exman Publicado Novembro 22, 2011 Publicado Novembro 22, 2011 Boa tarde, Á coisa de meio ano fiz uma calha DIY para duas lampadas T8 (15 watt) para o meu aquário que tem aproximadamente 40 litros. Actualmente tenho o substrato da Sera (floredepot) com uma camada de JBL Manado por cima. Acontece que as plantas estão constantemente cobertas com "Green Spot" e o próprio inerte do solo começa a ficar "verde"...e os vidros também são contaminados... As duas lampadas são respectivemente: Aqua-Glo 18.000k Zoo-Med Flora Sun 5000k Já meti Co2 caseiro, fertilização com Elos Planta Fase 1, reduzi o fotoperíodo, reduzi a alimentação aos peixes...enfim...nada de resultados. As plantas que mantenho não são nada de mais : Egeria Densa, Staurogyne Repens ( as suas folhas começaram a ficar amareladas..., Echinodorus Parviflorus...tentei Cuba mas sem resultado. Alguma dica? Cumprimentos Citar Renato Ferreira Santa Maria da Feira/Aveiro
A. Ferreira Publicado: Novembro 22, 2011 Publicado: Novembro 22, 2011 Viva, Vê aqui: http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm As causas mais comuns são deficiências de fosfatos e Co2. Demasiadas horas de iluminação também não ajudam (não parece ser o caso). Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
jpospr Publicado: Novembro 22, 2011 Publicado: Novembro 22, 2011 Verificava os níveis de Fosfatos. Os K das lâmpadas tb não me parecem os mais adequados principalmente a de 15.000, eu colocava uma com menos (max 10.000) Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
gmmartins Publicado: Novembro 22, 2011 Publicado: Novembro 22, 2011 Viva, as algas verdes nas plantas (GSA) são consequência da falta de fosfatos. Como não fertilizas com macros (Fase 1 = micros) e como ainda por cima cortaste na comida dos peixes (que poderá ter alguns fosfatos) estas não vão desparecerem. Aconselho-te a comprares um fertiizante à base de macros (por exemplo o Fase 2 e K40 já que estás a usar a Elos). Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
exman Publicado: Novembro 22, 2011 Autor Publicado: Novembro 22, 2011 Humm tentarei resolver o assunto por fases: primeiro vou corrigir a fertilização e talvez volte ao CO2 caseiro nem que seja para teste. Depois mudarei a lâmpada de 18.000 K (em comparação com a de 5000k (tem uma tonalidade avermelhada) esta parece-me bastante mais azul...não sei quais as gamas de espectro que as plantas preferem...talvez uma daylight (mais amarelada) resolva não? Quanto ao substrato (não acho grande espiga...deixou muito a desejar...) não terá culpa no cartório? Citar Renato Ferreira Santa Maria da Feira/Aveiro
Recommended Posts