Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

Preciso de uma grande ajuda, o meu hepatus parece estar a dar as ultimas.

Nas duas ultimas semanas come pouco e passa o tempo todo deitado com a cabeça enfiada nas rochas, bombas, onde calha.

Vejo-o muito magro e sem forças.

Neste momento quando dou comida (artémia congelada com alho) ele reage á mesma e vai comer, mas come 1 ou 2 bocados e deita-se outra vez.

Nos ultimos tempos nao houve mudanças no aquario (sim pq já tive uma inundação na sala e em Fevereira +/- mudei o aquario para a cozinha) e ele sempre reagiu bem se stress mas agora parece que está por dias.

Fiz ontem os testes á água e está tudo dentro do aconselhado.

Faço reposição semanal de 5Lt com água de Osmose e troca parcial de 20Lt de 3 em 3 semanas.

De referir que o aquario é de 100Lt, e tem dois palhaços que aparentemente estão bem de saude.

Preciso de uma ajuda urgente!

Cumprimentos

DianaeLuis

1152_1112.png
Publicado: (editado)

marcas na pele tem? (ictio). alguma coisa visivel? barbatanas? se ele vai comendo já não é mau. concordo com o rakiki, talvez mudando a comida. contudo os hepatus para o ictio são uma maravilha

Editado por xtaz
Publicado:

Bom dia,

Infelizmente morreu...

Ele aparentemente andava bem, nao havia sinais de ictio, as barbatanas estavam optimas mas cheguei a casa e estava de barriga pra cima no fundo já morto.

Não entendi o que lhe aconteceu, fui fazer novamente os teste e o fosfato está um pouco alto mas nada de preocupante.

Tambem experimentei mudar a comida para algas e ele já na altura pouco ou nada lhe pegou.

Enfim agiora deixar passar uns tempos e comprar outro.

Obrigado pelas ajudas

1152_1112.png
Publicado:

lamento saber. mas realmente é estranho, pois já tive um hepatus que morreu exactamente da mesma forma (demorou menos tempo) e nunca descobri porque foi. na altura fiquei convencido que seria ictio e talvez não me tivesse apercebido. o meu deixou de comer e em 2 dias morreu

Publicado:

O pior, é que fico sem saber a razão para a poder combater, porque de resto está tudo normal, 2 palhaços, alguns corais (poucos) e os ermitas.

Fico sempre com receio de comprar outro e acontecer o mesmo.

De qualquer forma vou dar um tempo de 1 mês mais ou menos até comprar outro.

O hepatus foi o primeiro peixe a entrar no aquário há cerca de ano e meio.

Até parece que os palhaços sentem a falta dele.

Enfim, foi a primeira baixa por doença.

1152_1112.png
Publicado:

bom, embora grande parte da malta não queira aceitar, (porque tem que se encontrar um culpado para a morte do peixe) também existem mortes de causa natural e sem qualquer razão aparente. até nos humanos acontece, porque não nos animais? não deixa de ser estranho e poderá ser outra coisa qualquer, mas também podem ser causas naturais. A agua até está em boas condições, não houveram alterações ao setup, não houve entrada de novos habitantes, as rotinas mantiveram-se.... causas naturais...