Recommended Posts

Publicado (editado)

Viva,

Espero estar a respeitar as regras do forum em colocar este post, de qualquer das formas estou um pouco preocupado com o meu discu azul, tenho-o à dois dias no meu aqua, identifico na pele dele, a meio do corpo uns traços castanhos como se fossem cravados na pele, não sei o que será, toda a ajuda é util a identificar o problema, deixo-vos uma foto, não tem a melhor das qualidades mas infelizmente é o melhor que consigo,

http://imageshack.us.../718/estag.jpg/

Obrigado desde já

Cumps,

Tiago Sereno.

Editado por wlade2753
Publicado:

boa noite amigo!

nao existe nada de errado com o teu menino.

chamam-se barras de stress que o discu apresenta quando está num ambiente novo,a comer ou até a disputar um lugar de hierarquia no aquario.

nao te preocupes com isso vais ver que aparece e desaparece .

dá-lhe muita comidinha boa e variada e muitas muitas muitas tpa´s pequenas e frequentes

espero ter ajudado

alguma duvida estamos aqui!

abraço

abraços

joao santos

Publicado:

Muito obrigado pela resposta rápida j-santos, agradeço imenso a ajuda, no entanto não te estarás a referir ao que chamam de "ferrugem" ? barras cumpridas na pele ?

É que o que o discu apresenta é umas fissuras na pele, como se fosse escavado na pele, e quando passa à luz da lampada do aqua brilha como diamantes, provavelmente não dá para se notar na foto :( vê-se muito mal

tirei agora uma foto meia de lado ao disco e penso que já se nota, repara pf

http://imageshack.us/photo/my-images/855/201111151946081.jpg/

Muito obrigado,

abraço

Publicado:

boas

não é ferrugem , observa a evoluçao delas, como houve uma mudança de aqua por vezes se mostram as barras de stress e pela qualidade baixa da agua se ve a ferrugem ( mais quando sao juvenis).

isso pareçe me manzelas de alguma disputa, se nao for pode ser ataque bateriano,

vai actualizando

Publicado: (editado)

viva xandre, não creio que seja disputa, pois pelo menos enquanto observo o aqua ( o que faço durante muito tempo), não noto nenhuma agitação, muito pelo contrário, os outros habitantes do aqua tendem a fugir a 7 pés dos discus, penso que o tamanho os assusta, poderá no entanto ser do tronco que tenho situado no meio do aqua que está muito puxado a frente e eles como andam muito no vidro da frente podem raspar no tronco e aleijarem.se, tenho apenas mais dois discus mas juvenis, nao creio que ataquem os grandes,

de medicamentos tenho esha2000 e flagyl (segundo a informação que tive o fornecedor desparatiza sempre os discus antes de vender,

o que dizes aguardo mais um dia e vejo a evolução da "ferida" ? ou aplico algum medicamento destes ou um que aconselhes ?

Obrigado,

Abraço

Editado por wlade2753
Publicado:

Olá Susana,

Não, não noto nada de cor em especial, apenas é pele mas "cravada" para dentro do corpo, algo como se tivesse arranhado com força o corpo do discu que escavou um pouco a pele,

entendes ?

Penso que será apenas lesão, de qualquer das formas amanhã vou ver como ele está, vou fazer uma tpa de 30% (2 em 2 dias), e ver o que acontece, mesmo que seja doença poderá ser grave ?

cumps

Publicado:

A foto é pouco elucidativa, mas os peixes assustam-se frequentemente e vão contra tudo o estiver à frente. Não tens objectos ponteagudos no aquario? Em tempos tive lava solidificada, mas deixei de a usar porque as arestas são autenticas facas para os nossos inquilinos, quando carregam no acelerador.

Publicado:

A foto é pouco elucidativa, mas os peixes assustam-se frequentemente e vão contra tudo o estiver à frente. Não tens objectos ponteagudos no aquario? Em tempos tive lava solidificada, mas deixei de a usar porque as arestas são autenticas facas para os nossos inquilinos, quando carregam no acelerador.

Para já parece apenas lesão mas verifica as arestas dentro do aquário.

Se evoluir para bordas negras ou brancas avisa logo

Publicado:

Bom dia a todos,

Olá LuisJSBL e SusanaPaço, eu penso que será mesmo lesão devido ao tronco que tenho no centro do aqua que está muito próximo do vidro, hoje asseguir ao trabalho vou fazer a TPA e retirar o tronco, cortá-lo e moldar as partes mais bicudas, e logo direi alguma coisa da evolução da dita "ferida",

Muito obrigado pela disponibilidade e ajuda,

abraço

Publicado:

Nos pontos que nao conseguires arredondar usa musgo de Java preso aos cantos bicudos. Assim amortece as batidelas

Publicado:

Pois Susana, isso seria de facto uma grande ideia, o problema é que já ando à procura de musgo de java na minha loja local à meses e nunca chega, conheces algum fornecedor por contacto ou online onde consiga mandar vir ?

Obrigado

Publicado:

Aqui no forum consegues musgo a preços jeitosos. E ele aguenta pelo menos uns 3 dias em transito nos ctt.

Se mesmo assim nao quiseres procuro Malta que conheça aí para cima para te ceder um bocado de musgo