Recommended Posts

Publicado

Olá

É com grande satisfação que anuncio o meu primeiro aquário marinho e respectivas fotos!

Por enquanto não há muito que ver, embora fique prometido que irei actualizar este artigo com regularidade.

Agradecimento especial ao MotarSolitário, que ontem fez a parte arriscada do trabalho, recolhendo a água salgada num pontão das praias da Caparica, e ainda ajudou com uma série de boas ideias. Obrigado Bruno!

Ingredientes:

1 Aquário 100x30x40cm, com um furo de lado

1 contentor de plástico com (+/-) 50x30x40cm

1 powerhead 2500l/h para repor a água que cai na sump

1 powerhead 1100l/h para movimentação

QB mangueiras transparentes flexíveis de diâmetros variados para o circuito aquário-sump-aquário

QB tubo rígido para dirigir o fluxo de água da powerhead contra a superfície.

1 aquecedor/termostato de 300W Tetra

1 escumador Visijet

1 "escumador de superfície" Eheim

1 caixa de acrílico da Vodafone

2 pedras :D

1 móvel feito de algomerado de madeira coberto de chapa de melamina (?) branca. 80x40x80cm

1 prancha de aglomerado de madeira 100x40x1,9cm

2 barrotes de pinho

1m de película autocolante aveludada preta (!)

1 calha com lâmpada 30W fluorescente daylight

Misc: quinquilharia, parafusos, esferovite, cola, fita de orlar, berbequim, verniz protecção para madeira, bidons, tempo, paciência e boa vontade

O relato:

Peguei num móvel de cozinha velho que havia cá por casa, coloquei uma placa de esferovite em cima e assentei-lhe uma tábua de aglomerado bem grossa. Na parte traseira do móvel, usei os barrotes de pinho, aparafusados ao tampo com "L" de metal, para servirem de "pernas extra" e assim dar mais segurança ao móvel. Assim, o tampo do móvel, que era de 80x30cm, passa a ser 100x40cm, sendo que o aquário fica chegado para trás, em cima das pernas extra.

Dentro do móvel ficou o contentor de plástico que será a sump. O aquecedor fica lá dentro com o escumador, e a bomba de retorno fica apoiada em cima da caixa de acrílico da Vodafone, que por sua vez levou 2 pedras lá dentro para não flutuar. (MacGyver volta, estás perdoado :D )

A saída do aquario principal deve ter uns 2,5cm e quando ensaiei com agua doce fazia menos barulho do que faz agora... O retorno vem num tubo mais estreito, e faz uma corrente jeitosa no lado direito do aquário, ao passo que a bomba de circulação fica do lado esquerdo, com a saída orientada para cima, provocando turbulência QB.

Fiz já uma caixa para esconder a iluminação, que ainda não decidi se vai ser powercompact 55W x [2,3 ou 4] lâmpadas, ou (n) x 36W, ou outra combinação com tubos convencionais. Não quero instalar HQI por causa do consumo de energia e do calor que provocava naquela casa, prefiro fazer uma selecção de corais menos exigentes.

O fundo do aquário foi feito revestindo uma prancha de madeira fina com a tal película autocolante negra aveludada, que comprei como 2ª opção a uma película azul, e sem ter reparado que era aveludada em vez plastificada normal :D

O tal "escumador de superfície" que está ali a servir de segurança extra para a eventualidade de o furo de saída para a sump entupir. Pelo que já vi, acho que não se justifica.

Aqui vão fotos:

4726231_6ab8258179_o.jpg

Este pirómano é o Bruno :) Estava a ensaiar a moldagem do tubo rígido de PVC para orientar a correnteza da powerhead para os locais mais necessitados

4726257_c733b4db7d.jpg

A movimentação à superfície. com os ajustes que fiz hoje, diminuí o ruído e a turbulência.

O tubo de retorno que se vê no topo da imagem foi preso ao rebordo plástico do aquário com daquelas fitas dentadas que também usei para prender os cabos eléctricos uns aos outros.

4731733_af6c625813.jpg

4726218_be4d07a978_o.jpg

a Sump e seus equipamentos. Tenciono acrescentar caixas de acrílico para separar áreas de cultivo de caulerpa, criação de camarões e área da quarentena (ainda não sei como, naquele espaço exíguo :D )

O estado actual, em foto de conjunto:

4726209_6956f8562c_o.jpg

Ao fundo vê-se o saco de pancada insuflável na sala de estar. Todas as famílias deviam ter um :)

E pronto, o relato está longo e perto do fim. Às vezes, quando uma pessoa está entusiasmada, ou quando olha para uma coisa mal feita durante muito tempo, já não consegue detectar o erro. Se alguém encontrar aqui alguma falha no setup, ou algo que potencialmente possa inundar a minha casa e que me tenha passado despercebido, agradeço que mo digam.

Se não estou em erro, os passos seguintes serão:

1) rocha viva no aquário, kalkwasser e caulerpa na sump

2) iluminação nova

3) esperar que as algas venham e depois se vão embora (I hope :) )

4) juntar areia

5) voltar a 3 :wink:

6) corais

7) peixes!

To be continued!

Nuno Lima

Publicado:

Olá Nuno!

Antes de mais bem vindo ao :wink:

Quanto ao teu setup gostaria apenas de te perguntar o seguinte:

Não vais colocar um fundo de cor azul ou preta?

Estás a utilizar um overflow externo para passar a água para a sump?

Penso que os passos seguintes estão bem calculados :P embora não perceba muito bem porque é que queres meter a areia depois da RV...ou até porque é que queres meter areia ehehehhehehe

De resto parabéns!

Abraço

Duarte

Publicado:

Olá

A conversão para o dark side não é total... ainda tenho outros 2 de agua doce :wink:

O fundo tem o tal papel aveludado preto. Com os reflexos nestas fotos não ficou muito evidente.

A queda de água para a sump é feita no interior. O furo na parede lateral está cercado por uma pequena caixa em acrílico que ocupa pouquíssimo espaço, não é como uma coluna inteira no aquário. Eu gostava de me lembrar do nome do membro do fórum que me vendeu o aquário, mas infelizmente já não tenho aqui anotado. Lembro-me que é da Póvoa de Sta Iria :P

Quanto à areia, penso que favorece e muito o aspecto dos aquários de recife, mas quando as algas atacam deve ser muito chatinha de limpar. Por isso pensei em amadurecer "o sistema" primeiro, e depois acrescentar areia suficiente para que o seu nível seja apenas +/- 3cm de altura.

Até vou experimentar num recipiente à parte usar aquela areia de quartzo que uma vez usei (e o Duarte também) para outro tipo de aquário.

Nuno Lima

Publicado:

Boas, o setup esta bom, apesar de não concordar com alguns promenores.

Quanto a iluminação, dizes que preferes por PC ou T5, por causa dos consumos das HQI, mas se calculares bem, com um foco HQI consegues ter tudo, e so um foco xega para esse aquario, enquanto PC vais necessitar de mais que 2 lampadas, o que faz com que fques a gastar mais, em relação a temperatura, tens razão aquece mais, mas a diferença não e assim tanta, nada k uma ventoinha de computador não fassa. :wink:

Abraços

Publicado:

Nao concordo. Com powercompacts apesar de não se puder ter tudo assim como nos apetece poderemos acabar por ter tudo. Por ex se for fundo não devera por os duros no fundo mas mais acima para poderem apanhar mais luz. E so pensar que com jeitinho tudo de arranja. Quanto aos consumos discordo novamente, HQI's - 75W x 2 + t5 actinias x 2 :arrow: as Powercompact sao 56 W x 2 apenas, pois podera mudarse uma delas para branco/azul

Sao estes pequenos promenores que ajudam para os que nao tem um bolso tao fundo. :wink:

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

olá

Eu tenho outro aquário com 100cm de comprimento que está iluminado com HQI 150W, e por isso tenho uma ideia do que esperar em termos de luz e de calor.

De momento estou inclinado para as lampadas fluorescentes por outra razão adicional. Olhem um esquema do aquario visto de cima:

4896444_ce7e3a6762.jpg

Os quadrados vermelhos representam a área ocupada por equipamentos como as saídas para a sump e uma powerhead que lá está.

Se eu colocar as rochas e corais em montes conforme representei no esquema, conseguirei fazer algo duplamente desejável: escondo esses equipamentos e deixo um espaço amplo ao meio do aquário para os peixes se exercitarem :)

Se eu colocar um foco HQI a meio, a zona mais iluminada seria precisamente a que não teria rochas e corais. Se eu colocar dois focos, um a cada lado, volto à história do calor e do consumo.

Em teoria, isto parece-me tudo óptimo, vamos a ver na prática :?

Nuno Lima

Publicado:

Olá Nuno.

Em virtude da altura do aquário não ser muito grande podias colocar 2x70w HQI ou então umas T5 de 54w (3 ou 4) com uns bons reflectores, assim conseguirias certamente manter corais mais exigentes.

Cumps

Duarte

Publicado:

Desconcordo contigo Luis, pois 2 lampadas PC nesse aquario, e para esquecer os corais duros, ou pelos menos os de exigencia media a elevada.

Abraço

Publicado:

Boas....

So um promenor, vais deixar so uma powerhead?

E que se vires bem 120Lx 20x a litragem por hora sao 2400L/h, logo tens pouca movimentação... Eu sei k tens uma bomba de retorno mx mesmo assim e fraquita...

O meu aquario era exactamente igual a esse e eu tinha 2xPowerhead 1000L/H + bomba de retorno+ umas bombas pequenas no meio das rochas! Eu aconselhava.t a por mais uma powerhead... Mx ve o que e k os experts te dizem....

Boa Sorte nos Salgados

Cumpts

• 1 mês depois...
Publicado:

Olá!

Este meu projecto de aquário deu barraca! :twisted: ou mais justamente, eu é que dei barraca com este projecto. assim é que é!

Aquele acessório "escumador de superfície" que eu acrescentei, contrariamente ao que eu pensei, recolhe água não só à superfície, mas também pela parte de baixo, quando a linha de superfície baixa.

Quando simulei uma falha de electricidade, descurei este aspecto, ie: não reparei que a água continuava a cair por aquele tubo mesmo quando o "escumador de superfície" já não estava 100% submerso.

O resto é mais ou menos típico de quem não faz as coisas "by the book". A electricidade falhou, a água desceu do aquário principal para a sump, a sump transbordou, etc etc etc

Detalhe a-la-Lei de Murphy: Aquela ficha tripla que vêem na foto, pendurada ao alto para que não apanhasse salpicos... uns dias antes da inundação eu andei lá de volta das tomadas, e em vez de voltar a colocá-la na vertical, pousei-a no "chão" do móvel, mesmo de forma a que a água a trasbordar da sump pudesse escorrer pelos fios até entrar na tomada... :shock::lol::cry::oops:

Enquanto tentava repôr a normalidade, constatei que o caixote de plástico que estava a fazer se sump não estava intacto, coloquei-o sobre uma toalha azul escura, para o contraste ser maior, e confirma-se, tem um furo por baixo... :twisted:

Vou fazer uma pausa nesta montagem, e refazer algumas coisas que à primeira não ficaram bem. mais tempo à espera. argh :(

Nuno Lima