Jorge N. Ferreira Publicado Novembro 17, 2011 Publicado Novembro 17, 2011 Por falta de espaço em casa, arranjei um aquário com umas medidas esquisitas (120 de comprimento, 60 de altura e 20 de profundidade). Dúvidas: 1- Exactamente por falta de espaço, o filtro terá que ser interno. Penso que necessito de um caudal de 450l/h. Visto o comprimento do aquário ser 120cm, bastará um de 450l/h ou será melhor colocar dois, um de cada lado, tendo a soma dos caudais deles os mesmos 450l/h? E onde colocar? A meio da altura ou encostado(s) ao fundo (penso ser esta a melhor opção)?. 2- A mesma dúvida em relação ao termostáto/aquecedor. Um de 200W ou dois de 100W, um de cada lado? E em que posição? Já li que é melhor colocar na vertical e já li que é melhor colocar no fundo na horizontal porque a água quente sobe. 3- Precisarei de bomba de ar com difusor, ou a agitação do(s) filtro(s) será sufeciente? Se for necessário, preciso de uma bomba que debite quantos litros/hora? 4- Admitindo que coloco um ou dois filtros, terei que colocar areão grosso junto ao mesmos. Haverá algum tipo de areia mais fina (que simule a areia da praia) que possa colocar mais longe para dar aspecto de praia ao fundo? Se sim, como depois se faz a limpeza (não deve ser aspirando)? Agradeço imenso a ajuda. de certeza que ainda vão surgir mais dúvidas Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
tupi-guarani Publicado: Novembro 17, 2011 Publicado: Novembro 17, 2011 Boas. Com 20 cm de fundo vais ocupar metade com o filtro. Eu sugiro sempre um externo. Se não tens espaço pensa num tipo "cascata". fica fora do aqua mas não ocupa espaço dentro. 450l/h parece-me pouco...se ainda não tens filtro sugiro no mínimo um 600l/h... Que peixes pensas colocar? Se colocares 2 filtros coloca 2 resistências, o importante é ter uma temperatura uniforme não vejo grande importância a posição da resistência, o calor sobe mas a agua vai estar em circulação por isso coloca isso como te der mais jeito. Pesquisa mais sobre a bomba de ar. existe uma ideia bastante errada sobre a função dessa bomba nos aquários. se houver uma boa circulação não vais precisar da bomba de ar. é só uma opinião. Não percebo ao que te referes na ultima questão. Vai ao Aquallun calculos e vais ter uma ideia do que precisas. Citar
Manik48 Publicado: Novembro 18, 2011 Publicado: Novembro 18, 2011 4- Admitindo que coloco um ou dois filtros, terei que colocar areão grosso junto ao mesmos. Haverá algum tipo de areia mais fina (que simule a areia da praia) que possa colocar mais longe para dar aspecto de praia ao fundo? Se sim, como depois se faz a limpeza (não deve ser aspirando)? Podes usar a chamada areia de sílica. é uma areia muito fina e branca que pode ser usada em aquariofilia e também é conhecida por areia de ciclídeos se não estou em erro aconselho vivamente a usares substracto fértil por baixo, especialmente da areia de sílica, caso estejas a pensar num plantado. Quanto ao resto o filtro em cascata parece-me melhor caso não tenhas espaço para um externo. Força nisso e vai dando novidades. Abraço Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 18, 2011 Autor Publicado: Novembro 18, 2011 Boas. Com 20 cm de fundo vais ocupar metade com o filtro. Eu sugiro sempre um externo. Se não tens espaço pensa num tipo "cascata". fica fora do aqua mas não ocupa espaço dentro. Vai ao Aquallun calculos e vais ter uma ideia do que precisas. Boas, Bom site, não conhecia. Com essa do filtro tipo cascata é que me estão a lixar LOLOL, ia fazer o móvel e uma tampa e assim já se me alteram os projectos para a tampa. mas se são melhores, vamos a eles. Opto por um no centro do aquário ou dois, um de cada lado? E assim, com 60 cm de altura, acha que o movimento na água é o sufeciente ou terei que colocar algo mais? Podes usar a chamada areia de sílica. é uma areia muito fina e branca que pode ser usada em aquariofilia e também é conhecida por areia de ciclídeos se não estou em erro aconselho vivamente a usares substracto fértil por baixo, especialmente da areia de sílica, caso estejas a pensar num plantado. Quanto ao resto o filtro em cascata parece-me melhor caso não tenhas espaço para um externo. Boas, O substracto que estou a pensar colocar por baixo é o vulgo areão grosso que já utilizo em outro aqua. Em relação a ser plantado, como estou a fazer tudo, queria ver se fazia também um fundo 3D. Se o fizer colocarei apenas duas ou 3 plantas... de plástico Essa areia de sílica tem que ser lavada nas TPA's ou basta agitá-la como ao resto do areão? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
tupi-guarani Publicado: Novembro 19, 2011 Publicado: Novembro 19, 2011 Eu colocaria 2 filtros menores (ex.) 300l/h. Se não superlotares o aquário de peixes, penso que não precisas de mais nada. Se tapares o aquário, coloca uma bomba de ar. Não vai fazer nenhum milagre mas entra ar novo e a circulação faz o resto. Penso que 2 resistências de 75w devem ser suficientes. Quanto ás plantas, podias experimentar umas de fácil manutenção, eu tenho entre outras a valisneria gigantea é muito fácil de cuidar, não precisa de muita luz e só precisas de por algum areão grosso ou cascalho simples para que ela fixe a raiz. Essa planta solta "brotos" por isso não é preciso comprar muitas. Digo isto porque num aquário desse tamanho as plantas ajudam a estabilizar o "ecossistema" . Vais notar a diferença nos parâmetros da agua, vão ficar mais estáveis... Fica bem. Citar
fernandoJb Publicado: Novembro 19, 2011 Publicado: Novembro 19, 2011 Boas, e não utilizes a areia de sílica por cima de substrato, vão acabar por se misturar e fica horrível. A idéia de " Tupi-guarani" especialmente quanto às plantas, para mim seria o melhor. Cumps Citar Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229
fernandoJb Publicado: Novembro 19, 2011 Publicado: Novembro 19, 2011 Desculpa só uma pergunta. Que fauna estás a pensar ter? Citar Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 19, 2011 Autor Publicado: Novembro 19, 2011 fernandoJb estou a pensar em manter os guppies, mollys, platys, neons, cascudos e introduzir mais umas duas ou três espécies. tupi-guarani vou levar muito a sério essa ideia, mas no que pesquisei dessa planta diz que ela necessita de imensa luz. Em relação aos filtros de cascata, os que tenho visto aspiram apenas a zona superior da água. Será melhor acrescentar o tubo e colocar a aspiração junto ao fundo? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
tupi-guarani Publicado: Novembro 19, 2011 Publicado: Novembro 19, 2011 Boas Esquece isso da iluminação, podes pedir mais opiniões, o aconselhado é media/baixa. O motivo é simples, essas plantas crescem muito rapido, mas com muita iluminação torna-se o alvo perfeito para algumas algas... Qualquer iluminação serve. baixa: vai ficar um pouco amarelada em algumas zonas. media: é o aconselhável. alta: vais ter a curto prazo algumas algas. É lógico que só digo isto, porque sugeri apenas esta planta e penso que a iluminação não é de todo (neste caso) o mais importante. tudo tem solução. O filtro pode levar um tubo até ao fundo, até podes colocar um tubo em L para ir buscar agua mais a meio do aquário. tens que colocar uma rede na ponta. Não sei se vem com ele. Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 20, 2011 Autor Publicado: Novembro 20, 2011 Boas Esquece isso da iluminação, podes pedir mais opiniões, o aconselhado é media/baixa. O motivo é simples, essas plantas crescem muito rapido, mas com muita iluminação torna-se o alvo perfeito para algumas algas... Qualquer iluminação serve. baixa: vai ficar um pouco amarelada em algumas zonas. media: é o aconselhável. alta: vais ter a curto prazo algumas algas. É lógico que só digo isto, porque sugeri apenas esta planta e penso que a iluminação não é de todo (neste caso) o mais importante. tudo tem solução. O filtro pode levar um tubo até ao fundo, até podes colocar um tubo em L para ir buscar agua mais a meio do aquário. tens que colocar uma rede na ponta. Não sei se vem com ele. As algas é que não quero. Pelo que li depende da iluminação. Pouca luz, um tipo de algas, muita luz, outro tipo de algas. Ando a "estudar" mais plantas. A minha vida profissional pode-me afastar de casa durante alguns periodos de tempo e a mulher só sabe colocar comer (e mal). Em relação aos filtros, como estou a pensar em colocar dois, o que achas? Um a filtrar em cima e outro em baixo, os dois ao centro... eu não sei, mas como penso que os dejectos afundam... dois de cascata a "chupar" do fundo será o melhor? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
tupi-guarani Publicado: Novembro 20, 2011 Publicado: Novembro 20, 2011 2 filtros a puxar no fundo. Algas aparecem mesmo sem plantas. Basta ter muita luz ou estar exposto à luz solar etc... Nem sempre são um grande problema. Pensa na fauna a contar com isso. ancistros comem algas e ampularias também.mas algumas tambem comem as plantas. disseste que ias por cascudoS(errado). se puzeres vários vão passar a vida na porrada. Alguns dão-se bem mas a maior parte são territoriais e já estas a ver o que acontece. não mistures espécies de ambientes muito diferentes. pesquisa sobre cada um antes de comprar. por vezes são muito lindos mas depois são muitos problemas para resolver. Eu no inicio passei dias e dias a pesquisar. Depois fiz umas quantas asneiras. Depois ainda outras. E agora ainda faço umas pequenas...mas com os anos isso vai calejando... Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 20, 2011 Autor Publicado: Novembro 20, 2011 Eu no inicio passei dias e dias a pesquisar. Depois fiz umas quantas asneiras. Depois ainda outras. E agora ainda faço umas pequenas...mas com os anos isso vai calejando... Bem vindo ao clube Cascudo será só um, até porque eles chegam a dimensões bastante interessantes. Agora a dúvida pertinente: areão grosso no fundo ou areia? Já me disseram que a areia de filtro de piscina é fantástica para aquários. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
tupi-guarani Publicado: Novembro 23, 2011 Publicado: Novembro 23, 2011 Já ouvi falar nisso...nunca usei nem sei como fica.....já vi essa areia e a ideia que tenho é que fica bem mas deve ser dificil de aspirar..... mas devias perguntar a alguem com ex..... é o melhor num caso desses... DESCULPA A DEMORA Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Dezembro 8, 2011 Autor Publicado: Dezembro 8, 2011 De volta ao ataque. O aquário acabou por ficar com 110x60x20. Agora que o armário já está feito, toca a adquirir o equipamento. Estou a pensar em: Filtro: http://aquariumpharm.com/Products/Product.aspx?ProductID=601 http://www.acuaristica.com/blog/2011/07/api-nexx-es-lo-ultimo-en-filtracion-exterior-de-rena-aquarium-pharmaceuticals/ (aqui com vídeo) Resistência de 200W Bomba de ar, não faço é a minima ideia de quantros Lts/h O que acham do filtro e qual a opinião para a bomba de ar? Gracias Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
robintiago Publicado: Dezembro 9, 2011 Publicado: Dezembro 9, 2011 pelo que diz a marca o filtro, serve para aquários de 200 litros,agora não sei quantos litros/hora faz, mas para o teu aquário serve bem. onde pensas comprar esse filtro? a bomba de ar não é necessário, basta que tenhas movimentação de água à superficie para que exista oxigenação no aquário. é o que eu uso e apenas uso bombas de ar, no caso de não ter filtros "normais", mas sim os filtros de esponja, nos aquários nano. Citar Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).
nelsomsdias Publicado: Dezembro 9, 2011 Publicado: Dezembro 9, 2011 ola nao conhecia esses filtros ,parecem ser interessantes , mas as recargas devem ser caras ao fim de algum tempo... nao sei se um 2211 ou um 2217 , da enheim nao seriam melhor opçao ou algo do genero...bomba de ar nem vale a pena colocar , pode haver quem goste de ver e isso sera por opçao propria e nao por necessidade ...em relaçao a areia... humm a silica ou areia de piscinas( tb branca mas nao tanto, a usada nos ciclideos como alguem ja referiu) torna s um karma pra limpar lol fica sempre a notar se a sujidade , é bom e mau depende do ponto de vista lol........ alem disso com 6 cm de altura sera mais dificil para plantas com a areia.....preferivel optar por outro areao mas grosso tipo areao de rio ... as valisnerias sao uma boa opçao , ou sessifloras, higrophylas e tal, sao de crescimento rapido mas de baixa manutençao requerem pouca luz e passam bem sem fertilizaçao......... so uma opiniao:) cumps Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Dezembro 9, 2011 Autor Publicado: Dezembro 9, 2011 pelo que diz a marca o filtro, serve para aquários de 200 litros,agora não sei quantos litros/hora faz, mas para o teu aquário serve bem. onde pensas comprar esse filtro? O fabricante fala em 600L/h, mas tem a vantagem que se quiser mais, basta colocar outro módulo. Estou a pensar em comprar na FishPlanet, estão em promoção "de natal" LOL ola nao conhecia esses filtros ,parecem ser interessantes , mas as recargas devem ser caras ao fim de algum tempo... nao sei se um 2211 ou um 2217 , da enheim nao seriam melhor opçao ou algo do genero...bomba de ar nem vale a pena colocar , pode haver quem goste de ver e isso sera por opçao propria e nao por necessidade ...em relaçao a areia... humm a silica ou areia de piscinas( tb branca mas nao tanto, a usada nos ciclideos como alguem ja referiu) torna s um karma pra limpar lol fica sempre a notar se a sujidade , é bom e mau depende do ponto de vista lol........ alem disso com 6 cm de altura sera mais dificil para plantas com a areia.....preferivel optar por outro areao mas grosso tipo areao de rio ... as valisnerias sao uma boa opçao , ou sessifloras, higrophylas e tal, sao de crescimento rapido mas de baixa manutençao requerem pouca luz e passam bem sem fertilizaçao......... so uma opiniao:) cumps As recargas andam ao mesmo preço das dos outros filtros. A bomba de ar é apenas porque estou preocupado com a noite. Vou colocar uma tampa no aquário. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
machuqueiro Publicado: Dezembro 9, 2011 Publicado: Dezembro 9, 2011 boas não sei qual o preço desse filtro mas seguramente compras algo superior nem que seja usado. filtros de recargas foge...... normalmente se a marca fala em mudar de mes a mes, significa que na realidade vais ter que trocar de 15 em 15 dias. alem disso materias filtrantes para as bacterias , mais importantes que a filtragem mecanica , esse filtro apenas tem 4 ou 5 estrelas para bacterias. Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Dezembro 9, 2011 Autor Publicado: Dezembro 9, 2011 (editado) boas não sei qual o preço desse filtro mas seguramente compras algo superior nem que seja usado. filtros de recargas foge...... normalmente se a marca fala em mudar de mes a mes, significa que na realidade vais ter que trocar de 15 em 15 dias. alem disso materias filtrantes para as bacterias , mais importantes que a filtragem mecanica , esse filtro apenas tem 4 ou 5 estrelas para bacterias. Eles dizem que basta de 2 em 2 meses. Estou a "estudar" o Eheim Ecco 200 http://www.eheim.de/...tail_32311_ehen Acho que pode vir a ser uma boa alternativa. Conto com a vossa ajuda. A resistência já comprei hoje, 200w totalmente submersível :D Editado Dezembro 9, 2011 por Jorge Ferreira_4282 Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
machuqueiro Publicado: Dezembro 9, 2011 Publicado: Dezembro 9, 2011 2 em 2 meses caso não tenhas muitos peixes , nem alimentes muito etc etc filtros externos pequenos tens os tetra EX os eheim ,jbl ou fluval tudo marcas que te dão garantia de boa filtragem. com calma nos classificados aparece sempre um bom negocio Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Dezembro 9, 2011 Autor Publicado: Dezembro 9, 2011 Tenho medo dos usados pois nunca se sabe como está a bomba Vi o Tetra 700 EX e gostei. Agora a minha dúvida é entre os 3 (Nexx 200, Ecco 200 ou Tetra 700) A resistência já comprei. Estive quase para comprar a bomba de ar mas já me disseram que não era importante como já me disseram que é pois quero fazer uma tampa e plantar o aquário. Até posso comprar e usar de vez em quando, mas ainda não sei o débito que deve dar. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
machuqueiro Publicado: Dezembro 10, 2011 Publicado: Dezembro 10, 2011 ja tive um tetra silencioso pratico de limpar potente Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Dezembro 11, 2011 Autor Publicado: Dezembro 11, 2011 Ontem já cortei o Floor-mate para colocar em cima do móvel, mas cheguei à conclusão que não vai ficar naquele local por isson vou ter que o furar por trás para fazer a instalação eléctrica. Entretanto já encomendei: 1 Eheim Ecco pro 300 - 2036 2,5L de JBL AquaBasis Plus As plantas que quero colocar serão Low-Tech, este substracto é mais que sufeciente não acham?? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
local Publicado: Dezembro 12, 2011 Publicado: Dezembro 12, 2011 Eu tenho substrato inerte e dá perfeitamente. Citar
Recommended Posts