Vilela Publicado Novembro 21, 2011 Share Publicado Novembro 21, 2011 Boas noites, Bom, estranhamente (no meu ponto de vista), os meus 2 ramirezis apareceram com ictio (tenho + peixes no aqua mas nesses nada apareceu), digo estranhamente porque ultimamente tenho andado ocupado e nem TPA fiz, segundo sei, ictio aparece quando há algum choque térmico, certo? Anyway, coloquei os 2 rams num aqua-hospital e fiz tratamento com protozin, ao 3º dia já não aparentam nenhum sinal da doença. Agora a duvida, continuo o tratamento até ao fim (falta o 6º dia, ja fiz o 1º,2º e 3º) ou posso voltar a mete-los no aqua principal? cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Geada Publicado: Novembro 21, 2011 Share Publicado: Novembro 21, 2011 boas, o tratamento tens de o seguir até ao fim para erradicar completamente o ictio, tens o exemplo dos anti-bioticos se não seguires até ao fim o tratamento arriscas-te a ficar mais atacado do que antes. A que temperatura colocas-te o aqua-hospital? Nem sempre o ictio aparece quando á um choque térmico, a grande razão da aparição é o efraquecimento das defesas dos peixes que pode ser derivado a inúmeras razões, o mais certo foi que o desleixo que tives-te em não fazer as tpas piorou a qualidade da agua enfraquecimento os peixes, e como os rams são peixes relativamente fracos apareceu somente neles.. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
BMike Publicado: Novembro 21, 2011 Share Publicado: Novembro 21, 2011 Boa noite vilela, eu tive a pouco tempo o meu casal de ramirezi com ictio ( podes ver nas fotos nas Fotos/Comunitário/ One Way e Two wayz) e consegui com que desaparecesse só com o aumento de temperatura para 31º, mas tens de ver se os outros peixes aguentam, tive uma baixa, uma rasbora que não aguentou a temperatura. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vilela Publicado: Novembro 21, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 21, 2011 Boas, a temp no aqua-hosp tá nos 28º +\-, pois possivelmente terá sido pela qualidade da agua. pensei nisso, alias quando os tirei para o aqua-hosp fiz TPA. Por norma faço semanalmente TPA de 15/20%, a semana passada não fiz, teve cerca de 2 semanas sem TPA apenas. Bom pelo que vejo dos peixes já estão impecáveis, Quarta-Feira será então o ultimo dia de tratamento, quinta-feira passo-os para o principal Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Geada Publicado: Novembro 22, 2011 Share Publicado: Novembro 22, 2011 Duas semanas se não tens muitos peixes é aceitavel, mas se tiveres o aquario lotado ai é outra conversa. Quando acabares o tratamento dá noticias ao pessoal. Fica bem Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Novembro 22, 2011 Share Publicado: Novembro 22, 2011 Nao é seguro ainda fazeres os rams passarem para o Aqua principal. Se foi de facto ictio precisarás de duas semanas para matares todas formas de vida do parasita. É como o antibiótico para nos, tens de seguir o tratamento até ao fim para nao haver recaídas. E o fruto disso sao as faltas de TPA's, ictio é um ser vivo parasita e nao aparece do nada, o que o choque térmico pode ter provocado é uma baixa na imunidade dos teus rams mas já lá tinhas o ictio. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vilela Publicado: Novembro 22, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 22, 2011 Boas, Antes de mais obrigado pelas respostas. No aqua estão: casal de ramirezis, 2 ottos e 1 ancistrus Nada mais. Está montado à 3 meses a única mudança que fiz foi passar para um Eheim 2211 e tirar o interno, e mais recentemente adicionar 1 tronco Red Moor Wood. Estranhei a Ram femea andar a raspar/coçar-se no JBL Manado e agora que penso, deve ter sido o 1º sinal de que o ictio já la estava efectivamente, mas só ànt 4 dias é que apareceram as ditas pintas brancas pelo corpo, não muitas, passei-os logo para o outro aqua e meti o protozin, ao fim do 2º dia já nao tinham nada, o ultimo dia de tratamento é amanhã, e Sexta-Feira é dia de TPA e volto a colocá-los no principal, ou deixo-os mais um tempo no aqua-hospital? Setup Aqua 54L (60x30x30) Eheim 2211 (dentro de dias vou passar para um 2213) Eheim Jagger 50W JBL Aquabasis+JBL Manado E muita flora. Vallisnerias+Echinodorus+Micranthemoides+Christmas Moss. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vilela Publicado: Novembro 22, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 22, 2011 News: O que temia acabou por acontecer. Terei que fazer tratamento no aqua principal também. Hoje ao chegar a casa reparei num dos ottos com os mesmos sintomas. Existe a possibilidade de terem sido os ottos a contaminar o resto? os ottos foram os últimos a entrar e logo de seguida apareceram os ramirezis com ictio.. La vai ter que ser. Nao queria fazer no principal para tentar preservar ao máximo a flora mas nestas condiçoes, nao vou correr + riscos e faço tratamento no principal para irradiar de vez a doença. cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Novembro 22, 2011 Share Publicado: Novembro 22, 2011 2 semanas com a temperatura elevada aos 30, 31 graus. é o que precisas para erradicar o ictio do teu aquário. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vilela Publicado: Novembro 22, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 22, 2011 E a flora? 30º durante 2 semanas parece-me um tratamento um tanto para o radical, antes prefiro usar químicos, que no caso do Protozin não refere fazer mal às plantas. O aqua é plantado. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Novembro 22, 2011 Share Publicado: Novembro 22, 2011 não te preocupes que as plantas na sofrem Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joel Bonifácio Publicado: Dezembro 19, 2011 Share Publicado: Dezembro 19, 2011 Há plantas que nao sobre vivem tanto tempo a essa temporatura e vao acabar por sofrer bastante ou mesmo morrer. tens que ver que plantas tens ai. Mas na minha opiniao o melhor é retirares os rams ou os peixes e fazeres o tratamento a parte ! Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Luis Publicado: Dezembro 21, 2011 Share Publicado: Dezembro 21, 2011 boas pessoal, sou novo neste mundo dos aquarios e neste fórum também. o que me levou a escrever aqui no fórum foi que a mais o menos 3 dias os meus 2 ramirezi começaram a comportar-se de maneira diferente e tem se vindo a agravar desde então.. comecei a pesquisar na Internet e acho que a doença que eles tem é aquela que surge no titulo deste tópico, o problema é que ha muita informação e nao consigo distinguir o que é suposto eu fazer ou não fazer. os sintomas são, pouca actividade, pouco apetite e pintas brancas por todo o corpo. o meu aquario e relativamente pequeno, cerca de 15/20 lts, tenho um termómetro e uma bomba para circular a aqua. a temperatura da agua anda nos 27ºc e troco cerca de 1/3 da agua de 4 em 4 dias. alguém me pode dizer o que devo fazer, peço desde já desculpas por estar a criar este tópico quando certamente já há alguns com as "ditas" curas para este peixe. Uploaded with ImageShack.us Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Dezembro 21, 2011 Share Publicado: Dezembro 21, 2011 (editado) boas pessoal, sou novo neste mundo dos aquarios e neste fórum também. o que me levou a escrever aqui no fórum foi que a mais o menos 3 dias os meus 2 ramirezi começaram a comportar-se de maneira diferente e tem se vindo a agravar desde então.. comecei a pesquisar na Internet e acho que a doença que eles tem é aquela que surge no titulo deste tópico, o problema é que ha muita informação e nao consigo distinguir o que é suposto eu fazer ou não fazer. os sintomas são, pouca actividade, pouco apetite e pintas brancas por todo o corpo. o meu aquario e relativamente pequeno, cerca de 15/20 lts, tenho um termómetro e uma bomba para circular a aqua. a temperatura da agua anda nos 27ºc e troco cerca de 1/3 da agua de 4 em 4 dias. alguém me pode dizer o que devo fazer, peço desde já desculpas por estar a criar este tópico quando certamente já há alguns com as "ditas" curas para este peixe. Uploaded with ImageShack.us Não vou poder de deixar de dizer que o pessoal só coloca as suas duvidas quando algo esta mal já não é mau é um principio, mas já viste que 15 a 20 LT para os Ram para mim é crime, porque antes de aderir não pesquiso um bocado? para mim é cruel... E não tens filtro? Sim o Ram estão com ictio deves aumentar a temperatura para 30 graus se tiveres outros peixes atenção que alguns podem não aguentar a Temp elevada (espero que não o tenhas nessas litragem).. Tentar dar uma vida melhor a esses Ramirezi Abraços Editado Dezembro 21, 2011 por LuisBarroso O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Paulo Publicado: Dezembro 21, 2011 Share Publicado: Dezembro 21, 2011 Boas, Faz o que te disseram anteriormente e amanhã compra um medicamento para o ictio. Quanto ao aquário, tens de pensar rapidamente em mudar porque 20 litros é muito pequeno, mesmo para outro tipo de peixes. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Luis Publicado: Dezembro 21, 2011 Share Publicado: Dezembro 21, 2011 em principio já esta resolvido, infelizmente já fui um bocado tarde. pois já morreu um ramirezi..=( pois agora fiquei a saber que o ramirezi é um peixe sensível as condições da agua.. chamei um amigo que me trouxe uma bomba com filtro, e um liquido azul que deitou na agua(não fiquei a perceber o que era) e subi a temperatura da agua para os 30ºc. entretanto o ramirezi já se encontra mais activo e os restantes peixes livres de sintomas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Dezembro 21, 2011 Share Publicado: Dezembro 21, 2011 e os restantes? há mais ainda? O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts