei que o difusor estava carregado de "material castanho". Usando a outra garrafa, apenas o que vai sair para o aqua, é certamente, puro CO2 Citar
Recommended Posts