Morte de Femêas ovadas - Red Cherrys


Cesar Carvalho

Recommended Posts

Boa noite.

 

Tenho um pequeno aqua (cerca de 20 Litros) só com Red Cherrys.

 

Com o seguinte setup:

 

- filtro pequeno (que está ligado no mínimo);

- termostato (24, 25 graus)

- substrato;

- Anúbias;

- Fetos de Java;

- Musgo;

- Lâmpada com 7w.

 

Recentemente está a acontecer-me algo muito estranho, e que gostaria de saber as vossas opiniões. De dois em dois, ou de três em três dias, aparece-me sempre um camarão morto. Até aqui, nada de anormal, só que o estranho, é que é sempre uma fêmea, e ovada!!

 

O que será que me estará a acontecer para morrer sempre uma fêmea ovada?

Não sei se tem a ver, mas ultimamente os camarões estão colocados o mais à tona possível. Mas não pode ser um pico de amónia, porque tenho feito TPA´s todas as semanas...

 

Espero pela vossa ajuda.

 

Cumprimentos,

 

César Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

camaroes junto a superficie ... pode ser falta de oxigenio na agua ...

 

as femeas ovadas para alem de serem maiores, estao num esforço constante para cuidar e oxigenar os ovos. se for por causa de pouco oxigenio na agua estas serao as primeiras a sofrer ...

 

... digo eu ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A falta de oxigenação, não creio que seja, porque já tenho o aqua montado à cerca de meio ano, e só recentemente é que isto sucede.

No entanto, vou colocar uma bomba de ar.

 

Não faço fertilização.

Os parâmetros da água, estão normais, de acordo com aquelas tiras de testes.

Tenho uma colónia de cerca de 20 red´s.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tiras de teste não são de confiança, o melhor são os testes de gotas, pede emprestado a um amigo e mede os parâmetros todos.

 

Para mim deves ter alguma coisa nos parâmetros, as fêmeas como estão mais debilitadas por estarem gravidas são as primeiras a morrer.

 

Um aquário com 20 litros precisa de um boa filtragem, que filtro é esse?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu tenho um aquário de 35 litros com red cherys e eles também tinham esse problema, passavam a vida no topo e agitados.

 

O que eu fiz foi como tenho um filtro de cascata no aquário, não enchi o aquário até acima de modo a que a agua do filtro quando cai faça uma boa oxigenação.

 

Neste momento de derivado ao aquario parecer uma selva, já não preciso de tanta agitação na agua pois as plantas chegam para isso.

 

No meu caso também não dou qualquer fertilização. Comigo parece ter resultado, pois nos testes não apresentava nenhum desequilíbrio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E acrescentei também na entrada do filtro de cascata uma esponja de filtro de ar (daquelas redondas e pretas), pois assim para alem das crias não serem chupadas pelo filtro, cria uma boa colónia nitrificante, o que também ajuda na filtragem de aquários pequenos e posso por o filtro quase no máximo, que o caudal derivado á esponja fica bom.

 

Se quiseres posso colocar uma foto depois do meu, para veres a esponja no filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloquei umas fotos, no meu aquario de red's, se vires as ultimas fotos vês bem o filtro de cascata e depois em baixo a esponja

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=170089&st=50

 

Boa sorte com os teus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Quase uma semana que passou e sem mortes, coloquei o filtro mais à superfície do aqua, para que houvesse mistura de água com ar. Julgo que era mesmo falta de oxigenação na água, o que me provocou a morte das fêmeas ovadas.

 

Obrigado pelas respostas e contributos.

 

Abraço

 

César Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom dia.

 

Hoje, tristeza novamente... Coloquei 4 CRs grade B com os red´s, 3 fêmeas e um macho. Duas fêmeas ficaram logo ovadas. Já se encontravam quase no final da gestação, quando hoje acordei, vi que uma estava morta (logo por sinal a mais ovada) a outra, encontra-se junto ao topo da água, e parece muito debilitada. Estive a observa-la por uns instantes e pareceu-me ver daquelas "lombrigas" pequenas com 3 a 4 mm na cabeça da fêmea. É normal estas lombrigas atacarem os camarões?

Foi mesmo uma desilusão tremenda....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Hoje, tristeza novamente... Coloquei 4 CRs grade B com os red´s, 3 fêmeas e um macho. Duas fêmeas ficaram logo ovadas. Já se encontravam quase no final da gestação, quando hoje acordei, vi que uma estava morta (logo por sinal a mais ovada) a outra, encontra-se junto ao topo da água, e parece muito debilitada. Estive a observa-la por uns instantes e pareceu-me ver daquelas "lombrigas" pequenas com 3 a 4 mm na cabeça da fêmea. É normal estas lombrigas atacarem os camarões?

Foi mesmo uma desilusão tremenda....

 

Ois,

 

Que raio são essas "lombrigas"??? Planárias???

 

Podes especificar...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho conhecimento que as planárias matem camarões, agora se estes morrerem é normal que elas se alimentem de restos.

O que te está a matar os animais, pelo que dizes só pode ser a água poluida, faz um TPa de 50% nessa água (atenção a diferença de temperaturas) e ve como estão os parametros da água.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho conhecimento que as planárias matem camarões, agora se estes morrerem é normal que elas se alimentem de restos.

O que te está a matar os animais, pelo que dizes só pode ser a água poluida, faz um TPa de 50% nessa água (atenção a diferença de temperaturas) e ve como estão os parametros da água.

 

Obrigado pela resposta.

 

Mas se fosse algo de anormal na água, não era suposto morrem mais? É que só me morrem ovadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cesar, a minha resposta foi dada de acordo com aquilo que nos estas a dizer, e o que tu referes e me leva a concluir isso é o facto de teres os animais a respirar na superficie.

Conforme te disseram as fêmeas ovadas, necessitam de maior oxigenio logo pode ser essa a causa.

Agora pode ser outra coisa claro, mas para isso só mesmo vendo, ou então só com mais detalhes da tua parte.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Sim, é isso mesmo, já andei a pesquisar e confirmo que são essas.

 

Lá foram duas CR´s ovadas desta vez...

 

Boas,

 

Esta por acaso foi engraçada.

 

Pura coincidência, porque há uns tempos, apareceram-me uns vermes que rastejavam pelos vidros do aquário, e especialmente à noite. Eventualmente desapareceram, mas eu fui pesquisar.

 

As planárias produzem um muco com toxinas, que mata os camarões! Esperam que a toxina faça efeito, em especial camarões adoentados, fêmas ovadas e filhotes. Ou seja, camarões que ficam mais vulneráveis, parados e escondidos. Quando a toxina faz efeito e o camarão morre, lá estão elas a baquetear-se com o corpo!

Caso resolvido, para a próxima dá atenção aos detalhes mais pequenos, tudo importa. Essas sacaninhas andam a envenenar-te os camarões, está na hora de lhes fazeres a folha. É só pesquisares um pouco. Abraço!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esta por acaso foi engraçada.

 

Pura coincidência, porque há uns tempos, apareceram-me uns vermes que rastejavam pelos vidros do aquário, e especialmente à noite. Eventualmente desapareceram, mas eu fui pesquisar.

 

As planárias produzem um muco com toxinas, que mata os camarões! Esperam que a toxina faça efeito, em especial camarões adoentados, fêmas ovadas e filhotes. Ou seja, camarões que ficam mais vulneráveis, parados e escondidos. Quando a toxina faz efeito e o camarão morre, lá estão elas a baquetear-se com o corpo!

 

Caso resolvido, para a próxima dá atenção aos detalhes mais pequenos, tudo importa. Essas sacaninhas andam a envenenar-te os camarões, está na hora de lhes fazeres a folha. É só pesquisares um pouco. Abraço!

 

Pois, precisamente o mesmo que se passou comigo.

 

como é que resolveste o teu problema?

 

Assim fica aqui documentado para possíveis dúvidas acerca deste assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma experiência partilhada: tinha um aquário cheio de planárias, e coloquei lá duas corys pygmeus e em menos de nada, fiquei sem planárias.

 

Não tocam nos camarões bebés, até porque a boca delas é muito pequena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Felizmente acabaram por desaparecer sozinhas, provavelmente devoradas por algum peixe. Era uma configuração antiga, já não me lembro da fauna.

 

Uma coisa te digo, se fosse a ti não me virava para os químicos porque os camarões são muito sensíveis, e poderão morrer.

 

Aposta numa série de peixes que se alimentem delas, como bettas, neons, etc(pesquisa), deixa-os com um mínimo de ração e depois reza.

 

Atenção que se estás a alimentar os teus camarões, podes também estar a sustentar as planárias. Reduz na alimentação em geral. Não pode sobrar nada.

 

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais