Rogério Gomes Publicado Novembro 28, 2011 Publicado Novembro 28, 2011 Boas tarde a todos. Ante de mais, quero dar os parabéns por este fantástico forum. já li mais de 30 posts hoje... loool. mas vou falar do que me trouxe até aqui. ja a algum tempo que dizia que adorava ter um Betta, e a minha irma fez o favor de me oferecer um. tenho-o num globo (ver fotos) com umas pedrinhas coloridas e uma arvorezinha artificial no meio. mas eu queria agora algo mais do que ter um peixe num globo. gostava de ter o betta como ele gosta, ou seja, o rei o principe do aquario, e depois uns neons a brincar... loool. como ja informei o que pretendo fazer, gostava de umas dicas sobre o material que devo adquirir, tipo aquario, filtros, luzes... ou aquekes kits de iniciação se forem adquados. cumps Citar
RACCAR Publicado: Novembro 28, 2011 Publicado: Novembro 28, 2011 bom para começar retira-lo do globo é o primeiro passo a fazer. Depois podes procurar por esses kits de iniciação para o que queres, os kits são muito incompletos para quem quer fazer um plantado, ou algo mais elaborado, para um beta um kit, é mais que suficiente. Para dares um lar feliz a esse peixe o Kit precisa de trazer: - Aquário (aqui quanto maior melhor, mínimo 30 litros, depois quanto maior, mais variação e peixes podes acrescentar, e mais fácil é a manutenção e o equilíbrio do mesmo). - Filtro ( depois o melhor para litragens pequenas seria um de mochila), mas os que costumam trazer, que é um filtro interno dá perfeitamente. - Termóstato ( pois se a agua tiver na temperatura ideal para ele, mais bonito fica o peixe, e saudavél) - Calha de iluminação, aqui se depois quiseres ter plantas, que não sejam de fácil manutenção é obrigatório o update da mesma, para mim o maior problema de um kit é a calha, agora se for para plantas de baixa manutenção, e para iluminar apenas o aquário serve. Depois à que ter em conta: Termostacto Areao normal Plantas naturais Para já é tira-lo do globo, antes que o peixe de em louco eheheh Boa sorte, para o inicio de um hobby espectacular. PS - O Ciclo de Azoto é das coisas mais importantes para teres sucesso neste hobby, lê bastante sobre ele. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Rogério Gomes Publicado: Novembro 28, 2011 Autor Publicado: Novembro 28, 2011 obrigado pela resposta rápida. vou hoje mesmo ver se arranjo um kit numa loja perto do meu trb. eu tambem pensei logo que num globo o peixe ia dar em doido loool. cumps Citar
RACCAR Publicado: Novembro 28, 2011 Publicado: Novembro 28, 2011 A primeira coisa é retira-lo do globo, mas ao escolheres o kit tem atenção ao que te disse quanto maior melhor, e estuda bem o mercado. Para já se puderes, ou arranjares uma caixa da VDF, aqueles cubos de acrílico, já estás a melhorar. O Ciclo era muito importante de fazer antes de ter o peixe no aquário, como já o tens o melhor e leres muito bem sobre ele, e redobrares a manutenção do aquário, TPA's, e passar pelo menos 5 minutos de 8 em 8 horas a observar o comportamento do peixe. Por exemplo, o peixe estar no junto, não é um comportamento normal para o beta, não quer dizer que vá morrer, mas se tiveres tudo certinho e depois o comportamento se mantiver, algo está mal com o beta, podemos aprender muito com a observação do peixe, mas precisa de estar tudo em ordem para podermos, chegar a conclusão que algo não esta bem. Nesse caso ele pode estar assim por: Aquário redondo Areao colorido Temperatura da agua Estado da agua ambientação etc..... Como podes ver tens muitas coisas a corrigir, mas vai com calma, pois a paciência também é essencial neste hobby. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Rogério Gomes Publicado: Novembro 28, 2011 Autor Publicado: Novembro 28, 2011 eu ralação ao areão, quanto menos colorido então melhor... pode ser da ambientação uma vez que tenho-o desde sábado... mas durante parte do dia andou na tona, e já andou a circular pelos "galhos" da árvore. hoje nao sei porque só estive em casa uma horita, mas agora a noite já ou ver melhor. em ralação a alimentação na loja dos animais falaram a dar de comer dia sim dia não. qual é o mais indicado? cumps Citar
RACCAR Publicado: Novembro 28, 2011 Publicado: Novembro 28, 2011 quanto ao areão, não se dá o caso de ser menos colorido ou mais colorido, se reparares bem tens aquários montados com areão preto, areia de sílica e akadama por exemplo, e existe uma grande variedade de cores aí também, são é cores naturais, outra coisa é ver se esse areão não te altera a qualidade da agua. Comida, todos os dias 2 a 3 vezes se puder ser, agora a quantidade é que tem que ser muito pouca caso contrário estragas a qualidade da agua e é morte pela certa do peixe. Os peixes devem de comer como nós, poucas quantidades e muitas vezes ao dia. É claro que se ficar um ou dois dias sem comer não vai morrer por isso. Preenche o teu perfil sff. é importante, pois podes ter alguém perto de ti que te possa ajudar e se precisares encontrarem-se. Outra coisa, todos os concelhos que te estou a indicar trata-se do bem estar do peixe, o aquário é teu e a sua decoração fica a teu cargo, pois eu não te estou a dizer para colocares arei, ou areão de rio, ou akadama, etc.... isso fica ao teu encargo. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Rogério Gomes Publicado: Novembro 28, 2011 Autor Publicado: Novembro 28, 2011 (editado) obrigado pela ajuda. por acaso tenho um amigo que em tempos me falou que estava muito ligado a este hobby, e fiz uma peskisa nos membros e encontrei-o... em relação ao areao, tem a sua logica, pk também não gostava nada de ser obrigado a estar numa sala toda as manchas de cores todas garridas... loool. estive desde as 8h no quarto ao lado do aquario, e parece que aquele comportamento de andar pelo fundo era para se ambientar, ja anda de um lado para o outro e ja come. cumps Editado Novembro 28, 2011 por Rogério Gomes Citar
Rogério Gomes Publicado: Novembro 29, 2011 Autor Publicado: Novembro 29, 2011 hoje já vou ter um cubo da vdf para tirar o betta do globo. o que devo fazer? cumps. Citar
RACCAR Publicado: Novembro 29, 2011 Publicado: Novembro 29, 2011 (editado) o cubo da VDF leva sensivelmente 3 litros e como não é redondo é bem melhor que o globo. Vais passar tudo o que tens no Globo para o Cubo? se fores é preciso passar o Beta para um recipiente com agua do globo para fazeres depois a transferência, se não fores podes deixar ficar o beta no Globo. Se fores só passar essa decoração também não precisas de tirar o beta do Globo. As transferências tornam-se mais complicadas quando existe agua quente, filtros, termostatos, etc.... Agora assim com agua fria e sem equipamentos é um processo simples. Se fores colocar algum tipo de substrato no Cubo, tens que o lavar bem e ferver, antes de o pores no cubo. Depois passas 2/3 da agua que está no Globo para o cubo, depois passas o beta e depois aos poucos acabas de encher o cubo com agua, assim deste modo aproveitas e fazes uma TPA. O Cubo pode estar sem substrato, alias é assim que os costumo ver nas exposições de Beta. Editado Novembro 29, 2011 por RACCAR Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Rogério Gomes Publicado: Novembro 30, 2011 Autor Publicado: Novembro 30, 2011 andava aqui no forum a pesquisar projectos em cubos para tirar ideias e falavam a aquecedores/termostatos pequenos, fiz uma pesquisa e descobri este http://www.aquapican...roducts_id=8144 , será ideal para o meu cubo, pelo que li leva 5l. vi num post que colocaram o aquecedor e o beta morreu por ter sido muito repentino. o que me podem aconselhar... este era o filtro que estava a pensar colocar, uma vez que o beta não gosta de águas muito mexidas e tem regulador: http://www.aquapican...oducts_id=14346 e queria também colocar umas plantinhas para dar um ambiente mais "natural". alguem me pode indicar umas ? cumps Citar
Manik48 Publicado: Novembro 30, 2011 Publicado: Novembro 30, 2011 Boas Ainda bem que vais tirar esse beta do globo Se queres fazer as coisas à maneira faz passo a passo, mas de forma "célere". Não o deixes muito mais tempo em água fria. Em primeiro lugar compra um termómetro () para saberes a que temperatura está a água. Depois, como já foi dito, aproveitas alguma da água do globo para o cubo e enches o resto e colocas o termostato com a mesma temperatura (ou 1º acima) da que tens no globo. passas o beta para la e depois vais subindo MUITO GRADUALMENTE a temperatura. Vamos a ver se alguém aqui com mais experiência na transferência de peixes concorda, mas julgo que deve ser feito assim Abraço e vai dando notícias Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
Rogério Gomes Publicado: Dezembro 1, 2011 Autor Publicado: Dezembro 1, 2011 Boas. Comprei agora um aqua de 13l, com filtro, um termo de 25w e um tronco. Vou amanha começar a transferência do betta, e depois quero acrescentar uns neons e uma equipa de limpeza. O que aconselham? Cumps Citar
InCoGniTuS Publicado: Dezembro 1, 2011 Publicado: Dezembro 1, 2011 Boas, Sendo um aqua pequeno a minha primeira sugestão vai para uns otos afinis. São altamente eficazes e não crescem muito. Não sei é de compatibilidade com o beta... Deixemos os mais experientes falarem! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
Rogério Gomes Publicado: Dezembro 2, 2011 Autor Publicado: Dezembro 2, 2011 ja tenho a nova casinha para o beta. ja parece outro... ja nada todo aberto... que diferença... da mesmo gosto de ver o meu menino assim... peço desc pelas fotos mas logo que tenha melhores vou colocar. Citar
Rogério Gomes Publicado: Dezembro 2, 2011 Autor Publicado: Dezembro 2, 2011 na loja onde comprei o aqua, disseram que o filtro não era muito forte pk era para aquas pekenos, mas na vdd ela atira o betta para a outra ponta, tive que o desligar senao o pobre coitado morria de tanto tentar nadar contra a corrente loool... o que posso fazer para reduzir este efeito, uma vez que não tem regulador? cumps Citar
RuiRP Publicado: Dezembro 2, 2011 Publicado: Dezembro 2, 2011 Boas... Bem vindo ao vício. Agora fica mesmo com outro aspecto e tens um Betta mais contente! Quanto à corrente provocada pelo filtro, penso que ele acaba por se habituar portanto não me parece grave. Pelo menos, em todos os aquários que tive, havia sempre uma corrente relativamente forte e os Bettas (e outros) não ficavam stressados. Citar
Rogério Gomes Publicado: Dezembro 2, 2011 Autor Publicado: Dezembro 2, 2011 e se lhe aplicar uma mangueira tipo flauta, ou seja, com vários furos e com a ponta tapada? será que ja resolve alguma coisa? cumps Citar
RuiRP Publicado: Dezembro 2, 2011 Publicado: Dezembro 2, 2011 Sim, reduz a intensidade da corrente e o filtro acaba por fazer na mesma o seu trabalho. Citar
Rogério Gomes Publicado: Dezembro 2, 2011 Autor Publicado: Dezembro 2, 2011 Sim, reduz a intensidade da corrente e o filtro acaba por fazer na mesma o seu trabalho. ok. obg. eu vou hoje ver se lhe arranjo companhia e vejo se arranjo uma mangueirinha. uma vez que tem experiencia com bettas, hoje reparei numa coisa. na loja deram-me uma saqueta de comida prorpia para bettas que é um granulado castanho. mas reparei que ele come, mas por vezes deita fora... onde posso arranjar a tal comida "viva" para ele. ou qual o melhor alimento? se puser 2 neons junto poderá criar algum problema? cumps Citar
sHaDe Publicado: Dezembro 2, 2011 Publicado: Dezembro 2, 2011 Antes de mais, os neons são peixes de cardume (5/7 no minimo por aqua), não me parece uma boa opção para ti. Poe 2 ou 3 corydoras (tb são peixes de cardume). Experiementa virar a saida de agua do filtro contra o vidro, so isso ja deve diminuir a corrente. Citar
RuiRP Publicado: Dezembro 2, 2011 Publicado: Dezembro 2, 2011 ... uma vez que tem experiencia com bettas, hoje reparei numa coisa. na loja deram-me uma saqueta de comida prorpia para bettas que é um granulado castanho. mas reparei que ele come, mas por vezes deita fora... onde posso arranjar a tal comida "viva" para ele. ou qual o melhor alimento? se puser 2 neons junto poderá criar algum problema? cumps Hahaha... eu não tenho assim grande experiência com Bettas, aliás há aqui no fórum gente com experiência a sério com esses peixes. O que quis dizer foi que com os poucos que tive, sempre consegui mantê-los com alguma facilidade. A experiência que adquiri foi lendo muito e alguma ad-hoc. Os neons pelo menos acima de 5 como já foi dito. Agora também podes investir numas Corydoras e um CAE ou um Otto. Citar
LuisBarroso Publicado: Dezembro 2, 2011 Publicado: Dezembro 2, 2011 Boas bem não pode deixar de comentar visto que há aqui grandes problemas CAE num aquario de 13LT? cumps! Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
Rogério Gomes Publicado: Dezembro 3, 2011 Autor Publicado: Dezembro 3, 2011 e em relação à alimentação???? fui a uma loja aqui a beira e não tinhas alimento congelado, so frascos de comida seca. então comprei uma latinha de minhocas vermelhas, e o mesmo comportamento. engole e deita fora... o que poderá estar a acontecer? Citar
LuisBarroso Publicado: Dezembro 3, 2011 Publicado: Dezembro 3, 2011 Boas amigo pode ser muita coisa, pode ser devido a ambientação, mas também pode ser parasitas internos devido ao stress e outras coisas um dos sintomas de parasitas internos e falta de apetite e fezes brancas e compridas, tenta ver as fezes dele... abraço Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
Rogério Gomes Publicado: Dezembro 3, 2011 Autor Publicado: Dezembro 3, 2011 por acaso antes de o mudar estava com fezes brancas... será que agora vai melhorar? ele anda todo contente de um lado para o outro... ja tem mais espaço,,, está mais quentinho... ha alguma coisa que se possa fazer ou o tempo dirá? cumps Citar
Recommended Posts