Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos.

Montei o meu aquário há 16 dias. Utilizei cerca de 15 kg de rocha viva que esteve a curar um mês e meio num recipiente com circulação elevada, escumador e aquecedor a 25º.

Fiz testes ontem e verifiquei que tanto a amónia, como os nitritos e nitratos estão em níveis indetectáveis pelos testes colorímetros.

Iniciei o fotoperiodo com 2 horas diárias de HQI, contudo, não tenho sequer uma única alga, parece que nem a alga coralina quer aparecer.

Tenho visto por aqui vários aquários em fase de ciclagem e todos eles passam por uma fase de muitas algas. O meu está a ser completamente diferente, será que o ciclo do meu aquário já se iniciou ou já terá acabado?

Agradeço a vossa ajuda.

Obrigado.

Publicado:

Boas

Podes começar a adicionar alguma carga orgânica, para que haja a formação de colónias de bactérias, eventualmente daqui a uma semana colocares uns eremitas.

Cumps e boa sorte,

Duarte

Imagem colocada
Publicado:

Obrigado a ambos pela ajuda.

Penso que o facto de a rocha estar a ciclar num recipiente durante um mês e meio, deu uma grande ajuda no arranque do aquário. De qualquer forma não me queria precipitar e introduzir vivos antes do tempo, mas, por outro lado, o aquário parece-me sem vida. A rocha está completamente branca, sem vida aparente, parece rocha morta... penso que a esta altura já seria de esperar a presença de algumas algas... ou de outros seres...

Cumprimentos.

Publicado:

A paciência é a maior virtude de um aquariofilista, sério!

Ainda é muito cedo até para a água ter sofrido qualquer alteração. Tem calma! Eu ciclei o meu durante 3 meses e olha que compensa! quanto mais devagar, mais te apercebes das transformações e tens tempo de corrigi-las.

se queres um exemplo: Um colega meu tb se iniciou faz pouco tempo e, apesar dos meus conselhos andou um pouco mais rápido do que devia (Ciclo quase inexistente e introdução de vivos precocemente), resultado?

Investimento de cerca de cento e tal euros em peixes em que foram morrendo um a um (Ciclo não estava completo).

Hoje começou de forma mais calma e responsável.

A sério, 16 dias ainda nem aqeceste as lâmpadas, LOL.

Tem calma!

Espero ter feito ma critica construtiva.

Boa Aquariofilia

Abraço

Paulo Baptista

Publicado:

16 dias ainda esta a assentar a poeira, não faça o erro que fiz tentei contradizer o ciclo natural de um aquario apessar de não ter baixas noteii que os corais nao estavam como deviam............boa sorte

Publicado:

Boas, eu não adicionava nada a não ser equipa de limpeza, hermitas, strombus, turbos, estrela de areia.

Que areia puseste?

Em relação a luz ia aumentando 1 hora por semana até chegar as 10horas.

Cumps.

Publicado: (editado)

Obrigado a todos pelos conselhos.

Vodka7, tenho sensivelmente 12 kg de areia de coral sugarsize.

O fotoperiodo está com 2 horas de HQI e 4 horas de actinícas,

Até agora, nem uma alga.

Cumprimentos.

Editado por Giantstep
Publicado:

Confirma-se o que me tinham dito, as algas apareceram em força... diatomáceas por todo o lado! :fart004:

Publicado:

Boas, pronto agora é manter as tpa´s semanais de 10% e aguardar uns meses que passe o processo.

Cumps.

Publicado:

Boas, pronto agora é manter as tpa´s semanais de 10% e aguardar uns meses que passe o processo.

Cumps.

e a parte mais chata