helderg Publicado Novembro 17, 2011 Publicado Novembro 17, 2011 Boas como diz no tópico, qual a maneira que aspiram a areia de silica? Obrigado Citar
7ubal Publicado: Novembro 17, 2011 Publicado: Novembro 17, 2011 Boas, Sei bem a chatice que isso é e como fica feia a areia branca quando se começam a acumular detritos. A minha solução passava em meter as mãos de molho e aspirar com recurso a um tubo de ar junto à areia quando era altura de TPA. Na outra ponta ficava um balde e por acção da gravidade fazia a TPA e limpava a areia ao mesmo tempo. Com a paciência necessária encontrarás a distância certa (poucos milímetros) onde deves encostar o tubo de forma a aspirar resíduos mas não os grãos de areia, que apesar de pequenos são mais pesados. É inevitável que alguma areia vá parar ao balde mas é a única forma porque as redes/malhas de tecido ou são demasiado largas e passam detritos e areia ou são demasiado apertadas e não passa nem uma coisa nem outra. Ultimamente não tenho tido necessidade de fazer nada disto uma vez que o caudal mais forte do filtro novo acaba por produzir uma ligeira "brisa submarina" sobre a areia de sílica, forte o suficiente para empurrar detritos para cantos menos estéticos que a praia de areia, mas fraco o suficiente de forma a não criar covas ou levantar a areia. Outra coisa que tenho a ajudar é um exército de camarões que estão sempre a vasculhar o aquário à procura de detritos, incluindo a zona de areia. Penso que algumas espécies como as corydoras e outros peixes de fundo também ajudam a limpar, não que comam propriamente detritos, mas sempre revolvem a areia, levantando a sujidade que dessa forma pode vir a ser parcialmente sugada pelo filtro (ou ir assentar noutro sítio qualquer). Outra solução chata é aspirares com o tubo a camada superficial (suja) da areia, passá-la várias vezes por água como quando a lavamos antes de montar o aquário (eu uso uma peça de tecido velha para que a areia não vá pelo cano abaixo) e depois introduzir de volta com recurso a um funil com um tubinho na ponta. Digo que é chato porque é tanto para nós que temos mais trabalho como para os peixes que não devem estar habituados a ver neve... Citar
Jorge Lamy Publicado: Novembro 17, 2011 Publicado: Novembro 17, 2011 Boas! Eu comprei numa loja de iluminação um tubo para passar fios, com 1cm de diametro, cortei a medida da altura do aquario e coloquei uma mangueira no final. Ficas com um mini aspirador, suficiente para aspirar os detritos e pouco mais... Se aspirares algum bocado da areia, repoes Citar Cumpts Jorge Lamy O meu tópico de feedback
subzer0 Publicado: Novembro 17, 2011 Publicado: Novembro 17, 2011 (editado) Aspira normalmente e na ponta da mangueira que vai para o esgoto (no meu caso uso o bidé), põe uma caixa de decantação (eu uso uma daquelas caixas da vodafone, mas qualquer tupperware com mais de 10cm de altura serve). Assim perco muito pouca areia a cada limpeza. A areia que fica na caixa, lavo-a muito bem e posteriormente reponho-a no aquário. Editado Novembro 17, 2011 por subzer0 Citar
Tiago5400 Publicado: Novembro 26, 2011 Publicado: Novembro 26, 2011 existem uns aspiradores proprios que custam a volta de 10 euros para esse efeito . Citar TIAGO ALVES
helderg Publicado: Novembro 26, 2011 Autor Publicado: Novembro 26, 2011 Boas Tiago, sabes o nome ou marca de algum desses? Eu tenho um mas acho que se tentar aspirar areia de silica, esta vem junto com água... Citar
Tiago5400 Publicado: Novembro 26, 2011 Publicado: Novembro 26, 2011 sera limpador de areão . Basicamente é um tubo de 30 cm transparente que faz a areia subir mas não a consegue levar até ao tubo . os detritos são mais leves e por isso vão pelo tubo abaixo. Citar TIAGO ALVES
Tiago5400 Publicado: Novembro 29, 2011 Publicado: Novembro 29, 2011 Resolveu-te o problema ? Citar TIAGO ALVES
Recommended Posts