Recommended Posts

Publicado

Boas Noites

Ora bem, tenho o lago, o bidon, com as materias filtrantes tudo no sitio, e a bomba que extrai a água do lago passa pelo dibão e volta a sair......mas eis que o motor entope, ou é uma folha, ou a esponja que lhe puz ficou cheia de lixo.....como vou resolver esta questão?????afinal não andei a gastar um monte de dinheiro e de tempo e o problema mantem-se o motor para porque fica sujo......como fazer então para impedir que isto aconteça???

Alguem que me ajude.....

Um abraço

Isa Ganhão

Publicado:

Olá, para te ajudar queria saber que tipo de "motor" é que tens instalado e onde está instalado.

Mas numa primeira opinião devias de colocar um pré filtro antes da aspiração.

lagofilia ecossistemas.

Publicado: (editado)

O Objectivo da esponja é mesmo essa. filtrar os objectos e retê-los antes que entrem pelo sistema e entupam noutro lado qualquer ,ou até mesmo saturem o material que está no pote. agora também depende do tipo de esponja que colocaste,pode ser muito fina,

qual é a frequência que se tem de limpar?todos os dias, semanas? um outro filtro mecânico pode resolver o problema,tal como disse o Gardenkoi ,agora tem sempre de se limpar...

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Publicado:

Bem instalei o filtro externo do lago no sabado, e meti uma esponja no motor, de uma marca qualquer....4500.....o motor esta dentro do lago, que aspira a água e a leva por um tubo para dentro do bidon, a água circula e depois volta a sair para dentro do lago.~Meti o motor dentro de um genero de saco de rede mosquiteira e ate ver o motor ainda nao entupiu apesar de chuva e das folhas que caem dentro do lago.

No entretanto elevei o bidon e o tubo por onde sai a água tem de estar virado para baixo senão o bidon enche e começa a deitar a água para fora, nao entendo, tem tampa, como pode ser???queria ligar o filtro UV ,mas a água não sobe pelo tubo.....será que liguei mal a entrada e a saida da água do lago ao bidon????????

Neste momento nao tenho fotos, alem de que só chove e escurece cedo, tenho de esperar pelo fim de semana.

Mas até lá, aceito mais ideias.

Isso de pré filtro é o que???O lago tem à volta de 40 cm de fundo e 1.35x1.65------é de lona e tem pedras a segurá-la.é possivel faze-lo???

Publicado:

Olá, mas que grande confusão.

È dificil entender o que está a acontecer, mas segundo parece ou tens uma bomba demasiado potente para esse filtro ou então estás a ligar o UV depois do filtro.

Esse filtro tem tampa segundo dizes mas não é estanque e não presuriza, então a água sai.

O Uv depois do filtro não dá porque o filtro não presuriza e a agua não tem pressão dentro do UV.

(Penso ser este o problema, mas mete fotos)

Quanto ao pré filtro, é mais ou menos o que fizeste mas talvez com um maior volume.

lagofilia ecossistemas.

• 2 semanas depois...
Publicado:

POis estava a ligar o UV depois do filtro realmente, tanto que desisti, mas tudo ainda está um bocado em stand by, porque como tem chovido e eu nao sei bem o que fazer vou fazendo experiências.......meti a bomba dentro de um vaso de barro, mas nao sei nem o que lhe colocar dentro para proteger a bomba para não se sujar, ate ver lá vai entrando e saido água...agradeço a vossa ajuda, mas de momento estou um bocado empancada.....o motor está só a tirar a água do lago a fazê-la circular pelo bidon com as materias filtrantes e a sair por outro tubo para dentro de uma anfora de barro, e ao longo da semana vai ficando cada vez menor o jorro de água....depois limpo a bomba e a água volta a sair com mais força, mas passado pouco tempo voltamos ao mesmo, a água do lago está limpa, mas os peixes estão escondidos dentro das anforas que tenho dentro do lago e quase nunca os vejo.

Primeira questão:

Que tipo de materia posso colocar no vaso para evitar que o motor fique sujo????uma vez li que teca era bom...ora eu não faço a minima ideia o que é teca.....uma luz????agradeço.....fotos ainda não há.....pelo menos com o filtro actual.....depois posto.....

Cumps.Isa

Publicado:

oi

li o topico na diagonal que ando aqui apanhar chuchas e no meio duma birrinha lol

penso que se referem a teca e não leca-

leca serve como meio filtrante baixo custo

em relação a bomba é daquelas de se meter dentro de agua certo ? se for dessas parece me que devias meter uma mais potente.

existe umas com maior passagem de solidos ou seja vai folhas vai tudo.

se der para a trocares melhor

se não der podes sempre tentar fazer um circulo em rede ligeiramente maior que o diametro da bomba e mete-la no centro sempre evita que se esteja sempre a entupir

espero ter ajudado

Publicado: (editado)

Ora bem, vamos entao com fotos colocar as questoes e tentar que alguem me de doluçoes ou ideias, a ver.....

O Filtro:

Pic_17193_20.jpg

O filtro:

Pic_17193_22.jpg

a entrada da água no flitro que entra pela bomba

Pic_17193_36.jpg

Agora as entranhas:

Ao abrir o filtro estava assim:

Pic_17193_26.jpg

Em baixo está um saco com ceramicas e areia vulcanica:

Pic_17193_35.jpg

No meio esta esponja, que ao fim de 15 dias ja estava desta cor:

Pic_17193_30.jpg

As biobols que ficam por cima de tudo

Pic_17193_27.jpg.

A entrada da água faço-a por aquele tubo de cima e a saida por aquele tudo de baixo:

Pic_17193_32.jpg

Agora as questões:

Acham bem que o bidon esteja elevado?Puz-lhe aquele alguidar branco por baixo....a entrada e a saida da água estão correctas?

Que devo por dentro do vaso de barro para o motor não se encher tão depressa de folhas e outras porcarias?

Hoje limpei o motor e depois de o ligar o bidon começou a deitar a água por cima, resolvi então retirar tudo para limpar e voltar a colocar....

Que estou a fazer mal?

E a lampada UV ligo entre o motor e a entrada para o bidon?ou quando ligo???Ou não ligo???

O lago como ja disse no inicio tem cerca de 40 cm de fundo e 1.35x1.65.

Ideias há???

Tenho uma carpa enorme e 4 pequeninas, que agora praticamente nem se vêm, dentro do lago tenho duas anforas para os peixes se abrigarem.

Agradeço sugestoes,soluçoes,palpites,etc......

Isa Ganhão

Editado por IsaGanhão
Publicado:

Ainda me falta colocar a foto do motor e a saida da água, que não estou a conseguir, aqui vai mais uma tentaiva:

o motor dentro de um vaso de barro:Pic_17193_37.jpg

ea saida da água

Pic_17193_38.jpg

Aqui está.

Isa

• 3 semanas depois...
Publicado:

no meu lago tenho um motor com uma válvula retentora sem qualquer tipo de filtragem adicional uma vez que o filtro para o meu sistema tem que ser pressurizado e de momento é demasiado caro para o meu orçamento, até agora a agua esta cristalina e nao tive nenhum peixe doente