Duvida sobre folhas secas na decoração do aquario


Simoes7

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Não sei bem se era aqui que deveria colocar este topico, caso não seja peço desculpa.

 

A minha duvida é a seguinte, que folhas secas posso colocar num aquario para a decoração do mesmo?

 

O aquario em questão é um que estou a montar para um casal de ramirezis.

 

 

 

A quem me souber responder agradeço

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As folhas de amendoeira têm um efeito benéfico na fauna. é uma anti bacteriano natural. Acidifica um bocado a água mas nada de muito elevado..

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

eu vou aproveitar este topico para fazer uma pergunta.

tambem estou a pensar meter umas folhas de amendoeira para o meu casal de ramirezis,mas tenho uma duvida.

pode ser folhas de amendoeira nacional por exemplo ou tem que ser mesmo as folhas de amendoeira da india?

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as possíveis folhas que se podem colocar dentro de um aqua, vão largar taninos, que libertam uma cor acastanhada e baixam sempre o pH da água, não consegues fugir disso

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

eu vou aproveitar este topico para fazer uma pergunta.

tambem estou a pensar meter umas folhas de amendoeira para o meu casal de ramirezis,mas tenho uma duvida.

pode ser folhas de amendoeira nacional por exemplo ou tem que ser mesmo as folhas de amendoeira da india?

cumprimentos

Em principio, como disse o jpospr, podes, mas nem todos as folhas vão ter os mesmos efeitos que têm as folhas de amendoeira da Índia.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

obrigado.

só mais uma coisa,sabem onde posso arranjar as folhas de amendoeira da india ou quem tenha para venda?

cumps

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal e obrigado pelas respostas

 

Eu não quero fugir dos efeitos causados pelas folhas, apenas quero uma alternativa mais em conta, para nao gastar muitos €. lol

 

Sendo assim posso colocar umas folhas quaisquer desde que estejam secas certo?

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , tens de ter em atenção a decomposição das folhas . Até as de amendoeira da india tem uma duração de 6 meses mais ou menos . Mas se o problema é os euros a aqui algum pessoal a vender a 2 ou 3 euros packs de 20 folhas . Ou então nos sites de classificados .Pelo menos tens a certeza que a decomposição não é muito lenta.

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para decoração também podes usar folha de carvalho há um tópico por ai amigo...

 

abraços

 

Obrigado pelas respostas de todos.

 

Já agora, será que todas as folhas baixam o ph da agua?

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baixar o ph é o mínimo amigo os ramirezi ate gosto de aguas para o acido tens que estar em atenção a sua decomposição...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Hoje fui dar uma volta com o cão e deparei-me com uma série de Carvalhos Portugueses e com algumas Amendoeiras, aproveitei e apanhei algumas folhas caídas e vim para casa.

 

tou a pensar colocar no aqua, fará mal?

 

Desculpei toda esta insistência mas não quero correr riscos

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Hoje fui dar uma volta com o cão e deparei-me com uma série de Carvalhos Portugueses e com algumas Amendoeiras, aproveitei e apanhei algumas folhas caídas e vim para casa.

 

tou a pensar colocar no aqua, fará mal?

 

Desculpei toda esta insistência mas não quero correr riscos

 

De todo o que tenho conhecimento e está catalogado, a única coisa que me atrevo a colocar no aquário são as folhas "Terminalia Catappa/Folha de Amendoeira da Índia".

 

Em Resumo:

 

"Os aquaristas que se dedicam a reprodução, especialmente dos peixes Bettas e dos Discos, sabem das dificuldades com fungos e outras patologias, que liquidam ovos e alevinos. A solução veio do Oriente. Com o advento da Internet vazou um segredo centenário Asiático. O uso das folhas da Terminalia Catappa na água. Na medicina chinesa essas folhas já ocupam posição de destaque há seculos.

 

Embora não seja de nossa flora nativa, a árvore é muito comum no Brasil. Conhecida popularmente como Amendoeira-da-Praia, Chapéu de Sol, Sete-Copas, Amêndoa, Amendoeira-da-Índia, Castanhola ou Figueira-da-Índia.

 

Suas folhas, por vezes com até 25 cm de comprimento, devem ser colhidas do pé, lavadas e secadas à sombra. Folhas caídas devem ser evitadas, pela possibilidade de contaminação por microrganismos existentes no solo.

 

 

Quando sua folha é colocada na água, passa a liberar uma substância de coloração marrom, rica em ácido húmico, ácido tânico e alguns flavonóides, especialmente quercetina e kaempferol. Essa substância reduz o PH da água. Uma única folha em 60 litros de água potável com PH inicialmente neutro, baixa o PH para 6.6 em 3 ou 4 dias.

 

 

O ácido húmico é considerado um importante anti-viral. Auxilia o organismo na produção de macrófagos mais fortes.

 

O ácido tânico possui várias propriedades farmacológicas, sendo empregado como bactericida, anticarcinogênico e antioxidante. Possui efeito comprovado contra a herpes labial ou vaginal.

 

 

O kaempferol é empregado como anticoagulante, antialérgico, anti-inflamatório, antivirótico e diurético.

 

A quercetina é uma substância natural em frutas e vegetais, considerada um dos mais poderosos anti-inflamatórios naturais.

 

Efeitos obtidos na piscicultura com uso da Terminalia Catappa:

 

Estimulante da reprodução;

Alto poder antifúngico;

Alto poder antibactericida;

Alto poder antiparasiticida;

Intensificação das cores dos peixes;

Melhoria da saúde geral dos peixes;

Diminuição do PH da água.

 

..."

 

cumps

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande resposta. :drool3:

 

Pronto decidiste por mim, eu procurei em vários sitios e em todos li que era benéfico para os peixes, mas nunca encontrei nada tão esclarecedor como esta resposta.

Vou então optar pelas folhas de Amendoeira da India, agora é encontrar alguem que tenha para vender a uns preços gentis.

 

Só uma pergunta em relação a estas folhas, se eu colocar tres ou quatro folhas num aquário de 60 litros corro o risco de baixar muito o ph ou chega a um certo valor de ph e estabiliza?

E já agora, as folhas têm que ser colocadas inteiras ou podem ser cortadas em tamanhos mais pequenos?

 

Obrigado pela ajuda

Editado por Simoes7

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.