M. Costa Publicado Novembro 30, 2011 Publicado Novembro 30, 2011 Boas pessoal. Preciso da vossa ajuda para água amarela. Deixo o set up: Aquário: 25x28x51,5 = 36 lts Iluminação: 1x powerlx Px - 15w e 1x grolux F15w/gro - t8 (12 horas dia das 10h às 22h) Filtro: Millenium 1000 (360 lts/hora) Co2 caseiro Substracto comercial (não me lembro da marca). É humus que cobri com areão. Flora: Alternanthera reinickii lilaciana; Anubias nana; Cabomba Caroliniana; Cryptocoryne becketti; Echinodorus amazonicus; Echinodorus x barthii; Feto Java (Microsorium pteropus); Musgo Java (Vesicularia dubyana) Fauna: Betta splendens; 3x Caridina japonica; 3x Corydora sterbai; 1x Crossocheilus siamensis; 4x Hemigrammus rhodostomus; 3x Otocinclus affinis; 6x Paracheirodon innesi; 2x Poecilia sphenops; 1x Pomacea bridgesi; 1x Pterophyllum scalare; 2x Red crystal shrimp; 2x Xiphophorus helleri. Montei o aquário em meados de Agosto. Estava tudo bem à excepção da cor amarela da água. Ia fazendo TPA's com bastante regularidade (3 em 3 dias) à espera que a água clareasse. Pensei que fosse do tronco pois, embora já tenha estado num outro aquário durante uns 5 anos ficou posteriomente guardado durante uns 3 anos até este Agosto, e poderia ter recuperado (nem sei se é possível...) os taninos. Durante quase 2 meses fui fazendo as TPA's até que removi o tronco no inicio de Outubro (pus o musgo na maternidade) e pu-lo num balde com água e fui trocando a água de 5 em 5 dias. Porém a água no aqua (sem tronco) continuava a amarelar. Tomei a drástica medida de tirar tudo do aqua e por mais 3 kg de areão pq pensei que se tratasse de fuga do substracto para a coluna de água...isto já foi quase à 2 meses mas a água continua a amarelar... Bem sei que os peixes até preferem, mas eu é que não Os peixes estão saudáveis e activos (mesmo com a aquela mudança só me morreu uma cory) desde que montei o aqua, inclusivamente tenho uma "camaroa" japonica grávida, as plantas crescem todas bem (excepto a alternanthera que vem definhando...não sei porquê). As cabombas apresentam uma cor acastanhada... Será que há fuga do substracto?? Será sobrepovoação do aqua?? Deixo umas fotos (sendspace) que poderão ajudar à descrição deste problema no seguinte link: http://www.sendspace.com/file/quabqu PS: já agora, tou a pensar (re)montar o meu de 120 l. Que substracto aconselham? Obrigado desde já pela atenção e paciência ao longo mail -- Marco Costa
jpospr Publicado: Novembro 30, 2011 Publicado: Novembro 30, 2011 Sinceramente na panorâmica geral do aqua não noto que o tom amarelo seja assim tão expressivo, mas se notas e não gostas é do Humos que transfere a tonalidade, coloca Seachem Purigen no filtro dentro de uma bolsa que isso passa. Link Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
M. Costa Publicado: Novembro 30, 2011 Autor Publicado: Novembro 30, 2011 Muito obrigado pela pronta resposta. Já anotei o produto e vou procurá-lo. No post esqueci-me de referir que as fotos são de ontem após mudança de 10 lts de água, portanto a água até estava clarinha Abraços -- Marco Costa
nelson graça Publicado: Novembro 30, 2011 Publicado: Novembro 30, 2011 (editado) É do humos meu amigo eu também tenho e sofro relativamente do mesmo problema mas desconhecia esse produto também vou procurar Editado Novembro 30, 2011 por nelson graça
Quo Publicado: Novembro 30, 2011 Publicado: Novembro 30, 2011 (editado) Humus nunca pus disso no aquário, nem colocaria. Logo acredito em voces, mas muitas vezes o amarelo é sinal de nitratos muito altos. Eu limpava o filtro e colocava um bocado de carvao até clarear. Isso não fica nada bonito. A meu ver dá muito mau aspecto, e já vi uma pessoa cujo aquario estava assim tudo amarelo parecia urina. Tanga dos taninos, se queres água rica que ajude o peixe, mete esha optima. Editado Novembro 30, 2011 por Quo
nelson graça Publicado: Novembro 30, 2011 Publicado: Novembro 30, 2011 No meu caso é claramente do humus mas como esta montagem é recente vamos a ver com o tempo (tpas, essa nova matéria filtrante, com o tempo...)
M. Costa Publicado: Dezembro 2, 2011 Autor Publicado: Dezembro 2, 2011 Realmente também acho que seja do húmus...porque para ser de nitratos (embora não os meça à algum tempo porque acabou o produto e ainda não o substitui) a mudança de cor após tpa não começaria em 1-2 dias (ou começaria??). Já tive carvão durante 15 dias no filtro mas não surtiu em qualquer mudança... Não queria mesmo sujeitar os peixes a uma nova mudança de substracto...vou experimentar o seachem e caso não resulte, acho que não me resta outra escolha se não mudar de substrato. Qual aconselham?? -- Marco Costa
jpospr Publicado: Dezembro 2, 2011 Publicado: Dezembro 2, 2011 Coloca o Seachem, vai resultar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
RACCAR Publicado: Dezembro 2, 2011 Publicado: Dezembro 2, 2011 Fazer montagens com húmus requer uma boa camada inerte por cima do mesmo, eu já tive uma montagem com húmus e não tive problemas nenhuns, nem com algas, cor amarela,etc..... Tinha era uns 7 cm de areia da praia por cima do húmus, a areia é compacta o que ajudava a não deixar passar húmus para a coluna de agua. Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
M. Costa Publicado: Dezembro 5, 2011 Autor Publicado: Dezembro 5, 2011 Boas pessoal! Este fim-de-semana refiz os testes: Amónia: 0; Nitritos: 0; Nitrato: 10-20; pH: 7,0-7,5. Concluo daqui que não há poluição por dejectos, restos comida, etc. Os niveis estão óptimos e caso houvesse o pH seria ácido. Aconselharam-me a mudar de ração (da tetra para a sera) pois a cor amarela poderia vir dai...embora não acredite muito, estou a fazê-lo desde 6ª. Ontem fiz tpa (20%) e agora vou aguardar até ao próximo domingo para ver se noto melhorias. De qualquer das formas, já encomendei o seachem e domingo, caso não veja melhorias, utilizo-o. R Fazer montagens com húmus requer uma boa camada inerte por cima do mesmo, eu já tive uma montagem com húmus e não tive problemas nenhuns, nem com algas, cor amarela,etc..... Tinha era uns 7 cm de areia da praia por cima do húmus, a areia é compacta o que ajudava a não deixar passar húmus para a coluna de agua. Raccar mas esta solução não é prejudicial às plantas? As raizes conseguem "furar" a areia até ao substracto? É necessário algum tratamento à areia ou basta fervê-la? -- Marco Costa
RACCAR Publicado: Dezembro 5, 2011 Publicado: Dezembro 5, 2011 tens aqui a novela pelo qual passei, podes ver já no final antes da desgraça as plantas e o bonito low tech em que o aquário estava http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=83908&hl=%20paradise%20%20lost&st=0 Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
M. Costa Publicado: Dezembro 5, 2011 Autor Publicado: Dezembro 5, 2011 Bem!! Realmente granda novela! Mas vou guardar para tirar umas dicas! Foi pena esse incidente porque estava muito fixe. Mas resta-me a dúvida...como fizeste para tratar a areia da praia? Fica para um futuro porque para já não vou estar a sujeitar os peixes a uma nova mudança para retirar o areão e colocar areia... -- Marco Costa
RACCAR Publicado: Dezembro 5, 2011 Publicado: Dezembro 5, 2011 Boas fervi a areia 2x normalmente e depois passei por agua limpa e coloquei dentro do aquário. Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
nelson graça Publicado: Dezembro 8, 2011 Publicado: Dezembro 8, 2011 depois diz se o seachem funciona
M. Costa Publicado: Dezembro 15, 2011 Autor Publicado: Dezembro 15, 2011 Boas pessoal! Só ontem à noite é que tive a oportunidade de colocar o seachem purigen no filtro. Hoje de manhã dei uma olhadinha e pareceu-me que o material filtrante já estava acastanhado sinal que aquilo está a funcionar. Mas só logo é que posso ver se houve melhorias. Entretanto andava a dar commida da SERA (como me tinham aconselhado) mas aquilo não fez nada...na tpa de domingo a água saiu-me amarela na mesma. Amanhã dou noticias relativamente aos efeitos do seachem -- Marco Costa
jpospr Publicado: Dezembro 15, 2011 Publicado: Dezembro 15, 2011 Ficamos a aguardar por mais noticias Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
M. Costa Publicado: Dezembro 16, 2011 Autor Publicado: Dezembro 16, 2011 Bom dia! Estou intrigado...pus o seachem na quarta-feira à noite e ontem ao final da tarde o material já se apresentava bastante castanho! É normal ficar assim tão rápido? Diria que para aí 80% das "bolinhas" estão castanhas. Já agora, para fazer a regeneração, segundo a marca, é com lixivia e com chlorguard ou outro removedor de cloro. Esta pergunta é mais para ti João Pedro, visto que já tens experiência com o purigen, qual é o removedor de cloro que usas? -- Marco Costa
jpospr Publicado: Dezembro 16, 2011 Publicado: Dezembro 16, 2011 O Seachem fica castanho conforme a quantidade de "porcaria" que tiver de apanhar, se tiveres o aqua com bastante tonalidade, é capaz de ser mais rapido sim. Em relação a retirar o cloro, no meu nunca usei esse método da lixívia, mas o chlorguard deve ser uma boa opção Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
nelson graça Publicado: Dezembro 17, 2011 Publicado: Dezembro 17, 2011 Fico a acompanhar com bastante interese. dependendo do sucesso da aplicação no teu aquário, decido ou não colocar seachem no meu depois diz se achas que a água está a ficar com menos tonalidade ou não qualquer das maneiras de minha parte está fora de questão a desmontagem para remover o humus, ou fica assim ou irei procurar matérias filtrantes que removam essa coloração.
M. Costa Publicado: Dezembro 19, 2011 Autor Publicado: Dezembro 19, 2011 Bom posso dizer que estou bastante surpreendido com o resultado do seachem purigen! Conforme tinha dito pu-lo 4ª feira à noite e ontem na tpa é que deu para perceber o verdadeiro efeito do produto. O meu único receio é que a longo termo remova os micro da água (embora o fabricante informe que essa remoção é mínima) mas para já as plantas não ressentiram minimamente. Deixo 2 fotos (tpa de 29 Nov sem purigen e tpa de 18 Dez com purigen). Uso novamente o sendspace: http://www.sendspace.com/file/9ek8u4 Mas tenho estado a pensar e brevemente vou mesmo substituir o humus+areão por tropica aquacare+akadama+ada amazonia porque o purigen, embora esteja muito satisfeito, não é "vacina" para água amarela mas sim "antibiótico". Para além de não saber que efeitos poderá ter a longo prazo para as plantas... -- Marco Costa
jpospr Publicado: Dezembro 19, 2011 Publicado: Dezembro 19, 2011 O purigen é de facto milagroso, e não retira micros, tal como o fabricante informa Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
nelson graça Publicado: Dezembro 19, 2011 Publicado: Dezembro 19, 2011 só me resta uma questão compraste que quantidade e como o colocaste no filtro, colocaste em saco? ou compraste a dose já em saco?
M. Costa Publicado: Dezembro 19, 2011 Autor Publicado: Dezembro 19, 2011 Comprei a embalagem de 100 ml que já vem com saco. Mas acho que também há de 100 ml sem saco! A da pet4you (onde comprei) vinha com saco. Se bem me lembro o saco de 100 ml dá para 400 l de água, portanto fiz a proporção para o meu e fiz um pequeno corte no saco para remover o excedente que guardei. Cozi esse corte e ficou pronto. Esta semana vou pô-lo a regenerar e enquanto isso vou experimentar por uma porção numa meia de senhora Já andei a vasculhar as da minha namorada e encontrei uma com tamanho de malha muito semelhante. Julgo não ter qualquer inconveniente dado que o material é lã de vidro... -- Marco Costa
nelson graça Publicado: Dezembro 19, 2011 Publicado: Dezembro 19, 2011 Ou seja por cada 100ml dá para um aquário de 400l o que dá 25ml para 100litros? Qualquer das maneiras reparo que com o tempo a água está a perder ligeiramente a tonalidade
Recommended Posts