Recommended Posts

Publicado

Viva! Tenho um casal desta espécie e gostava de saber qual o ponto limite para retirar a femea para a maternidade?

 

Obrigado

Meso

Publicado:

OLá

Se procurares mais abaixo há 1 tópico que explica tudo "Criação de Mollies para comunitários"DIY/How to...lê que ficas a saber muita coisa.

Xau e boa sorte.

No entanto desde já te digo que as mollies demoram 3/4 semanas a ter as crias.

Boa sorte

Isa

Publicado:

Caros amigos,

 

Nunca usem " maternidades " com estes peixes por favor...

Estas caixas de tortura apenas funcionam com algumas espécies como o Guppy e têm a desvantagem de causar partos prematuros ou muito prolongados, “ stress “ às fêmeas com consequências graves na imunidade, poluição da água através dos alimentos não consumidos ( alimentos não vivos ) e aumentam o canibalismo e a agressividade.

Algumas Molinésias podem prolongar a gestação por mais e 9 meses em maternidades, e o que daí resulta não são boas notícias para as crias mais frágeis.

O ideal é um aquário muito bem plantado com escapatórias suficientes para se salvar uma boa parte da ninhada. Não interessa salvar TODOS os recém nascidos porque em breve teremos um aquário superlotado com peixes demasiado aparentados para os deixarmos reproduzirem-se entre si. ( A consanguinidade deteriora rapidamente uma população pequena ).

Desta forma evitam-se os males da ditas " maternidades " acima apontados, criamos uma atmosfera harmoniosa e natural para os nossos amados peixes e em certas espécies podemos mesmo acabar com os actos desesperados de canibalismo em pouco tempo se os adultos conviverem com crias no mesmo espaço ( mesmo que eventualmente consigam comer algum recém nascido ).

As presas vivas ajudam a que muitas espécies se desinteressem pelas crias mesmo se o aquário for pouco plantado.

Compreendo que nas nossas casas por vezes só há espaço para um aquário, contudo em último caso para as variedades maiores de Molinésia proponho um aquário com cerca de 60 X 30 X 35 cm com uma rede a uns 10 cm do fundo e uma parede de acrílico não transparente a outros 10 cm de uma das faces laterais respeitando os 10 cm do fundo a que a rede se encontra ( para permitir que os recém nascidos possam completar o acto do nascimento com pelo menos uma imprescindível vinda à superfície ), pode resultar com menos traumas.

Boa sorte !

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Publicado:

Muito obrigado pelas dicas. No entanto queria dizer que nem sempre as condições são as ideais para as espécies, especialmente em aquários comunitários. Vamos tentar fazer o melhor possivel para ambos (eu e a moly!)

 

Meso