Recommended Posts

Publicado

Olá,

Alguém me sabe dizer que seres vivos são estes?

6340833738_a8e7bbe318_b.jpg

6340834736_c5ecef0d6a_b.jpg

Têm entre 5-10mm

São bastantes, e estão num aquário com camarões que montei. Nesse aquário coloquei plantas apanhadas numa ribeira (elodeas) e que foram pré-tratadas com água oxigenada. Após 4meses da montagem do aquário observei estes seres.

O que são?

Devo retirá-los? ou será que não afecta os camarões?

Desculpem a má qualidade da fotografia. estava a fazer uma TPA e a água estava turva e com a cor de chá (devido aos taninos)....isto são só desculpas porque de facto o fotógrafo não tem jeito ;)

Agradeço qualquer resposta.

Cumprimentos

Publicado:

São de certeza planárias e são prejudiciais para os camarões, provavelmente vieram com as elodeas.

Para te livrares delas pesquisa no forum por fluvermal.

Boa sorte

Publicado:

Obrigado pela resposta.

Estou tramado... fazer um tratamento destes inclui esvaziar por completo o aquário dos camarões já que o fluvermal dá cabo dos camarões

Abraço

Publicado:

Nem sempre, faz a dose por baixo...

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado: (editado)

Eu já usei com CRS, e não tive qualquer baixa. Usei 200mg por cada 100L sem problemas, mas se usares apenas 100mg faz praticamente o mesmo efeito(neste caso) e sem riscos.

Há relatos de morrerem colónias inteiras com este tratamento mas foi porque as pessoas não pesquisaram e não se informaram devidamente, quando se faz um tratamento seja ele qual for a bomba de o2 tem que estar sempre ligada!

Mas cuidado com os caracóis...

Editado por sarapintas

Cumps
Pedro Silva

Publicado:

Boa noite,

O que eu vejo não é isto (imagem retirada da internet como sendo "planaria")

planaria.jpg

Os seres que vejo no aquário são bem pequenos (3-4mm).

Serão outros invertebrados que façam parte do sistema e que ajudem a comer detritos? até agora ainda não as vi a atacar camarões...

Cumprimentos

Publicado:

Boas jatirbac,

Tal como dizer "Isso é um peixe" é muito vago, pois existem muitas espécies de peixes, dizer que essa foto é de uma planária não quer dizer que todas as planárias sejam como essa.. Há mais espécies.

Cumps

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Vou colocar novas fotografias para terem noção do tamanho dos organismos que vejo

6363097725_284a46695f_z.jpg

6363097423_b41ab5768d_b.jpg

Não poderão ser invertebrados que façam parte de um sistema natural, actuando como agentes de limpeza?

Publicado:

Olá, sou novo nestas andanças dos aquários e principalmente com camarões, tenho um aquário montado desde Outubro (60x35x35). Comprei 5 cherrys (1 macho e 4 femeas) e junto com o musgo de java vinha um alevim de, creio eu, guppie que por agora vou deixar crescer e entretanto verei o que fazer, ou deixo ficar ou ofereço a alguém. Também plantei elodeias que tinha no meu lago com carpas, e desde a duas semanas atrás reparei nessa mesma espécie de "minhocas", iguais a estas ultimas fotos. A minha dúvida é se realmente estas planárias são prejudiciais,tanto para camarões ou outras espécies ou se simplesmente, fazem parte da micro-diversidade de um aquário. O certo é que já perdi uma femea, mas nao sei se será por causa das planárias.

Desde já peço desculpa ao jatirbac por me entrometer na conversa sem soluções e apenas com as mesmas dúvidas.

Um abraço para todos

CUMPS

Publicado:

é assim as planarias geram um veneno letal para os camaroes para matar os mesmos para depois se alimentarem, visto que as planarias só se alimentam de seres mortos. as femeas e em geral ovadas e os bebes são sempre os primeiros a morrer pois são mais vulneráveis...

e sim isso que puseste na foto são planárias, por isso cuidado e trata já , arranja um aquario provisorio para os camaroes, se não tens nenhum existem vários pequenos aqui a venda no forum a bom preço (15/20€) mas tem cuidado a despachares-te porque se não quando deres por ti não tens camarões...

cumps e espero ter ajudado

Publicado:

Olá,

KITO, não tem problema nenhum, fizeste bem em partilhar também a tua experiência.

psycodream, eu até agora ainda não vi nenhum camarão morto, seja grande ou pequeno, mas vou mantendo-me atento à actividade destes seres.

Abraço