Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

 

Tenho uma magnifica farlowella (adulta, 14 cms) há uns 4 meses, num aquario de 120 litros.

Sempre teve bem, muito activa, nada envergonhada, a sugar o tronco ou os vidros.

 

Mas sem razão aparente, começou a ficar bastante apatica, caindo no chão, parece sem forças. Chega a tar 2 ou 3 horas parada, deitada no chão, coisa que nunca fazia antes.

 

Isto dura há 3 dias. Ontem á noite, já parecia nem ter forças para se aguentar presa ao vidro, respirando de forma muito ofegante.

 

Não tem o minimo sinal de doença, nem pintas, inchaços, nada que denuncie o quer que seja.

Tenho um L200 que de vez em quando a espantava, mas nada de grave.

 

Os parametros da agua estão estaveis há muitos meses, no2=0, no3=15/20.

 

Sei que sem pistas, é dificil, mas será que alguem tem alguma sugestão, antes que seja tarde?

 

É um dos meus peixes favoritos :(

Editado por tat
Publicado:

Não sei se neste momento será de grande ajuda, mas a farlowella é um peixe comedor de algas, tens-lhe fornecido pastilhas para ela se alimentar como deve ser? Muitas vezes as algas que aparecem no aqua não são por si só suficientes para alimentar este tipo de peixes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado: (editado)

Pois, eu também relacionei com a comida.

De vez em quando dou pastilhas de fundo e courgette. Mas penso que ela nunca comeu disso. Por um lado nunca mostrou interesse, por outro o L200 costuma tomar conta dessa comida de fundo, e quando se distrai, atacam as corys e o SAE, deixando pouco espaço para mais alguém lá ir.

 

Na 2ªfeira, cheguei a colocar uma pastilha mesmo em frente á boca da bicha, mas ela nao mostrou qualquer interesse.

Editado por tat
Publicado:

Confesso que não conheço esse peixe e o que sei dele foi de uma pesquisa que fiz agora de 5min...mas pode ser um problema de falta de nutrição, se a competição for muita há sempre alguém que fica para trás

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado: (editado)

exacto jpospr. Eu tenho as minhas farlowellas separadas dos meus ancistrus, L200 e tal por causa da sua fragilidade e porque ficam para trás a comer. As farlowellas adoram courgette. Já aí se ve algo de errado. Mas como os outros loricarideos mais fortes também ela pode ter medo de ir comer, e o L200 ou um ancistrus pode ter magoado o bicho. Nota que elas são chamadas de peixe-galho, são um bicho muito fragil e muito estio, não podem nem conseguem competir com outros Ls.

 

Eu as farlowellas tenho como gobies, kribensis, ampulárias, arco-iris, barbos tigre e outros peixes, já o L200 e os ancistrus estão com os ciclideos americanos e outros loricarideos. Seria natural eu por as farlowellas com os animais sul-americanos, mas não ponho por causa da compatibilidade: animal fragil que não pode competir por comida com outros Ls mais fortes, além de ter lá pelo menos um ciclideo bastante robusto, pacifico, mas com um bicho tão fragil, ainda parte-o todo se lhe apetecer. Se bem que os rabo-de-chicote também são um bocado para o comprido e fragil, dão-se bem no meio de Ls de medio porte.

 

As farlowellas é mais para um aquário comunitario com peixes tipicos de comunitario, cardumes, uns ciclideos anões, etc. podes juntar com rabo-de-chicote à vontade.

 

Eu também daria mais quantidade de comida (courgette e abobora fervidas ou cenoura e restos de melão - nao fervidos).

 

Experimenta ferver levemente um mexilhão, parte o mexilhão em metade (meio cru e dividindo-se em dois) e deita para os peixes comer, se tiver vários Ls, terá que ser uma parte para cada L, incluindo a farlowella.

Editado por Quo
Publicado:

Boas,

 

Bem a farlowella ainda sobrevive. Apesar de estar deitada no chao, entre as valisnerias, ainda nao esta morta.

 

Coloquei-lhe uma pastilha e um bocado da courgette perto da boca. Mas até ver, nao mostrou quaalquer interesse.

 

Meti um outro bocado de courgette na outra ponta do aquario, para distrair o L200 e as corys....

 

Mas estou com poucas esperanças.

 

Quo, tu deixas os legumes no aquario, até eles se fartarem de comer? Ou dás um pouco, e retiras pouco tempo depois?

Publicado:

Os legumes devem ser retirados, entram em decomposição rapidamente e poluem a água. Lamento que esse peixe esteja nesse estado, quando vês que algum dos teus peixes não come, tens de agir, no habitat natural deles, existe mais espaço para onde eles podem ir e fugir da concorrencia, num aqua isso não acontece.

 

esse peixe durou tanto tempo pq encontrou outra forma de sobreviver, comendo restos

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado: (editado)

deixo ficar não retiro nada, não é por causa disso que vais ter problemas no aquário e olha que dou grande quantidade, mas também quase nada sobra...

 

tens que motivá-la a comer, para isso: Faz uma limpeza de um dos cestos do filtro para retirar nitratos, oxigena a água pondo o filtro a movimentar a superficie.

 

amanha ou assim faz uma TPA de 20%, não adiciones nada à agua, é agua directamente da torneira. atenção ás bacterias, cuidado com o excesso de limpeza do filtro.

Editado por Quo