Giantstep Publicado Novembro 27, 2011 Publicado Novembro 27, 2011 Boa noite a todos. Montei o meu aquário há 16 dias. Utilizei cerca de 15 kg de rocha viva que esteve a curar um mês e meio num recipiente com circulação elevada, escumador e aquecedor a 25º. Fiz testes ontem e verifiquei que tanto a amónia, como os nitritos e nitratos estão em níveis indetectáveis pelos testes colorímetros. Iniciei o fotoperiodo com 2 horas diárias de HQI, contudo, não tenho sequer uma única alga, parece que nem a alga coralina quer aparecer. Tenho visto por aqui vários aquários em fase de ciclagem e todos eles passam por uma fase de muitas algas. O meu está a ser completamente diferente, será que o ciclo do meu aquário já se iniciou ou já terá acabado? Agradeço a vossa ajuda. Obrigado.
João Paulo Ramos Publicado: Novembro 27, 2011 Publicado: Novembro 27, 2011 boas elas vao aparecer ainda é muito cedo. esse mal aparece ao fim de alguns meses. abraço joao paulo
batman Publicado: Novembro 28, 2011 Publicado: Novembro 28, 2011 Boas Podes começar a adicionar alguma carga orgânica, para que haja a formação de colónias de bactérias, eventualmente daqui a uma semana colocares uns eremitas. Cumps e boa sorte, Duarte
Giantstep Publicado: Novembro 28, 2011 Autor Publicado: Novembro 28, 2011 Obrigado a ambos pela ajuda. Penso que o facto de a rocha estar a ciclar num recipiente durante um mês e meio, deu uma grande ajuda no arranque do aquário. De qualquer forma não me queria precipitar e introduzir vivos antes do tempo, mas, por outro lado, o aquário parece-me sem vida. A rocha está completamente branca, sem vida aparente, parece rocha morta... penso que a esta altura já seria de esperar a presença de algumas algas... ou de outros seres... Cumprimentos.
Paulo_Massama Publicado: Novembro 29, 2011 Publicado: Novembro 29, 2011 A paciência é a maior virtude de um aquariofilista, sério! Ainda é muito cedo até para a água ter sofrido qualquer alteração. Tem calma! Eu ciclei o meu durante 3 meses e olha que compensa! quanto mais devagar, mais te apercebes das transformações e tens tempo de corrigi-las. se queres um exemplo: Um colega meu tb se iniciou faz pouco tempo e, apesar dos meus conselhos andou um pouco mais rápido do que devia (Ciclo quase inexistente e introdução de vivos precocemente), resultado? Investimento de cerca de cento e tal euros em peixes em que foram morrendo um a um (Ciclo não estava completo). Hoje começou de forma mais calma e responsável. A sério, 16 dias ainda nem aqeceste as lâmpadas, LOL. Tem calma! Espero ter feito ma critica construtiva. Boa Aquariofilia Abraço Paulo Baptista
psrpinto Publicado: Dezembro 1, 2011 Publicado: Dezembro 1, 2011 16 dias ainda esta a assentar a poeira, não faça o erro que fiz tentei contradizer o ciclo natural de um aquario apessar de não ter baixas noteii que os corais nao estavam como deviam............boa sorte
Vodka7 Publicado: Dezembro 3, 2011 Publicado: Dezembro 3, 2011 Boas, eu não adicionava nada a não ser equipa de limpeza, hermitas, strombus, turbos, estrela de areia. Que areia puseste? Em relação a luz ia aumentando 1 hora por semana até chegar as 10horas. Cumps.
Giantstep Publicado: Dezembro 4, 2011 Autor Publicado: Dezembro 4, 2011 (editado) Obrigado a todos pelos conselhos. Vodka7, tenho sensivelmente 12 kg de areia de coral sugarsize. O fotoperiodo está com 2 horas de HQI e 4 horas de actinícas, Até agora, nem uma alga. Cumprimentos. Editado Dezembro 4, 2011 por Giantstep
Giantstep Publicado: Dezembro 12, 2011 Autor Publicado: Dezembro 12, 2011 Confirma-se o que me tinham dito, as algas apareceram em força... diatomáceas por todo o lado!
Vodka7 Publicado: Dezembro 13, 2011 Publicado: Dezembro 13, 2011 Boas, pronto agora é manter as tpa´s semanais de 10% e aguardar uns meses que passe o processo. Cumps.
psrpinto Publicado: Dezembro 15, 2011 Publicado: Dezembro 15, 2011 Boas, pronto agora é manter as tpa´s semanais de 10% e aguardar uns meses que passe o processo. Cumps. e a parte mais chata
Recommended Posts