tat Publicado Novembro 16, 2011 Publicado Novembro 16, 2011 (editado) Boas, Tenho uma magnifica farlowella (adulta, 14 cms) há uns 4 meses, num aquario de 120 litros. Sempre teve bem, muito activa, nada envergonhada, a sugar o tronco ou os vidros. Mas sem razão aparente, começou a ficar bastante apatica, caindo no chão, parece sem forças. Chega a tar 2 ou 3 horas parada, deitada no chão, coisa que nunca fazia antes. Isto dura há 3 dias. Ontem á noite, já parecia nem ter forças para se aguentar presa ao vidro, respirando de forma muito ofegante. Não tem o minimo sinal de doença, nem pintas, inchaços, nada que denuncie o quer que seja. Tenho um L200 que de vez em quando a espantava, mas nada de grave. Os parametros da agua estão estaveis há muitos meses, no2=0, no3=15/20. Sei que sem pistas, é dificil, mas será que alguem tem alguma sugestão, antes que seja tarde? É um dos meus peixes favoritos Editado Novembro 16, 2011 por tat Aquario Tematico Amazonas
jpospr Publicado: Novembro 16, 2011 Publicado: Novembro 16, 2011 Esperemos por mais opiniões eu para já nao tenho ideias, não tens fotos? Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
tat Publicado: Novembro 16, 2011 Autor Publicado: Novembro 16, 2011 Nao tenho, mas como disse, a farlowella não denota nada fora do normal. Não iria ser grande ajuda... Aquario Tematico Amazonas
jpospr Publicado: Novembro 16, 2011 Publicado: Novembro 16, 2011 Não sei se neste momento será de grande ajuda, mas a farlowella é um peixe comedor de algas, tens-lhe fornecido pastilhas para ela se alimentar como deve ser? Muitas vezes as algas que aparecem no aqua não são por si só suficientes para alimentar este tipo de peixes Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
tat Publicado: Novembro 16, 2011 Autor Publicado: Novembro 16, 2011 (editado) Pois, eu também relacionei com a comida. De vez em quando dou pastilhas de fundo e courgette. Mas penso que ela nunca comeu disso. Por um lado nunca mostrou interesse, por outro o L200 costuma tomar conta dessa comida de fundo, e quando se distrai, atacam as corys e o SAE, deixando pouco espaço para mais alguém lá ir. Na 2ªfeira, cheguei a colocar uma pastilha mesmo em frente á boca da bicha, mas ela nao mostrou qualquer interesse. Editado Novembro 16, 2011 por tat Aquario Tematico Amazonas
jpospr Publicado: Novembro 16, 2011 Publicado: Novembro 16, 2011 Confesso que não conheço esse peixe e o que sei dele foi de uma pesquisa que fiz agora de 5min...mas pode ser um problema de falta de nutrição, se a competição for muita há sempre alguém que fica para trás Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Quo Publicado: Novembro 16, 2011 Publicado: Novembro 16, 2011 (editado) exacto jpospr. Eu tenho as minhas farlowellas separadas dos meus ancistrus, L200 e tal por causa da sua fragilidade e porque ficam para trás a comer. As farlowellas adoram courgette. Já aí se ve algo de errado. Mas como os outros loricarideos mais fortes também ela pode ter medo de ir comer, e o L200 ou um ancistrus pode ter magoado o bicho. Nota que elas são chamadas de peixe-galho, são um bicho muito fragil e muito estio, não podem nem conseguem competir com outros Ls. Eu as farlowellas tenho como gobies, kribensis, ampulárias, arco-iris, barbos tigre e outros peixes, já o L200 e os ancistrus estão com os ciclideos americanos e outros loricarideos. Seria natural eu por as farlowellas com os animais sul-americanos, mas não ponho por causa da compatibilidade: animal fragil que não pode competir por comida com outros Ls mais fortes, além de ter lá pelo menos um ciclideo bastante robusto, pacifico, mas com um bicho tão fragil, ainda parte-o todo se lhe apetecer. Se bem que os rabo-de-chicote também são um bocado para o comprido e fragil, dão-se bem no meio de Ls de medio porte. As farlowellas é mais para um aquário comunitario com peixes tipicos de comunitario, cardumes, uns ciclideos anões, etc. podes juntar com rabo-de-chicote à vontade. Eu também daria mais quantidade de comida (courgette e abobora fervidas ou cenoura e restos de melão - nao fervidos). Experimenta ferver levemente um mexilhão, parte o mexilhão em metade (meio cru e dividindo-se em dois) e deita para os peixes comer, se tiver vários Ls, terá que ser uma parte para cada L, incluindo a farlowella. Editado Novembro 16, 2011 por Quo
tat Publicado: Novembro 16, 2011 Autor Publicado: Novembro 16, 2011 Boas, Bem a farlowella ainda sobrevive. Apesar de estar deitada no chao, entre as valisnerias, ainda nao esta morta. Coloquei-lhe uma pastilha e um bocado da courgette perto da boca. Mas até ver, nao mostrou quaalquer interesse. Meti um outro bocado de courgette na outra ponta do aquario, para distrair o L200 e as corys.... Mas estou com poucas esperanças. Quo, tu deixas os legumes no aquario, até eles se fartarem de comer? Ou dás um pouco, e retiras pouco tempo depois? Aquario Tematico Amazonas
jpospr Publicado: Novembro 16, 2011 Publicado: Novembro 16, 2011 Os legumes devem ser retirados, entram em decomposição rapidamente e poluem a água. Lamento que esse peixe esteja nesse estado, quando vês que algum dos teus peixes não come, tens de agir, no habitat natural deles, existe mais espaço para onde eles podem ir e fugir da concorrencia, num aqua isso não acontece. esse peixe durou tanto tempo pq encontrou outra forma de sobreviver, comendo restos Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Quo Publicado: Novembro 16, 2011 Publicado: Novembro 16, 2011 (editado) deixo ficar não retiro nada, não é por causa disso que vais ter problemas no aquário e olha que dou grande quantidade, mas também quase nada sobra... tens que motivá-la a comer, para isso: Faz uma limpeza de um dos cestos do filtro para retirar nitratos, oxigena a água pondo o filtro a movimentar a superficie. amanha ou assim faz uma TPA de 20%, não adiciones nada à agua, é agua directamente da torneira. atenção ás bacterias, cuidado com o excesso de limpeza do filtro. Editado Novembro 16, 2011 por Quo
tat Publicado: Novembro 17, 2011 Autor Publicado: Novembro 17, 2011 Boas, Infelizmente acabou por morrer ontem á noite. Obrigado na mesma pela ajuda. Aquario Tematico Amazonas
Recommended Posts