jatirbac Publicado Novembro 13, 2011 Share Publicado Novembro 13, 2011 Olá, Alguém me sabe dizer que seres vivos são estes? Têm entre 5-10mm São bastantes, e estão num aquário com camarões que montei. Nesse aquário coloquei plantas apanhadas numa ribeira (elodeas) e que foram pré-tratadas com água oxigenada. Após 4meses da montagem do aquário observei estes seres. O que são? Devo retirá-los? ou será que não afecta os camarões? Desculpem a má qualidade da fotografia. estava a fazer uma TPA e a água estava turva e com a cor de chá (devido aos taninos)....isto são só desculpas porque de facto o fotógrafo não tem jeito Agradeço qualquer resposta. Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fábio Silva Publicado: Novembro 13, 2011 Share Publicado: Novembro 13, 2011 São de certeza planárias e são prejudiciais para os camarões, provavelmente vieram com as elodeas. Para te livrares delas pesquisa no forum por fluvermal. Boa sorte Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jatirbac Publicado: Novembro 14, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 14, 2011 Obrigado pela resposta. Estou tramado... fazer um tratamento destes inclui esvaziar por completo o aquário dos camarões já que o fluvermal dá cabo dos camarões Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo.Fonseca Publicado: Novembro 14, 2011 Share Publicado: Novembro 14, 2011 Nem sempre, faz a dose por baixo... ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jatirbac Publicado: Novembro 16, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 16, 2011 As ampulárias são um boa opção para comer as planárias em vez de fazer um tratamento químico? Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RACCAR Publicado: Novembro 16, 2011 Share Publicado: Novembro 16, 2011 existe relatos de quem tenha usado o Fluvermal, com CR's e estão de boa saúde, portanto com red chery a probabilidade aumenta de sucesso. Pesquisa pelo forum que tens lá esses relatos e a dosagem do medicamento. Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sarapintas Publicado: Novembro 17, 2011 Share Publicado: Novembro 17, 2011 (editado) Eu já usei com CRS, e não tive qualquer baixa. Usei 200mg por cada 100L sem problemas, mas se usares apenas 100mg faz praticamente o mesmo efeito(neste caso) e sem riscos. Há relatos de morrerem colónias inteiras com este tratamento mas foi porque as pessoas não pesquisaram e não se informaram devidamente, quando se faz um tratamento seja ele qual for a bomba de o2 tem que estar sempre ligada! Mas cuidado com os caracóis... Editado Novembro 17, 2011 por sarapintas CumpsPedro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jatirbac Publicado: Novembro 17, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 17, 2011 Boa noite, O que eu vejo não é isto (imagem retirada da internet como sendo "planaria") Os seres que vejo no aquário são bem pequenos (3-4mm). Serão outros invertebrados que façam parte do sistema e que ajudem a comer detritos? até agora ainda não as vi a atacar camarões... Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jcd_aqua Publicado: Novembro 18, 2011 Share Publicado: Novembro 18, 2011 Boas jatirbac, Tal como dizer "Isso é um peixe" é muito vago, pois existem muitas espécies de peixes, dizer que essa foto é de uma planária não quer dizer que todas as planárias sejam como essa.. Há mais espécies. Cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jatirbac Publicado: Novembro 19, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 19, 2011 Olá, Eu não encontro nenhum artigo científico que me fale em planárias em camarões. Alguém já viu algum? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jatirbac Publicado: Novembro 19, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 19, 2011 Vou colocar novas fotografias para terem noção do tamanho dos organismos que vejo Não poderão ser invertebrados que façam parte de um sistema natural, actuando como agentes de limpeza? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KITO Publicado: Novembro 20, 2011 Share Publicado: Novembro 20, 2011 Olá, sou novo nestas andanças dos aquários e principalmente com camarões, tenho um aquário montado desde Outubro (60x35x35). Comprei 5 cherrys (1 macho e 4 femeas) e junto com o musgo de java vinha um alevim de, creio eu, guppie que por agora vou deixar crescer e entretanto verei o que fazer, ou deixo ficar ou ofereço a alguém. Também plantei elodeias que tinha no meu lago com carpas, e desde a duas semanas atrás reparei nessa mesma espécie de "minhocas", iguais a estas ultimas fotos. A minha dúvida é se realmente estas planárias são prejudiciais,tanto para camarões ou outras espécies ou se simplesmente, fazem parte da micro-diversidade de um aquário. O certo é que já perdi uma femea, mas nao sei se será por causa das planárias. Desde já peço desculpa ao jatirbac por me entrometer na conversa sem soluções e apenas com as mesmas dúvidas. Um abraço para todos CUMPS Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
psycodream Publicado: Novembro 21, 2011 Share Publicado: Novembro 21, 2011 é assim as planarias geram um veneno letal para os camaroes para matar os mesmos para depois se alimentarem, visto que as planarias só se alimentam de seres mortos. as femeas e em geral ovadas e os bebes são sempre os primeiros a morrer pois são mais vulneráveis... e sim isso que puseste na foto são planárias, por isso cuidado e trata já , arranja um aquario provisorio para os camaroes, se não tens nenhum existem vários pequenos aqui a venda no forum a bom preço (15/20€) mas tem cuidado a despachares-te porque se não quando deres por ti não tens camarões... cumps e espero ter ajudado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jatirbac Publicado: Novembro 21, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 21, 2011 Olá, KITO, não tem problema nenhum, fizeste bem em partilhar também a tua experiência. psycodream, eu até agora ainda não vi nenhum camarão morto, seja grande ou pequeno, mas vou mantendo-me atento à actividade destes seres. Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jorge_ Publicado: Novembro 21, 2011 Share Publicado: Novembro 21, 2011 sem duvida nenhuma planarias! http://jorgescaping.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fábio Silva Publicado: Novembro 22, 2011 Share Publicado: Novembro 22, 2011 Lê este artigo. Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts