rjsilva Publicado Fevereiro 15, 2005 Publicado Fevereiro 15, 2005 preciso de um esquema de iluminação com os seguintes componentes: - balastro de 56W - 3 ou 4 arrancadores e respectivos suportes - 3ou 4 lampadas florecentes de 15w e respectivos suportes - programador digital - particularidade de ser ligado a tomada e não ao interruptor alguem me consegue arranjar um esquema assim e que seja facil de se perceber :D obrigado desde ja pela atenção ricardo Citar www.zambujeira-spot.com
João Nuno Cruz Publicado: Fevereiro 15, 2005 Publicado: Fevereiro 15, 2005 Boas, Como acabei de instalar um sistema de iluminação DIY, tenho aqui os esquemas: Uma só Lâmpada com ligação simples Uma só Lâmpada com Interruptor / Temporizador Duas Lâmpadas Para três, quatro, ..., n Lâmpadas é só repetir o esquema anterior. Atenção que se queres ligar 4 lâmpadas de 15W, o balastro deve ser no mínimo e 60W. Espero que te ajude... Abraços, JNC Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
[StR] Publicado: Fevereiro 15, 2005 Publicado: Fevereiro 15, 2005 Boas, que grande ajuda! só 2 preguntas... Para que serve o arrancador? Eu quero fazer uma calha caseira de 55Wx3, de quanto tem que ser o balastro? Citar ...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL
João Nuno Cruz Publicado: Fevereiro 15, 2005 Publicado: Fevereiro 15, 2005 Boas, Numa lâmpada fluorescente tens dois equipamentos essenciais ao seu funcionamento: - Balasto - no fundo, simplificando, transforma a corrente eléctrica alternada em corrente contínua; - Arrancador - efectua uma descarga de alta tensão que permite ionizar o gás contido no interior da lâmpada. Podes optar por montar um único balastro para todas as lâmpadas, agrupar algumas ou utilizar um balastro para cada lâmpada. Apenas tens que ter atenção que a potência do Balastro tem que ser sempre muito próxima (preferencialmente superior) à potência das lâmpadas que vai alimentar. Podes sempre, se tiveres paciência consultar estes links: http://www.thekrib.com/Lights/fluor-tech.html http://www.thekrib.com/Lights/fluor-goldwasser.html Abraços, JNC Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
malteznuno Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 atenção que a potência do Balastro tem que ser sempre muito próxima (preferencialmente superior) à potência das lâmpadas que vai alimentar. E no caso de se fundir uma das lâmpadas, não vai sub carregar só uma...Ou seja, não é melhor um balastro para cada lâmpada? Eu digo isto por eu fiz uma calha e meti um balastro para cada lâmpada, utilizei lâmpadas de 20 e balastros de 20...Não aquecem(os balastros), e está óptimo... O que me dizes? O preço dos balastros é de 4 euros e qualquer coisa os normais, claro, se for electrónico já sobe muito o preço.... Um abraço e até a próxima Citar Apistogramas a nova fase.
rjsilva Publicado: Fevereiro 16, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2005 será que este tambem dá para aplicar???? não irá existir nenhum incendio o sistema vai ser todo implementado no móvel, excepto as lampadas.... digam qualquer coisa.... ricardo _________________________________________ www.zamujeira-spot.com Citar www.zambujeira-spot.com
João Nuno Cruz Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 Boas, Maltezuno, a tua observação é muitíssimo pertinente, eu também optei por utilizar um balastro por cada uma das lâmpadas, ou seja, 3 lâmpadas de 30W e 3 balastros de 36W. Claro que os electrónicos são mais caros, mas também tens que pensar que eliminas o arrancador e respectivo suporte. rjsilva, a diferenças entre o esquema que apresentas e o meu é que o teu representa uma ligação em paralelo e o meu, uma ligação em série. Honestamente, não sei se é possível ligar fluorescentes em paralelo, mas parece-me um risco... Repara, se no meu esquema se "fundir" alguma lâmpada, todo o sistema se apaga, mas sem mais danos!! No teu esquema se houver um lâmpada que se "funda" a potência do balastro será repartida pelos sobrantes levando a possíveis problemas de sobrecarga!!! Uma coisa é certa... o meu esquema funciona, pois apesar de ter optado por sistema de 1 lâmpada = 1 balastro, experimentei antes o outro esquema. Abraços, JNC Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
rjsilva Publicado: Março 3, 2005 Autor Publicado: Março 3, 2005 obrigado pelas opiniões pessoal Citar www.zambujeira-spot.com
Ivo Serralha Publicado: Março 3, 2005 Publicado: Março 3, 2005 compra um balastro electronico para as 4 lampadas flourescentes (até 18w cada lampada), quando sao 3 ou 4 lampadas é preferivel comprar electronico porque o preço não difere muito entre 2 lampadas e 4, alem disso duram mais tempo, existem balastros electronicos para 4 lampadas. arranja um temporizador nos xinocas, baratos e bons (ja tenho um á 2 anos e funciona perfeitamente), ligas entre a ficha e a tomada. Citar Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas
rjsilva Publicado: Março 3, 2005 Autor Publicado: Março 3, 2005 já iniciei a obra..... a iluminação,o movel e a tampa... vamos lá ver no que dá..... o € tambem nao é muito..... ... quando ainda se é estudante é complicado... daqui a uns dias mostro a obra.... isto se correr tudo bem Citar www.zambujeira-spot.com
João Nuno Cruz Publicado: Abril 1, 2005 Publicado: Abril 1, 2005 Andava por aqui a rever antigos posts.... ... como é que ficou esse projecto? Abraços, João Nuno Cruz Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
ruialexpedro Publicado: Abril 2, 2005 Publicado: Abril 2, 2005 Atenção posso estar enganado mas, penso que ainda ninguem se referiu a este promenor, o fio que vai da ficha ao balastro é a fase. e nunca o neutro. E para saber qual deles é a fase usa-se um busca-pólos, quando a luz acender num dos buracos da tomada, ficamos a saber que é a fase. Em relação ao ultimo esquema do RJSILVA, "penso" que não irá funcionar, pois as lampadas teem ser ligadas em serie e não em paralelo. Citar Cumprimentos Rui Pedro 933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com
Recommended Posts