Piscis Publicado Novembro 22, 2011 Publicado Novembro 22, 2011 (editado) Olá a todos! Mesmo após algumas leituras de tópicos semelhantes, continuo a precisar da vossa ajuda /opinião: Tenho um aqua montado há uns seis anos com cerca de 100 Lts. Há volta de dois meses morreu subitamente um escalar com cerca de dois anos e mais ou menos uma semana depois um adulto, que estava no aqua praticamente desde o início. Não os vi com respiração ofegante nem a nadarem obliquamente. Agora que penso à distância, tinham apenas as barbatanas um pouco esfareladas, talvez. Na altura, depreendi que fosse de morte natural, uma vez que já eram peixes antigos no aquário e não houve qualquer alteração no mesmo (p. ex peixes novos, lavagem do filtro, etc..). Adquiri depois quatro escalares juvenis. Dois deles ganharam ícteo. Não vi que afectasse mais nenhum peixe a não ser aqueles dois. Tenho um cardume de rasboras, 3 tetras santa filomena, 1 corydora, 1 kribensi adulto e um peixe gato com uns 10cm. Fiz os procedimentos habituais: subi a temperatura da água, coloquei o azul de metileno nas doses recomendadas. Hoje, um dos escalares está completamente limpo e o outro ainda apresenta umas pintas... já não sei se é icteo se são ainda as escamas deterioradas, visto que ele é completamente preto e qualquer alteração à escama nota-se bem.. . Apesar de também não apresentarem qualquer sintoma, os outros dois (os que não tiveram ícteo) morreram-me subitamente e no mesmo dia, há cerca de 15 dias. Comiam, mostravam-se muito activos e felizes... como disse, foi subitamente numa questão de horas. Visto que a situação me pareceu realmente anormal, fiz a limpeza do filtro externo (em água do aquario) e uma TPA de +/- 20lts. Até por causa do tratamento que fiz do azul de metileno. Removi todas as plantas e troncos e passei tudo por água também. Limpei profundamente o areão para remover, pensei eu, vestígios de comida e impurezas maiores que estivessem a alterar a qualidade da água. Isto foi há cerca de 10 dias. Ontem morreu-me o último escalar adulto que tinha e estava no aquário há um ano e meio, dois anos. Novamente, numa questão de horas. Não observei qualquer alteração, nem de respiração, nem de nadar, a não ser as barbatanas esfareladas. Restam-me agora os dois escalres negros juvenis e rezo para que não tenham o mesmo fim... observo que estão bem... mas têm as barbatanas também esfareladas. Tudo aponta, pelo que li, para a má qualidade da água e sei que sem ler os parâmetros é difícil perceber a razão. Nestes anos todos nunca adquiri os testes porque nunca tive necessidade de o fazer, nunca tive este tipo de problemas, muito menos doenças. Dadas as circunstâncias vou ter de o fazer e terei todo o gosto de colocar aqui os resultados. Mas entretanto, pela vossa experiência, o que pensam que é? O que me faz mais estranheza é que não afectou mais nenhum tipo de peixe, nem mais nenhum apresenta as barbatanas assim. Se fosse um ataque de nitritos (é assim que se diz?) não afectava os outros peixes também? E porquê agora de repente passado tantos anos do aquário montado? Acontece assim de um momento para o outro? Muito obrigada pela vossa ajuda e pachorra para ler este post gigante! Editado Novembro 22, 2011 por Piscis "No fundo do mar há brancos pavores, Onde as plantas são animais E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen
Piscis Publicado: Novembro 23, 2011 Autor Publicado: Novembro 23, 2011 (editado) Aqui estão as fotos dos meus sobreviventes. Qual a vossa opinião? http://c8.quickcachr...1763_YAaP0.jpeg http://c2.quickcachr...1766_qTlFz.jpeg Editado Novembro 23, 2011 por Piscis "No fundo do mar há brancos pavores, Onde as plantas são animais E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen
SusanaPaço Publicado: Novembro 23, 2011 Publicado: Novembro 23, 2011 (editado) Qualidade da agua principalmente. Já viste os parâmetros da agua? Ah, tpa valente o mais rápido possível! As bordas esfareladas estão pretas ou brancas? Depois os pontos brancos....aquilo é quase de certeza ictio. Tens de usar um medicamento próprio para isso como o sera costapur e subir a temperatura para volta dos 31 graus. Repara quem no resto da fauna, deve ter de certeza ictio também Editado Novembro 23, 2011 por SusanaPaço
Piscis Publicado: Novembro 23, 2011 Autor Publicado: Novembro 23, 2011 (editado) Obrigada pelo feedback! Será mesmo que o ícteo está a voltar? Há cerca de 20 dias fiz o tratamento, meti a água a 30-31º. Mal notei, até antes de comprar o tratamento, meti sal nas proporções recomendadas. Aliás, toda a vida resolvi o problema do ícteo assim: temperatura e sal e nunca tive baixas. Desta vez fui mais incisiva e meti o medicamento também. Passado uns dias o ícteo desapareceu. Mais nenhum peixe apresentou sintomas, a não ser estes dois escalares. Pensei tê-lo erradicado. Nos últimos dias vejo-os a ficar com este aspecto e de novo as barbatanas a danificarem cada vez mais. As bordas são pretas, à cor deles. Estes pontos brancos não me parecem ícteo. Eu sei que as fotos não são de boa qualidade e não dá para ver bem... não são bem pontinhos definidos, tipo pontas de agulha, como já tiveram. Também não aparentam respiração ofegante e tentativa de se coçarem contra as plantas, que são outros sintomas de ícteo... Parecem-me mais escamas descoloradas... ou danificadas. E tenho a certeza que também não é obra de nenhum peixe que os persegue... Mas o que mais me causa estranheza é que mais nenhum peixe tem este aspecto, nem as barbatanas esfareladas. Nos peixes de menor porte é menos visível, mas no meu peixe gato, por exemplo, vê-se bem e não se passa nada. Antes de fazer um novo TPA quero ler os parâmetros e depois coloco aqui os resultados. PS. Já agora usei o Tetra Contralck. Editado Novembro 23, 2011 por Piscis "No fundo do mar há brancos pavores, Onde as plantas são animais E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen
SusanaPaço Publicado: Novembro 23, 2011 Publicado: Novembro 23, 2011 O tamanho das pintas indica ictio mas repara em mais um pormenor, as bordas das pintas são regulares ou irregulares? Têm aspecto de algodão? De resto como estão as barbatanas? O tratamento do ictio tem de durar obrigatoriamente 20 dias de temperatura acima dos 30 graus pois tens de percorrer todo o ciclo de vida do parasita. O contralck nao é muito eficaz, prefiro o sera costapur
Recommended Posts