Aquaxisto

Tozé Nunes

Recommended Posts

Partilhar nas redes sociais

Boas brancaman

Isso está a ir bem, agora so tens de fazer volume para ganhar forma!

Continua! ::D: :grin:

Se nao voltarmos a falar bom natal!

abraço

Boas, aquilo é um "side shoot" da Hygrophila pinnatifida, do ramo principal ainda se vê uma das folhas mais velhas.

Uma planta muito boa...Onde a arranjaste?

Uma planta muito boa...Onde a arranjaste?

Comprei na aquahobby.

Aquário está fantástico, vê se não consegues esconder o termostato. Um grande selva vamos ver como fica assim que crescer.

Abraço e bom natal!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

• 2 semanas depois...

Olá a todos, de volta para vos dar conta das (poucas) novidades.

A cuba tem dado bastante luta, passa a vida a desprender-se :bad-words: , será da iluminação mais fraca, do substrato muito leve e pequeno- jbl manado- ou do que? Agradecia ajuda.

Quanto ao resto da flora tem crescido bem, a tenellus já começou a invadir o espaço frontal - e eu vou cortando, a vantagem desta planta é os runners virem por cima do substrato daí ser mais fácil corta-los sem remexer o substrato.

A staurogyne tem crescido bem, bata podar os topos e replantar. A marsilea tem-se expandido a um ritmo de caracol, ao invés a hz cresce bastante. está quase a atingir o topo. A palustris tem superado as minhas expectativas crescendo bastante e lançado novos rebentos estando as pontas a ganhar cor.

A pinnatifida lançou um runner lateral a circundar a pedra maior, aqui não sei nem o que fazer, se corto e replanto ou deixo as coisas como estão, a informação na net é muito escassa sobre esta planta.

A bolbitis surpreendeu-me lançando um novo ramo verdissimo oposto ao ramo inicial verde escuro. Quanto ao resto mantém-se o que é um bom sinal.

De resto entrou um gangue de reds gentilmente oferecido pelo Paulo Lisboa.

Mas chega de conversa fiada, ontem trouxe uma macro do work , eis os resultados:cuba.jpgtenellus.jpgstaurogyne2.jpgmarsilea.jpghz.jpgpalustris.jpgnewpalustris.jpgpinafitidarunner.jpgpinafitidarunners.jpgbolbitis.jpg

Editado por brancaman

Boas brancaman,

também tenho substrato JBL e não noto esse problema. Pelo aspecto dela dá a ideia de ter carência de CO2.

Dá-lhe mais CO2 e vais ver como ela arrebita e ganha mais cor.

Gostei dessa moita de palustris, já estão com alguma cor. Para mim é das plantas mais bonitas para aquários.

E uma panorâmica??

Abraço

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Boas brancaman

Andas-te desaparecido fogo! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Primeiro de tudo as fotos estao muito fixes mas na 4ª foto nao sei o nome da planta mas parece que tens petecas nela certo?

De resto acho que está muito fixe!

Tens de mandar ai umas panoramicas para o pessoal ver tambem!

Já agora, sabes-me dizer onde arranjas-te a bolbitis?Tambem ando á procura e nao encontro em lado nenhum ou é bem caro!

Sobre a cuba acho que é co2 quando a tive tive garrafa caseira e ela desenvolvia-se muito bem mas agora nao a tenho mas carrega um pouco mais no co2 que isso vai ao sito, nao deve ser do substrato!

Já que tens tenellus podias ajudar-me nesse campo, a minha está a ficar amarela em algumas folhas (na verdade apenas 3 estao).

Sabes do que se trata?

Carencia de potassio?

abraço e ve se nao desapareces!

Olá Hugo, obrigado pelo feedback da cuba, pois eu lembro-me de até te ter perdido opinião sobre o manado, dai as minhas dúvidas sobre o que poderia ser, na verdade a cuba parece não querer enraizar. Ainda pensei ser falta de poda, o meu receio é que com poda fico sem cuba depois.

Na verdade eu , se no inicio dei co2 aos magotes, depois reduzi o caudal, o problema é não conseguir um meio termo entre o actual e o anterior, aquilo até silvava :lol: .

Olá Fábio, eu andei sempre por cá, não tinha era máquina para poder mostrar serviço :mrgreen:

A bolbitis retirei uma pequena parte do scalare160 onde está agarrada a uma dragon stone. Não fazia ideia que fosse difícil de arranjar ou que fosse cara, a ver se te arranjo uns ramitos ;)

Pois a tenellus ao inicio receei que não vingasse, também me apareciam as folhas amarelas, não sei se foi de falta de algum nutriente ou se seria da necessidade de adaptação ao aquário, felizmente agora bomba.

Fotos panorâmicas não as tirei, estava tão entusiasmado com a macro que nem me lembrei de a tirar. e por falar nelas aqui vão mais umas.

pelia.jpgredshrimp.jpgfetos.jpgcrypto.jpghelferi.jpgattheedge.jpg

oi, ollha como plantaste a cuba? eu plantei a minha com os pequenos cubos de lã de rocha onde ela vem plantada, e nunca aconteçeu soltar se, tens é de a enterar bem, aumenta um pouco o co2 ate teres o tapete fechado depois reduzes foi o que eu fiz no meu aquario.

Quanto ao aquario ta bacano. bigsmile

Olá Carlos,obrigado por gostares e sim eu plantei com um bocadinho da lã que vinha agarrada. Neste momento eu tenho um peso para segurar parte delas conforme podem ver pela foto :sorry:Cubacomsuporte.jpg

E a pedido de varios :naughty: aqui vai uma panorâmica, olhando para a última que tinha publicado antes do Natal dá para observar o crescimento das plantaspan07jan12.jpg

Vivas,

Parabéns! O áqua está a ficar muito agradável, apenas a marsilea hirsuta ainda tem umas alguitas. Talvez um toque de vermelho ficasse aí bem, se quiseres um pézito de Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia) ou de ludwigia repens rubin troco por um pé da palustris :naughty:

Os red's foram uma boa ideia, são excelentes a limpar o alguedo. Que raio é essa coisa circular que aparece a meio do áqua cá à frente?

Abraço,

Edit: já percebi o que é a coisa circular, é o tal peso para segurar a cuba :doofywave:

Editado por A.Ferreira

Olá Carlos,obrigado por gostares e sim eu plantei com um bocadinho da lã que vinha agarrada. Neste momento eu tenho um peso para segurar parte delas conforme podem ver pela foto :sorry:Cubacomsuporte.jpg

E a pedido de varios :naughty: aqui vai uma panorâmica, olhando para a última que tinha publicado antes do Natal dá para observar o crescimento das plantaspan07jan12.jpg

Oi olha se reparares a tua cuba esta com as folhas muito miudinhas isso é sinal de carrençias, a minha quando se começou a desenvolver tomou uma core bem verde e folhas grandes quando é assim esta de boa saude ... devias amentar o co2, tas a dar potassio?

Oi olha se reparares a tua cuba esta com as folhas muito miudinhas isso é sinal de carrençias...

Pode não ser. A minha tem vindo a ficar com as folhas cada vez mais pequenas a cada poda que lhe dou. Eu não tenho falta de nutrientes nem de CO2.

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Pode não ser. A minha tem vindo a ficar com as folhas cada vez mais pequenas a cada poda que lhe dou. Eu não tenho falta de nutrientes nem de CO2.

GM

SO que a tua ja deve tar desevolvida , e a do brancaman ainda ta em desenvolvimento, eu tou a dar como referençia a minha visto que a minha nunca teve esse aspeto e eu tenho uma aria enorme de cuba que em 2 meses ficou coberta, a minha cuba agora tambem ta com umas folhas miudas e abrandou o ritmo de crescimento mas continua com uma core verde viva... isto que tou a dizer é baziado na evolusão da minha cuba....´Á casos e casos.

Está a ficar porreiro essa selva!

Continua a atacar essas alguitas, que está a ficar no ponto. Falta adensar, adensar , e carregar nos vermelhos para tirar a monotonia. Mais uns mesitos (ou semanas ) poucos e isso está fantástico!

Força!

Boas fotos!

estou a gostar da evolução deste aquário, falta ver essa cuba a crescer.

Na minha humilde opinião ganharias mais se tirasses a HZ daí,não acho que fique bem nesse aquário, e colocar no sítio dela por exemplo rotala rotundifolia ou Rotala macrandra narrow . Talvez falte nesse aquário um pouco de cor... um bom vermelho... como disse, isto é apenas a minha humilde opinião... ;)

Talvez essa staurogyne já precise de uma pequena poda... será que não?

Não paro de olhar para a Hygrophila pinnatifida, é uma planta lindíssima... A ver se mais para a frente com a reprodução dela me conseguisses arranjar um pesito... :P

Não será que tens os fosfatos um pouco baixos?

Continua a actualizar.

Cumprimentos

Boas brancaman, eu a ti retirava esse peso para prender a cuba. Não está aí a fazer nada e como deves calcular a cuba que está por baixo dele não vai ficar com muito bom aspecto.

Uma vez que estás numa fase inicial da montagem, eu retirava a cuba toda que se estivesse a soltar e voltava a plantar. A que já está agarrada apenas uma ligeira poda...e muito CO2, sem isso esquece.

Em tempos no meu aquário de 1m também tive um tapete de cuba, e numa fase final a cuba também começou a ficar com esse aspecto, não durou mais de uma semana.

Eu a ti pensava seriamente o que queres fazer com a cuba, e agora é a altura ideal para tomares uma decisão acertada.

Eu sei que custa estar a desplantar depois do layout estar composto, mas uma coisa te digo, à males que vêm por bem.

Abraço

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Que raio é essa coisa circular que aparece a meio do áqua cá à frente?

Edit: já percebi o que é a coisa circular, é o tal peso para segurar a cuba :doofywave:

Aquela "coisa" é um suporte de plantas fabricado por 20 engenheiros premiados com o Nobel e utiliza materiais retirados de Marte pela Nasa, só existem 3 e os outros donos são um Takashi Amano e um Tom Barr (nunca ouvi falar nestes niomes ::D: )

ganharias mais se tirasses a HZ daí,não acho que fique bem nesse aquário, e colocar no sítio dela por exemplo rotala rotundifolia ou Rotala macrandra narrow . Talvez falte nesse aquário um pouco de cor... um bom vermelho...

Boas Jorge, eu nesse canto coloquei as hz porque a valisneria mini twister que lá coloquei foi a minha 1ª baixa, achei que no combate às algas estava-me a faltar uma planta de crescimento rápido para absorver os nutrientes em excesso e tendo eu hz no scalare160 foi só chegar lá e podar e plantar aqui. Como podem ver pelas fotos aquilo cresceu desalmadamente e ainda bem quebra um pouco a monotonia.

Rotalas já tive bastante e é sempre uma planta a considerar, mas eu neste momento estou mais virado para plantas novas, diferentes e que exijam mais, para me obrigar a ter o máximo de cuidado.

Boas brancaman, eu a ti retirava esse peso para prender a cuba. Não está aí a fazer nada e como deves calcular a cuba que está por baixo dele não vai ficar com muito bom aspecto.

Uma vez que estás numa fase inicial da montagem, eu retirava a cuba toda que se estivesse a soltar e voltava a plantar. A que já está agarrada apenas uma ligeira poda...e muito CO2, sem isso esquece.

Em tempos no meu aquário de 1m também tive um tapete de cuba, e numa fase final a cuba também começou a ficar com esse aspecto, não durou mais de uma semana.

Eu a ti pensava seriamente o que queres fazer com a cuba, e agora é a altura ideal para tomares uma decisão acertada.

Eu sei que custa estar a desplantar depois do layout estar composto, mas uma coisa te digo, à males que vêm por bem.

Abraço

Hugo, agora deixaste-me a pensar... se calhar ainda faço um remake, burro fui eu que andei aqui meses a estudar um dry-start e depois acabei por fazer um wet-start cabecadura . Agora não posso voltar atrás, posso é tentar refazer o mal que está feito. Vou pensar seriamente no que me disseste.

Quanto à manutenção, eu realmente reduzi o fluxo do co2, estava demasiado forte e se calhar pode ter sido esse o mal, ou então as fertilizações, eu ao inicio usava tpn+ e bright k diariamente, depois passei para os macros e micros diy( uns restos que me tinham dado da horizonte aquatico) e agora que chegaram ao fim vou finalmente usar a receita do Gustavo para macros (Kno3 + kh2po4) e uns micros oferecidos pelo Ferreira (grande abraço amigo).

Como vou utilizar abundantemente penso que não vou ter carências nesse aspecto, só mesmo o co2 é que vou ter que tentar aumentar ligeiramente, quanto a luz mantenho tudo na mesma, talvez mais tarde comprar umas lâmpadas novas.

Plantas vermelhas...já as tive e quem sabe não encontro umas que me agradem e não cresçam desalmadamente.

A cor será em principio dada pela fauna(ainda em estudo).

Obrigado a todos por me ajudarem, vocês são um espectáculo bigsmile

Boas brancaman

Olha o aquario está muito agradavel so fazia o que o hugo te disse!

Alias tens essa opçao de retirar tudo e voltar a plantar pois parece-me que plantas-te a cuba muito grande mas agora que tens a cuba em desenvolvimento tiravas, dividias e voltavas a replantar!

Na minha da anterior montagem nao precisei de pesos nem nada para a prender, basta a enterrares bem no substrato que ela nao sai, nem que fique um pouco mais enterrada nao faz mal!

Depois é o que disseram, muito co2 e isso vai ao sitio acredita!

Agora vou mas é fazer uma TPA ao meu aquario pois acho que já tenho uns pes de blyxas a nascer! :drool3:

Abraço

PS:A panoramica está fixe! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Boas,

acho que as plantas estão a tomar conta do aquário e estás a perder qualquer ponto focal. O que o Hugo disse pode ser uma boa ideia.

Quanto ao peso estavas a disser a verdade?

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Dá-lhe mais CO2 e vais ver como ela arrebita e ganha mais cor.

carrega um pouco mais no co2 que isso vai ao sito, nao deve ser do substrato!

aumenta um pouco o co2 ate teres o tapete fechado depois reduzes foi o que eu fiz no meu aquario.

Bem os meus amigos pediram e eu abri um pouco a torneira do co2, aproveitei e coloquei o difusor debaixo da flauta do filtro, ainda tive que improvisar um pouco com a colocação da folha de amendoeira para as bolhas não irem juntinho ao vidro e serem projectadas na corrente, o melhor é verem a foto :)DSCF3872.jpg

O pior é que agora tenho muitas bolhinhas na superficie e esta está oleosa :bad-words:

DSCF3873.jpg

Quanto ao peso estavas a disser a verdade?

:roflroll2:

Entretanto o FAAO pediu-me o artefacto redondo para usar no seu próximo projecto de aquascaping :laugh: e substitui-o por pequeninas pedrinhas para segurar a dita cuja cuba em certos e determinados spots.

DSCF3874.jpgDSCF3875.jpg

Agora é esperar.

Editado por brancaman

Boas Brancaman

Isso acho que é bastante normal, eu as vezes tambem fico com isso!

Mas porque nao tiras a flauta e deixas so aquele cotovelo virado para o difusor de co2?

abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!