Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Á coisa de meio ano fiz uma calha DIY para duas lampadas T8 (15 watt) para o meu aquário que tem aproximadamente 40 litros. Actualmente tenho o substrato da Sera (floredepot) com uma camada de JBL Manado por cima. Acontece que as plantas estão constantemente cobertas com "Green Spot" e o próprio inerte do solo começa a ficar "verde"...e os vidros também são contaminados...

As duas lampadas são respectivemente:

Aqua-Glo 18.000k

Zoo-Med Flora Sun 5000k

Já meti Co2 caseiro, fertilização com Elos Planta Fase 1, reduzi o fotoperíodo, reduzi a alimentação aos peixes...enfim...nada de resultados.

As plantas que mantenho não são nada de mais : Egeria Densa, Staurogyne Repens ( as suas folhas começaram a ficar amareladas..., Echinodorus Parviflorus...tentei Cuba mas sem resultado.

Alguma dica?

Cumprimentos

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Publicado:

Viva,

Vê aqui: http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm

As causas mais comuns são deficiências de fosfatos e Co2. Demasiadas horas de iluminação também não ajudam (não parece ser o caso).

Abraço,

Publicado:

Viva,

as algas verdes nas plantas (GSA) são consequência da falta de fosfatos. Como não fertilizas com macros (Fase 1 = micros) e como ainda por cima cortaste na comida dos peixes (que poderá ter alguns fosfatos) estas não vão desparecerem.

Aconselho-te a comprares um fertiizante à base de macros (por exemplo o Fase 2 e K40 já que estás a usar a Elos).

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Humm tentarei resolver o assunto por fases: primeiro vou corrigir a fertilização e talvez volte ao CO2 caseiro nem que seja para teste. Depois mudarei a lâmpada de 18.000 K (em comparação com a de 5000k (tem uma tonalidade avermelhada) esta parece-me bastante mais azul...não sei quais as gamas de espectro que as plantas preferem...talvez uma daylight (mais amarelada) resolva não?

Quanto ao substrato (não acho grande espiga...deixou muito a desejar...) não terá culpa no cartório?

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!