Recommended Posts

Publicado:

Boas, tens várias opções agora depende daquilo quer queiras gastar.

Desde Akhadama, Elos Terra, JBL Manado e os Aqua Soil da ADA, tens muito por onde escolher.

Posso-te dizer que já usei da Elos e da JBL e fiquei bastante satisfeito com os resultados.

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

• 3 semanas depois...
Publicado:

Já agora aproveito o tópico para continuar a questão... mas eu fiz o contrário, ou melhor, irei fazer.

Vou comprar 3L de ADA Aquasoil Amazonia e queria saber o que pôr por baixo. Estou indeciso entre o que o correiabastos comprou e entre o substrato sugerido pela própria marca (PowerSand M 2L).

Em termos de preço: Tropica 5L = 17 € e PowerSand 2L = 25€...

Venham sugestões...

Ricardo Domingues

Publicado:

O power sand apesar de excelente precisa de ser compensado com alguns nutrientes que rapidamente perde, é mais um substrato de perefeccionista que exige alguns cuidados extra onde vais acabar por gastar mais dinheiro. Em termos de manutenção/preço ficas melhor com o tropica PSIQUICO.

Publicado:

Viva,

verdadeiramente não precisas de por nada por baixo do Amazonia. Ele já é fértil quanto baste. Tem atenção que se usares o Amazonia tens que fazer TPAs todos os dias na primeira semana e depois ir espaçando com o tempo. Isto porque liberta amónia no início. De resto, é o substrato de eleição para plantados.

abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Ele é óptimo pois é dos substratos mais estáveis para um aquario mas por exemplo num aquario medido regularmente verifiquei que perdeu o ferro em apenas 4 meses. Alias a ada vende normalmente o substrato e os aditivos separadamente

Publicado:

Achas?

Pelo que li, o Amazonia é inerte, por isso no saco até faz publicidade ao PowerSand, o qual deverá ser colocado por baixo do Amazonia. Sendo inerte, iria servir apenas para as plantas enraizarem e não para crescerem.

Seja como for, já me tentaram convencer a manter só o inerte e a pôr bolas da JBL para as raízes absorverem, as quais duram cerca de 1 ano.

Agora fico um bocado baralhado.

Ricardo Domingues

Publicado:

Olá Susana,

O amazónia é sobretudo azoto (nitratos e amónia) e fosfatos. De resto não leva quase mais nada. Para além disto tem uma boa capacidade de troca iónica pelo que com o tempo ajuda a "guardar" alguns nutrientes no substrato.

Ferro (e micros) e potássio tens que dar via fertilização líquida (Steps e K).

Não confies nos testes de Ferro. Eles não têm capacidade para medir o Ferro na sua forma quelatada pelo que até podes ter 1000 ppm de ferro que não serve de nada às plantas.

Abraço.

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Pois gm :) mas fiz mesmos os testes ao próprio substrato com amostras pequenas retiradas de vários pontos do aquario. Revelou-se que o ferro que originalmente tinha perdeu-o todo :) felizmente é apenas um aquario decorativo de pequenas dimensões :P melhor para as minhas costas nestes testes de que me lembro :P (ah, e nada como meter caloiros em aula pratica de química a aprenderem a detectar os nutrientes de solos - de aquario e da boa velha terra de agricultura - e assim ver os resultados do Aqua )

Publicado:

Achas?

Pelo que li, o Amazonia é inerte, por isso no saco até faz publicidade ao PowerSand, o qual deverá ser colocado por baixo do Amazonia. Sendo inerte, iria servir apenas para as plantas enraizarem e não para crescerem.

Tenho a certeza. O Amazonia não só tem nutrientes como ainda te baixa o pH e gH.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Respondemdo ao PSIQUICO, as plantas tendem a vingar melhor em substrato fértil do que com as bolas da jbl, aliás porque assim vais criar pontos de ancoragem e as plantas vão derivar para as bolas em vez de teres a plantação igualmente distribuída :)

Publicado:

Posso sempre desfazer as bolas em pedaços e colocá-las num perimetro afastado do caule das plantas, talvez num raio de 3 a 5 cm, dependendo do tamanho da planta.

GM, baixar o PH e GH soa-me muitíssimo bem, pois n queria utilizar químicos para reduzir o PH.

Sendo assim, irei usar apenas o Amazonia no início, e algum tempo depois introduzo as tais bolas em bocados espalhados, de forma a garantir que não haja falta de nutrientes.

Ricardo Domingues

Publicado: (editado)

Os tetra initial sticks funcionam melhor e mais facilmente que as bolas da jbl :)

Editado por SusanaPaço
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Não sendo eu um expert na matéria, deixo apenas a minha opinião baseada na experiência que tenho vindo a adquirir.

Já utilizei substratos férteis e inertes com base fértil e também já utilizei tetra initial sticks. Penso que primeiro que tudo a questão que se coloca é que tipo de plantado se pretende. Hi-tech ou Low-tech?

Se Low-tech, então aconselho-te tropica + ADA Amazonia. Com TPA's 1 vez por semana e adição de micros da tropica (sem CO2 e Luz 0.5W/l).Se high-tech, então Pawer Sand + aditivos + Amazonia. Com TPA's diárias durante a 1ª semana, passando de 2 em 2 dias na 2ª semana e 1 vez por semana a partir da 3ª semana. Fertilizantes ADA Brighty K + Setp 1 e a partir do 3º mês step 2 (com CO2 e luz 1W/l). Estes exemplos funcionam (aquarios de 60 litros). Aconselho a fazer bem logo do inicio do que ir gastando dinheiro para tentar remediar ou corrigir as situações.

Abraço