jtsoares1 Publicado Novembro 7, 2011 Publicado Novembro 7, 2011 Bom dia, Tenho um aqua com 65 cm de frente de 80L brutos. Possuo há cerca de 2 meses 2 ancistrus cujo penso ser um macho e uma fémea. De vez em quando perseguem-se pelo aqua, saindo cada um do seu respectivo esconderijo favorito, dando umas voltas atrás um do outro e ficam-se por aí. Sempre achei isto mais ou menos normal, visto ser de curta dura e os peixes estarem bem de saúde, no entanto ontem presenciei uma disputa muito acessa durante uns 30 minutos que me preocupou. Ambos os ancistris estavam bem pegados de cabeça, com aqueles espigões que saem junto da boca na parte lateral (peço desculpa por não saber o nome técnico), sempre activos e a espetarem-se um ao outro vezes sem conta. Estafados e ofegantes, abrandavam, e ora fugia um, ora fugia o outro. Depois voltavam à carga, levantando as pedras, plantas. Outra coisa estranha foi que geralmente escondem-se quando me aproximo do vidro, e desta vez nem batendo no mesmo ou retirando o tronco pelo qual pareciam estarem a disputar os separou. Inclusive cheguei a separa-los com a rede, mas mal tirava perseguiam-se novamente. Efectivamente hoje estavam calmos, e não vejo feridas assim à vista. Relembro que fiz uma disposição um pouco diferente no aqua, alterando o sítio do tronco e umas pedras. Será que é brigas territoriais? Será acasalamento? Ou será mesmo 2 machos e não um macho e uma fémea como penso. Deixo aqui 2 fotos, na primeira a fémea no fundo e o macho na vertical no tronco, e na segunda foto a fémea no fundo. http://img828.imageshack.us/img828/6838/img0492re.jpg http://img839.imageshack.us/img839/2299/img0600w.jpg Agradeço as vossas opiniões e sugestões. Cumprimentos, jtsoares1 Citar
jtsoares1 Publicado: Novembro 8, 2011 Autor Publicado: Novembro 8, 2011 Bom dia, Apesar de ter o bichos mais sossegados, continuo a agradecer se alguem tiver alguma sugestão sobre o que se possa ter passado ou vir a passar. Obrigado, jtsoares1 Citar
tupi-guarani Publicado: Novembro 12, 2011 Publicado: Novembro 12, 2011 Boas. Eu tenho 2 ancistrus iguais aos teus, surgiu exactamente essa situação, não me preocupei muito. Já os tenho a mais de um ano e esta tudo bem. Por vezes ainda andam um atrás do outro.Mas já estão bem mais calmos. Tenho um plecostomus leopardo que as vezes anda atrás deles mas também não lhes faz mal, e esse sim é violento tem uns 18 cm. Tenho 4 serrasalmus nattereri, outro pleco albino uma silver dolar e um agamyxis pectinifrons tenho-os todos desde pequeninos (1-2 cm quando os comprei) já estão grandinhos e os ancistrus são a minha menor preocupação. São muito pacíficos com os outros, só é pena demorarem uma eternidade para crescer. Citar
LuisJSBL Publicado: Novembro 13, 2011 Publicado: Novembro 13, 2011 Boas. Tenho vários ancistrus e nunca presenciei uma disputa tão cerrada como a que descreves. Eles são territoriais mas limitam-se a fazer ameaços, afastando-se de seguida. Também me parece tratar-se de um casal, a julgar pelos bigodes. Os meus também se refugiam quando me aproximo do vidro. Se agora não te ligam quando bates no vidro pode significar que estão com as hormonas aos saltos.Portanto, acho que pode ser a côrte nupcial. Não perdias nada em lhes criares as condições necessárias para reprodução. Arranja um tubo aberto em ambas as extremidades com um diametro de 4 ou 5 cm e com 10 cm de comprimento. Os putos das escolas costumam fazer trabalhos em barro cozido, que quanto a mim é dos melhores materiais que podemos dar como casota aos nossos loricarideos de pequeno porte. Boa sorte. Citar
Quo Publicado: Novembro 14, 2011 Publicado: Novembro 14, 2011 Penso que tens dois machos, e essas disputas territoriais são normais, se bem que tanto tempo também achei esquisito, mas també... nada a preocupar. Arranja mais um, para ver se sai fêmea. Com as femeas as cabeçadas são de estilo diferente, é estilo "chega para lá, anda para a minha toca". Já me aconteceu parecido, mas foi entre um dos ancistrus e o meu chaetostoma, que é parecido com ancistrus. Se há animal que não dá preocupações em aquário são os ancistrus, por isso não te preocupes. Citar
jtsoares1 Publicado: Novembro 18, 2011 Autor Publicado: Novembro 18, 2011 Agradecido pelas ajudas. De facto espero não ter 2 machos, e vou procurar uma casota mais apropriada ao do que o tronco e a casota feita com pedras. De resto eles andam mais calmos, vao-se perseguindo, mas nada como da outra vez. Novamente obrigado. Citar
Recommended Posts