Inicio nos Ciclideos Anões - Dúvidas

Simoes7

Recommended Posts

Boas Pessoal

Tenho um Aquário parado a algum tempo, pois não tenho tido muito tempo livre, mas agora que consegui arranjar tempo para voltar a aquariofilia em força decidi voltar a por este aquario a trabalhar.

Como sempre tive uma paixão por cicledeos anões, decidi que este aquario será utilizado para isso mesmo, mas com esta decisão surgiram as duvidas.

A minha principal duvida é por que raça começar? qual a mais indicada para iniciantes?

Outra duvida é o aquario, este tem 70*30*30, cerca de 60 litros, acham que chega para manter um casal? ou é muito apertado?

E o filtro? aconselham externo ou interno?

Caso o aquario seja suficiente, com que espécies os posso colocar sem que haja perigo quer para uns, quer para outros?

A minha ideia era colocar um casal de ramirezis, uns ancistrus, umas ampularias e alguns guppies, o que acham?

E a minha ideia é plantar bastante o aquario e encher de esconderijos, tal como eles gostam. :)

Eu sei que são muitas questões, mas agradecia que me ajudassem com elas.

Cump

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Partilhar nas redes sociais

Boas.

Bem vindo ao mundo dos ciclideos anões! Sempre uma excelente escolha para quem se inicia ou recomeça...

Tentando ajudar-te, cá vai:

A minha principal duvida é por que raça começar? qual a mais indicada para iniciantes?

Tens muitas por onde começar. Várias de facil manutenção e possiveis de reproduzir sem grandes dificuldades. A ideia de que os Cacatuoides é que são os ideais para começar, para mim, já não passa de um mito!

Dá uma vista de olhos ao que o pessoal desta area do forum mantém e vais ver que encontras várias opções ;)

Outra duvida é o aquario, este tem 70*30*30, cerca de 60 litros, acham que chega para manter um casal? ou é muito apertado?

Sim, mais do que suficiente.

E o filtro? aconselham externo ou interno?

Externo só se for muito fraquinho para não ter um caudal muito forte. Apostava num interno ou de esponja.

Caso o aquario seja suficiente, com que espécies os posso colocar sem que haja perigo quer para uns, quer para outros?

Podes por um pequeno grupo de tetras, corys, ottos, por aí... Eles vão saber respeitar o espaço de cada um.

A minha ideia era colocar um casal de ramirezis, uns ancistrus, umas ampularias e alguns guppies, o que acham?

Acho que os guppies ficam um bocado fora do contexto... De resto, não deves ter problemas.

E a minha ideia é plantar bastante o aquario e encher de esconderijos, tal como eles gostam. :)

Eu sei que são muitas questões, mas agradecia que me ajudassem com elas.

Cump

Espero ter ajudado.

Boas

Preciso das vossas opiniões sobre o aquario que tou a construir.

O setup do aquario, pelo menos o que eu tou a pensar será o seguinte.

Aquario: 70*30*30

Iluminação: calha dyn de 2 x 18w

Filtro: Filtro interno que vinha com o aquario

Termóstato: 100w da tetra

Decoração:

- Basaltos

- Troncos de Videira

Substrato:

- Mistura de Terra de vaso e Humos de Minhoca

- Areia de rio

- Areão Vulcanico

Flora:

Anúbia

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

Hygrophila polysperma

HZ

Sessiflora

Fetos de Java

Musgo de Java

Valisnérias nana

Fauna:

10 nariz-de-Bêbado

2 ampulárias

3 Ottos

5 Ancistrus

Casal de Ramirezis (Ainda não decidi quais)

Agora venham as opiniões...

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Boas amigo vou dar a minha opinião quanto a flora a escolha vem por parte de cada um podes tirar cá ideias nas montagens que vez e também depende do que pretendes, pois algumas plantas necessitam de mais cuidado de que outras...

quanto ao teu equipamento

Iluminação: não conheço as tuas plantas na totalidade por isso pouco posso dizer, claro que se alguma for mais exigente é pouca luz!

Filtro : penso que estas a falar do biobox certo? no primeiro poste perguntavas se interno ou externo bem a meu ver é sempre externo é o melhor, claro que se não tiveres possibilidade há outras soluções tens os de cascata para mim os internos é dos pior para mais com flora e a fauna que pretendes acho que fica a desejar, mas também necessitávamos de saber qual o caule dele (X litros por Hora)

Termóstato: 100w da tetra

Decoração: Nada dizer só relembro para fazer os devido tratamento e tentar escolher uma videira já seca

Substrato:

Bem aqui pouco te posso ajudar penso que a terra do vaso nao é para usar, quanto ao Humos de Minhoca muita gente usa e esta satisfeito demora o seu tempo a ser tratado e preciso ter cuidado para não exagerar, nas tuas medidas eu preferia gastar uns trocos e comprar o substrato a vários a presos acessíveis...

Flora:

como já tinha dito não conheço as todas e é umas coisa a teu gosto...

Fauna:

estou de acordo com tudo menos com os Ancistrus eles crescem cerca de 15cm é muito para as tuas dimensões ainda por cima 5?(para mim nem 1 quanto mais 5)

quantos ao Ramirezis acho bem é muito divertido assistir ao seu comportamento, só um concelho não comeces por eles, deixa o aquario encontrar o ecossistema, pois ele gostam de aguas velhas variação eles sentem, começas pelos outros e deixas estes para ultimo.

é apenas a minha opinião espero ter ajudado

abraços

Boas Luís

Desde já obrigado pelo comentário, toda a ajuda é bem vinda e num inicio de projecto ainda mais.

Iluminação: não conheço as tuas plantas na totalidade por isso pouco posso dizer, claro que se alguma for mais exigente é pouca luz!

De momento nenhuma das plantas é de grande exigência, mas caso fosse aconselhavas o que? 3x18w ou 4x18w?

Filtro : penso que estas a falar do biobox certo? no primeiro poste perguntavas se interno ou externo bem a meu ver é sempre externo é o melhor, claro que se não tiveres possibilidade há outras soluções tens os de cascata para mim os internos é dos pior para mais com flora e a fauna que pretendes acho que fica a desejar, mas também necessitávamos de saber qual o caule dele (X litros por Hora)

Não por acaso não é nenhuma biobox, é mesmo um filtro interno que vinha com o aquário, do género deste:

SPF-1500.jpg

O caudal dele eu não sei, como vinha com o aquario, podes crer que eu tambem preferia um externo, mas a troika tá-me a lixar o esquema todo. lol

Talvez mais para a frente venha um de cascata para ele. :)

Decoração: Nada dizer só relembro para fazer os devido tratamento e tentar escolher uma videira já seca

Em termos de tratamentos está tudo feito, experiência com videiras já tenho bastante e estas tão a secar á mais de um ano. lol

Substrato: Bem aqui pouco te posso ajudar penso que a terra do vaso nao é para usar, quanto ao Humos de Minhoca muita gente usa e esta satisfeito demora o seu tempo a ser tratado e preciso ter cuidado para não exagerar, nas tuas medidas eu preferia gastar uns trocos e comprar o substrato a vários a presos acessíveis...

A terra de vaso é exactamente como o humos, o unico cuidado a ter é no tratamento, (que aliás já está feito) e depois é o cuidado que tem que se ter com outro substrato fertil qualquer.

A minha duvida é que sunstrato colocar por cima, pensei em no Amazonic da ADA, em Akadama, em areão vulcanico com areia de Rio e em Silica, qual destes aconcelha?

Flora: como já tinha dito não conheço as todas e é umas coisa a teu gosto...

Este Aquario é completamente a pensar nos ramirezis e quero que seja natural para eles, por isso pensei me plantas que eles pudessem gostar, mas que não me dessem muito trabalho na manutenção.

Mas como é obvio qualquer opinião é bem vinda...

Fauna: estou de acordo com tudo menos com os Ancistrus eles crescem cerca de 15cm é muito para as tuas dimensões ainda por cima 5?(para mim nem 1 quanto mais 5)

quantos ao Ramirezis acho bem é muito divertido assistir ao seu comportamento, só um concelho não comeces por eles, deixa o aquario encontrar o ecossistema, pois ele gostam de aguas velhas variação eles sentem, começas pelos outros e deixas estes para ultimo.

é apenas a minha opinião espero ter ajudado

abraços

Realmente não pensei seriamente nesse promenor, é que queria tentar criar tambem neste aquario por isso pensei em 5. lol

Eu tambem assim que pensei em colocar ramirezis eu decidi logo que seriam os ultimos a entrar, quero ter tudo estabilizado e nas melhores condições para eles. :)

Obrigado pelas opiniões foram de grande ajuda. e que venham mais que dão sempre jeito.

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Boas

estava a pensar colocar uma folhas de amendoeira da india ou outras folhas secas, o que acham?

Será que irá ser benéfico quer para o aquario, quer para os futuros inquilinos?

Mais tarde coloco umas fotos com o que estou a planear.

Agradeço comentários e sugestões dos mais entendidos.

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Boas amigo para mim deves mudar mesmo o filtro com esse não vais longe mais tarde ou mias cedo tens problemas amigo.

quanto a luz para essa plantas esta bom, para mais exigentes já te chegava 3x 18 com bom co2...

cumps!

Editado por LuisBarroso

Boas amigo para mim deves mudar mesmo o filtro com esse não vais longe mais tarde ou mias cedo tens problemas amigo.

quanto a luz para essa plantas esta bom, para mais exigentes já te chegava 3x 18 com bom co2...

cumps!

Boas

em relação ao filtro vou colocar um de cascata, tava a pensar num jebo 501 será suficiente?

E em relação as folhas secas será boa ideia?

Tinha pensado colocar uma lotus será luz suficiente?

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Boas amigo esse filtro é 250l/h era preferível mais pois não é bem como o fabricante diz por ex as medidas do meu aquario são 60x30x30 menos 10LT que o teu e tenho um cascata EHEIM Liberty 150 560L/H é sempre melhor a mais, eu futuramente vou comprar um externo neste momento devido a crise temos todos que poupar mas para a frente opto por externo, mas para já estou satisfeito com os resultados, mas o interno que tens não da mesmo apesar de não filtrar quase nada para o limpares é complicado e mais stressados os peixes ficam...

quanto a lotus é não meteria como digo isto é do teu gosto é uma planta que necessita de muito espaço, CO2 muito bom e luz media a intensa, não aconselhada para pessoal com pouca experiência..

cumps!

Boas amigo esse filtro é 250l/h era preferível mais pois não é bem como o fabricante diz por ex as medidas do meu aquario são 60x30x30 menos 10LT que o teu e tenho um cascata EHEIM Liberty 150 560L/H é sempre melhor a mais, eu futuramente vou comprar um externo neste momento devido a crise temos todos que poupar mas para a frente opto por externo, mas para já estou satisfeito com os resultados, mas o interno que tens não da mesmo apesar de não filtrar quase nada para o limpares é complicado e mais stressados os peixes ficam...

quanto a lotus é não meteria como digo isto é do teu gosto é uma planta que necessita de muito espaço, CO2 muito bom e luz media a intensa, não aconselhada para pessoal com pouca experiência..

cumps!

Boas

Obrigado pela ajuda, eu pensei neste porque como os ramirezis gostam de aguas calmas pensei que fosse o melhor, mas sendo assim opto por um melhor e com mais caudal.

Para já então esqueço a lotus neste aquario, talvez mais para a frente altere a calha e coloque mais 2 lampadas.

Em relação as folhas não me sabes dizer nada?

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

e também tenho um casal de ramirezi ja perdi três infelizmente pois é muito dificil encontrar o casal prefeito, o meu conselho é tentares encontrares o casal feito na loja, mais um conselho para o futuro atenção onde compras os ramirezi eles bastante vezes bem com parasitas internos devido a stress constante na loja, e tenho o meu filtro no máximo ele movimenta mais a agua a tona, mas também podes sempre regular o caule...

sobre as folhas acho que podes usar as da amendoeira da índia mas não tenho muita experiência com elas ainda, o processo que estou a fazer meto uma em vez em quando meses mas para prevenir parasitas, quando já usa-las para decoração penso que seja possivel :)

e também tenho um casal de ramirezi ja perdi três infelizmente pois é muito dificil encontrar o casal prefeito, o meu conselho é tentares encontrares o casal feito na loja, mais um conselho para o futuro atenção onde compras os ramirezi eles bastante vezes bem com parasitas internos devido a stress constante na loja, e tenho o meu filtro no máximo ele movimenta mais a agua a tona, mas também podes sempre regular o caule...

sobre as folhas acho que podes usar as da amendoeira da índia mas não tenho muita experiência com elas ainda, o processo que estou a fazer meto uma em vez em quando meses mas para prevenir parasitas, quando já usa-las para decoração penso que seja possivel :)

Bem isso é chato, espero não ter desses problemas.

Eu ainda não sei onde vou comprar, mas queria que fosse aqui no forum, tenho mais confiança se for eu a ir buscar a um criador do que nas lojas.

Eu vi alguns aquarios com folhas e achei interessante. Será que só dá as de amendoeira?

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

eu acho que mais darão amigo mas ja vi que colocas-te um poste deixa os mais intendidos dar a sua opinião pois a minha é pouca neste ramo das folha nem pesquisa nem experiência...

Bem venho aqui colocar umas fotos do que estou a pensar colocar no aquario a pensar nos ramz, mas tambem nas corys.

São bazaltos e por enquanto ainda não estão tratados, apenas nem limpos, isto foi apenas para um teste.

De Frente

grutas3.jpg

Visto de cima (Não liguem ao que está por trás lol)

grutas2.jpg

Outra prespectiva

grutas1.jpg

O que acham? será que os ramz iram gostar?

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões