fish Publicado Fevereiro 15, 2005 Publicado Fevereiro 15, 2005 Eu tentei fazer um sistema destes de CO2 através de um DIY que vi num site sobre aquariofilia, mas não o consigo pôr a funcionar. A montagem é igual á que provavelmente toda a gente tem, mas as quantidades é que estão em dúvida. Eles aconselhavam juntar duas colheres de bicarbonato de sódio, uma chávena de açúcar e duas colheres de levedura de fermento de padeiro. Até aqui tudo bem, o problema vem quando a montagem já está completamente feita, a pedra difusora do CO2 dentro d´agua, tudo pronto. Problema:Não saem bolhas nenhumas!!!! Já dei uns socos e uns safanões naquele aparelho maléfico e mesmo assim ele recusa-se a lançar qualquer bolha. já verifiquei todas as tubagens e selos e n vejo a raiz do problema. Citar
bruno bastos de Oliveira Publicado: Fevereiro 15, 2005 Publicado: Fevereiro 15, 2005 garrafa de sumo 2l furada na tampa por onde passa o tubo, isto bem selado com silicone. quantidades de material: 2 chávenas de açucar "branco" 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 1 colher e meia de fermento de pastelaria, aquele que se compra na padaria, encher com àgua sem cloro, da fonte, até 2/3. abanar bem e depois passado uma hora, bolhinhas até daí a uma semana e meia fazer o mesmo. abraços e boa sorte dúvidas é so dizer Citar
ZANITO Publicado: Fevereiro 15, 2005 Publicado: Fevereiro 15, 2005 nada melhor que este tópico : http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0394&highlight= Citar
malteznuno Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 Alguma coisa está mal, será o fermento?, seram as quatidades? experimenta de novo, porque comigo funciona ás mil maravilhas... o fermento que uso é o da foto.... Citar Apistogramas a nova fase.
fish Publicado: Fevereiro 16, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2005 O problema não é bem produzir CO2, lançar bolhas até lança, o problema é que é por um curto periodo de tempo. Durante 10-20 segundos +-. Eu axo que não se gera pressão suficiente na garrafa para vencer a tensão da água, a pressão da água, não sei... Utilizo o fermipan de facto, e o açucar é branco. As quantidades estão descritas no tópico. Mto obrigado Fish Citar
Bruno Barreiros Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 Se produz bolhas por um curto periodo de tempo é porque provavelmente tens uma fuga algures, talvez no isolamento da tampa. Eu uso: - 500ml de açucar - 1 colher raza de chá de bicarbonato de sódio - 1 colher de sopa bem cheia de fermento (Fermipan) - 1L de água sem cloro morna Misturo tudo e meto numa garrafa de 1,5L, aquelas de cola. Isto costumo dar para quase 2 semanas de CO2, o meu aqua é de 50L reais. Citar Abraço, Bruno Barreiros
neves Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 Boas Já viste se a tampa está bem vedade? Já tive o mesmo problema e era da tampa. Abraços Neves Citar
fish Publicado: Fevereiro 16, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2005 Bom, fiz tudo o que me aconselharam, agora só me resta esperar, vedei a tampa com silicone extra , vamos ver... Obrigado Fishhhhh Citar
Bruno Barreiros Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 Eu apenas vedei a tampa com cola super 3 e funcionou bem até hoje. Citar Abraço, Bruno Barreiros
fish Publicado: Fevereiro 16, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2005 Já deita umas bolhas! Afinal era um problema na vedação da tampa mas já está resolvido. Outra coisa que tb gostaria de saber, onde devo por a pedra difusora? Junto da saída do filtro? junto ao substracto? a meia água? Alguem me pode dizer a onde ficava melhor, a onde proporcionava uma difusão mais homogenea? Mto Obrigado Fish Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 17, 2005 Publicado: Fevereiro 17, 2005 Viva. Outra coisa que também (palavra corrigida) gostaria de saber, onde devo por a pedra difusora? Junto da saída do filtro? junto ao substracto? a meia água? Alguem me pode dizer a onde ficava melhor, a onde proporcionava uma difusão mais homogenea? muito (palavra corrigida) Quanto mais baixa a pedra difusora, melhor se dissolve o CO2 na água do teu aquário. E consequentemente, mais baixo será o pH. Acho que é questão de ires experimentando. Começa para aí uns 7-8 cms debaixo do nível de água. Se vires que o pH não baixa muito, ou que os peixes não se ressentem muito, podes ir baixando gradualmente. Toma é atenção porque se tiveres um aquário com pouca litragem, poderás num curto espaço (horas) baixa drasticamente o pH ao teu aquário. A mim já me aconteceu isso. Em cerca de 3 horas baixei o pH em cerca de uma unidade de pH Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
fish Publicado: Fevereiro 17, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2005 Ok, tudo bem, e quanto á boca de saída de água do filtro? A pedra difusora deve ficar perto ou longe? Muito obrigado Fish Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 17, 2005 Publicado: Fevereiro 17, 2005 Viva novamente. Tou a ver que és como eu. Apareces cá a tarde e a más horas Ok, tudo bem, e quanto á boca de saída de água do filtro? A pedra difusora deve ficar perto ou longe? Isso depende sempre da maneira como tens o in-take do filtro posto (se é que estamos a falar de um filtro externo). Uma coisa que tens de ter atenção é que com uma grande agitação superficial à tona de água vais cortar o efeito do reactor de CO2. Desta maneira vais fazer com que se atinja facilmente as concentrações normais de CO2. Por isso se tens a saída de água a fazer cascata/chuveiro ou muito perto da superfície, de modo a que a superfície esteja sempre em "rebuliço", teres injecção de CO2 não te adianta de nada. Há até users que não usam filtros em aquários plantados, para terem assim a água "saturada" de CO2, e evitar assim, que se perca algum por troca gasosa (promovida pela a agitação superficial, como já referi anteriormente). Se tens o intake do filtro debaixo de água, e a tua superfície está practicamente parada, então acho que deves colocar a pedra difusora o mais afastada possível da corrente para o CO2 se dissolver o melhor possível. Há também quem use na ponta do tubo, labirintos, ou copos invertidos. Estes utensílios obrigam, de certa forma, as bolhas de CO2 a permanecer mais tempo em contacto com a água o que faz com que se dissolva mais eficazmente. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
fish Publicado: Fevereiro 17, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2005 Pois, eu por mim maximizava a difusão do CO2 na água com esse processo, o meu único medo é o ph começar a descer devido a produção de ácido carbónico, resultante da reacção. Isto pode mto bem estragar o equilíbrio que estableci, com tanto esforço e suor!! A minha água não faz efeito de tampão. Não será preferível manter a água em movimentação, mantendo os níveis de CO2 razoáveis, e evitar uma potencial catastrofe biológica? Como posso fazer com que a água funcione como uma solução tampão? Mto obrigado a todos Fishhh Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 17, 2005 Publicado: Fevereiro 17, 2005 Viva novamente. Pois, eu por mim maximizava a difusão do CO2 na água com esse processo, o meu único medo é o ph começar a descer devido a produção de ácido carbónico, resultante da reacção. Isto pode muito (palavra corrigida) bem estragar o equilíbrio que estableci, com tanto esforço e suor!!Primeiro de tudo. Por mais CO2 que injectes no teu aquário, o pH nunca irá descer mais que 6.35-6.4, a não ser que tenhas mais coisas que possam também descer o pH. Já agora qual é o pH do teu aquário? Antes de usares o CO2? Para mim o maior problema que tens nem é o facto de diminuires o pH para 6.3-6.4, é sim teres muito CO2 dentro de água e os peixes começarem a sentir-se sufocados/ofegantes. Porque a maior parte dos peixes até se aguenta muito bem a esse pH. Eu por exemplo, uso turfa e troncos no filtro e tenho o pH do meu aquário estável (bom tampão) a cerca de 5.5. E tenho peixes que supostamente nem gostam desse tipo de pH. Tenho bótias, guppy's, um barbo cereja, SAE's... e todos eles respiram saúde. A minha água não faz efeito de tampão. Não será preferível manter a água em movimentação, mantendo os níveis de CO2 razoáveis, e evitar uma potencial catastrofe biológica? Como posso fazer com que a água funcione como uma solução tampão? Porque dizes que a tua água não é um bom tampão? Quando fazes TPA's o pH varia assim tanto? Para mim, a melhor maneira de tamponizares um aquário ácido é usares turfa e troncos. Tudo bem que tem o "inconveniente" de a água ficar amarelada. Eu até gosto, dá um ar mais natural. Também podes tamponizar o pH com CO2 apenas, mas é a maneira mais arriscada. Por um lado, porque podes sufocar os peixes, por outro, que acabando o CO2, ou diminuindo o caudal do reactor, a concentração já não será tão grande e o pH poderá aumentar um pouco. A minha opinião face aos aquários plantados é que devem ter o menor número de peixes possível Se queremos um aquário centrado nas plantas exclusivamente, creio que os únicos peixes que se devem manter é apenas para dar um pouco de cor ao aquário e movimento. Mas como é óbvio, tudo isto depende do tamanho do aquário e do gosto do seu dono. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts