Aqua 500L Com imagens


Justdout

Recommended Posts

Boas,

 

Como o titulo indica, vou iniciar a montagem de um aqua de aproximadamente 500L, para um biótopo do lago tanganyika

 

::D:

 

As dimensões serão a volta dos 160cx60lx50a podendo o comprimento esticar ate aos 180cm.

O que acham das dimensões? estico, subo, alargo, encolho????

Vidro 12mm com ou sem travessas francesas? bang

 

Quanto a iluminação vai ficar a cargo de 5m de fita de leds 5050, 60Leds/metro

se não chegar arranjo mais 1,5m de leds 3528 com 240Leds/metro

Tem de chegar e sobrar

 

Quanto a filtragem reside a minha maior duvida.

Tenho um eheim pro3 2075 e como sei que não chega tenho de arranjar outra solução para fazer companhia a este.

Faço uma sump? com que dimensões e L/h da bomba? coluna seca?

Outro Filtro? Qual aconselham?

 

Aquecimento, tenho 1 eheim 200w penso que mais 1 de 200 chega.

 

Substrato: tenho 80kg de areia de praia deve chegar

Onde posso apanhar pedras para o aqua no norte? alguém conhece um sitio à maneira? :twisted:

 

Fauna:

Tenho 12 tropheus red moliro juvenis

Aumento a colónia ou arranjo outro grupo?

 

Flora

Só estava a pensar em vallisnerias gigantea

 

Como posso saber se a casa aguenta o peso brutal de um aquário como este que pode chegar aos 1000kg?

A minha casa é recente, mas não quero ver o aquário a cair-me no andar de baixo omg

 

A montagem do aqua só se vai iniciar la para o meio de Dezembro que é quando tenho mais t€mpo e portanto ainda tenho espaço para modificações.

 

Espero que me ajudem a acabar com as duvidas, a mim e a quem poderá ter as mesmas que eu

 

Obrigado

Editado por Justdout
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu alargava para os 60cm,, se queres meter cascalho dá-te mais espaço e sensação de volume se a tua casa é nova não me preocuparia com o peso.

 

Em relação ao travamento, com 12mm tens de colocar, ou fazes como eu que fiz com vidro de 15 sem travamentos, num aqua com 150x60x60, se aumentares para 180, já não deves conseguir fugir aos travamentos

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu alargava para os 60cm,, se queres meter cascalho dá-te mais espaço e sensação de volume se a tua casa é nova não me preocuparia com o peso.

 

Queres dizer que aumentavas a altura? é que de largura ja tem 60

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi mal...aumentava a altura dependendo da altura do móvel, no meu caso tenho um móvel com 80 e um aqua com 60, e chego relativamente bem ao fundo, se o móvel fosse mais alto provavelmente teria de diminuir a altura do aqua.

 

No que respeita à largura se a tua ideia é fazer com 60, acho bem sim

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ninguém para opinar acerca da filtragem?

é realmente a a minha grande duvida, e para mandar fazer o aqua tenho de ter decidido se e para furar ou nao :S

Por favor ajudem-me a tomar a melhor opção

 

Abraço

Editado por Justdout
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtragem

 

Falo do que tenho em casa

 

Aqua de 150x60x60

 

2 filtros

Eheim 2180

Eheim 2178

 

O Aqua está acente em cima de um movel, a tampa do movel e o fundo do aqua estão devidamente furados

 

Ambos os filtros são para 1700 L/H mas nós já sabemos que isso é a capacidade da bomba, não é a capacidade do filtro com as matérias filtrantes mais os inerentes detritos de se acumulam que pelo menos reduzem o caudal para 50%. Eu não tenho movimentação a mais

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtragem

 

Falo do que tenho em casa

 

Aqua de 150x60x60

 

2 filtros

Eheim 2180

Eheim 2178

 

O Aqua está acente em cima de um movel, a tampa do movel e o fundo do aqua estão devidamente furados

 

Ambos os filtros são para 1700 L/H mas nós já sabemos que isso é a capacidade da bomba, não é a capacidade do filtro com as matérias filtrantes mais os inerentes detritos de se acumulam que pelo menos reduzem o caudal para 50%. Eu não tenho movimentação a mais

 

Pois, mas acho que o 2180 mantém 71% do caudal.

Mas o ponto que se põe aqui é, num tanganyika, o que e mais importante a circulação? ou capacidade de matérias filtrantes?

Se o importante for a quantidade de matérias filtrantes, posso arranjar um filtro que não faça grande circulação, mas que leve bastante matéria, e a circulação ficar a cargo de bombas de circulação, de uns 6000L/h.

 

Corrijam-me se estiver enganado.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depois de algumas decisões, cheguei aquilo que provavelmente estará perto do projecto final.

Dito isto vamos ao setup.

 

175 Comp. x 60 Larg. x 50 Alt.

Sendo 15 dos 175 para a coluna seca, portanto de água será 160x60x50

 

Vidro 12mm com 2 travessas francesas com 8cm (chega?)

 

Ficam algumas imagens do que tenho em mente

 

Imagem geral da localização do aquário (tampa ainda por decidir)

60550890.jpg

 

Detalhe da coluna seca(falta arranjar maneira dos peixes não saltarem lá para dentro)

56263258.jpg

 

Estrutura do móvel (Na frente tem 5 barras para as portas baterem certo)

99883956.jpg

 

Falta agora decidir a potencia da bomba da sump! será que 2800L/h chega em conjunto com os 1250L/h do meu eheim pro3 2075?

 

Comentem por favor!

 

Abraço

Editado por Justdout
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção à janela e à luz solar

Os peixes não saltam para a coluna seca se saltarem a probabilidade será igual de saltarem no outro lado do aqua e caírem no chão, se tiveres receio terás de aumentar a distancia da água ao fim do aqua

O Eheim 2075 é capaz de ser curto para isso, falo por mim que com o um Aqua 150x60x60 tenho 1 Eheim 2180 + 1 Eheim 2078

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto à luz solar, naquela parede o sol não bate visto a fachada estar virada a nascente.

Os peixes para fora nao saltam, porque o aquário vai ter tampa, tenho de ver se tem espaço para saltar para a coluna seca

Quanto a filtragem ficava com 2800+1250 = 4050 L/h para 480L contra os teus 1700+1850 = 3550 L/h para 540L

 

Portanto fico com 8,5x a litragem do meu aquário por hora.

 

Abraço

Editado por Justdout
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.