Tozé Nunes Publicado Novembro 6, 2011 Publicado Novembro 6, 2011 (editado) Olá, de volta com um novo projecto, desta vez um nível acima, a ver se com a vossa ajuda aparece algo de novo. Desta vez quero usar plantas mais pequenas e mais exigentes, isto com apenas 30W mas com co2 e fertilizações. Logo se verá se com 0,5W/L o consigo, está lançado o desafio. Mas vamos ao setup. Aquaxisto Eheim Aqua Pro 60XL 60*35*40 2*15W T8 6500K incluída na tampa Filtro Eheim 2213 Jaeger 100W Co2 engarrafado Fertilização TPN+ Substrato JBL Aquabasis Plus + JBL Manado Xisto stones e tronco Mopani Ainda sem agua e flora. Editado Novembro 6, 2011 por brancaman Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Tozé Nunes Publicado: Novembro 6, 2011 Autor Publicado: Novembro 6, 2011 (editado) Após colocar os substratos da JBL lancei mãos ao hardscape e tentei com a matéria prima existente fazer algo. Seguem as fotos da loucura, não se assustem com a má qualidade, eu não atinei com esta maquina. O fundo preto engana a máquina e cria sobreexposição, a alternativa é usar flash directo o que esmaga os contrastes, a textura e o 3D. Aqui basicamente despejei os xistos, ficou tipo pedreira Depois foi retirar quase tudo e tentar criar uma ilha central, tipo isto Aqui entrou em acção o tronco mopani, nunca utilizei material deste tipo, este tronco tem dois lados totalmente diferentes seguem as fotos para perceberem melhor. e finalmente como se encontra neste momento o que acham? Toda a ajuda é bemvinda, por agora ainda é possível mudar a disposição das pedras/tronco. Editado Novembro 6, 2011 por brancaman Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
sandrodias Publicado: Novembro 6, 2011 Publicado: Novembro 6, 2011 Olá brancaman, Desde já os meus parabens pelo layout parece-me muito bom. Em relação á estética penso que a melhor disposição e a que apela mais ao olhar será a 4 foto, é tudo uma questão de gostos Estás a pensar colocar que plantas? Aproveito para te colocar uma questão, no meu aquário estou a pensar colocar uma cartolina, como tu tens neste aquário, existe alguma razão especial para teres escolhido o preto?É que ainda não me decidi da cor a usar no meu. Obrigado Citar
Tozé Nunes Publicado: Novembro 6, 2011 Autor Publicado: Novembro 6, 2011 Olá sandrodias, obrigado por comentares e por escolheres Em relação a plantas quero um tapete verdinho com Hemianthus callitrichoides? Eleocharis parvula? Glossostigma elatinoides? Marsilea hirsuta? depois junto às pedras pogostemom helferi, staurogyne sp, sagitarias subulatas, Cryptocoryne wendtii , no tronco Bolbitis heudelotii, Anubias barteri,Microsorum pteropus e Hygrophila pinnatifida e no fundo Vallisneria americana ''mini twister'', Heteranthera zosterifolia. Ainda nada está defenido. O fundo preto já vinha colado no aquário. Não é nenhuma cartolina, chama-se vinil e existe em muitas cores, procura empresas que façam decoração de viaturas, eles tem esse material, vê mais aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=75871&hl=&fromsearch=1 Espero que ajude. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Visitante Publicado: Novembro 6, 2011 Publicado: Novembro 6, 2011 Eu escolho a ultima foto. Colocava o xisto maior no meio,enterrado mas com algum volume para haver um equilíbrio com o tronco. No lugar do xisto maior colocava uma mais pequeno, para dar mais sentido de profundidade. Força nesse novo projecto! Citar
Rodolfo Rodrigues Publicado: Novembro 6, 2011 Publicado: Novembro 6, 2011 Esse difusor , eu tentei ligar esse difusor e isso não saia qualquer bolhas de CO2, já o usaste alguma vez ? Isso não vem com o kit de co2 da aquaristic ? Eu tenho igual e nao o consigo por a funcionar... Citar My Dream,My hope,My Everything...
Visitante Publicado: Novembro 6, 2011 Publicado: Novembro 6, 2011 Esse difusor dá para rodar... ( Se não me engano) Citar
Hugo Bernardo Publicado: Novembro 6, 2011 Publicado: Novembro 6, 2011 Boas, vou dar aqui a minha humilde opinião, a meu ver o tronco não fica aí muito bem, não cria qualquer tipo de contraste com as pedras. É muito identico às pedras ao nivel da tonalidade e não acrescenta uma mais valia ao layout. Tenta jogar apenas com as pedras, tens aí algumas interessantes. Consegues fazer um bom layout ao estilo iwagumi Relativamente à fauna escolheste algumas plantas que poderão fazer a diferença em pequenos apontamentos, tais como Pogostemon helferi e a staurogyne. Agora é meter mãos à obra. Boa sorte com isso. Cumps Hugo Bernardo Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Tozé Nunes Publicado: Novembro 6, 2011 Autor Publicado: Novembro 6, 2011 Eu escolho a ultima foto. Colocava o xisto maior no meio,enterrado mas com algum volume para haver um equilíbrio com o tronco. No lugar do xisto maior colocava uma mais pequeno, para dar mais sentido de profundidade. Força nesse novo projecto! Obrigado Bruno, vou ali mexer e tirar uma foto e já volto Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Tozé Nunes Publicado: Novembro 6, 2011 Autor Publicado: Novembro 6, 2011 Esse difusor , eu tentei ligar esse difusor e isso não saia qualquer bolhas de CO2, já o usaste alguma vez ? Isso não vem com o kit de co2 da aquaristic ? Eu tenho igual e nao o consigo por a funcionar... Esse difusor dá para rodar... ( Se não me engano) ehehe coincidencia ou não quem mo vendeu respondeu na hora, e realmente ainda não o experimentei, comprei há meses e só agora é que o vou utilizar, depois dou feedback positivo ou reclamo ao Bruno (aceitas devoluções ) Já agora Rodolfo e ajuda aqui no hardscape? Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Tozé Nunes Publicado: Novembro 6, 2011 Autor Publicado: Novembro 6, 2011 Boas, vou dar aqui a minha humilde opinião, a meu ver o tronco não fica aí muito bem, não cria qualquer tipo de contraste com as pedras. É muito identico às pedras ao nivel da tonalidade e não acrescenta uma mais valia ao layout. Tenta jogar apenas com as pedras, tens aí algumas interessantes. Consegues fazer um bom layout ao estilo iwagumi Relativamente à fauna escolheste algumas plantas que poderão fazer a diferença em pequenos apontamentos, tais como Pogostemon helferi e a staurogyne. Agora é meter mãos à obra. Boa sorte com isso. Cumps Hugo Bernardo Obrigado pela tua opinião, eu preciso de usar troncos para me baixar o ph, além de gostar claro. Eu não queria um iwagumi puro e duro, dai o apostar em variada flora. Em relação à diferença de cor entre ele e as pedras, eles depois de molhados mudam e adquirem cores mais vivas, depois vês a diferença. Obrigado pela força Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Rodolfo Rodrigues Publicado: Novembro 6, 2011 Publicado: Novembro 6, 2011 (editado) Eu ainda tenho muito que aprender brancamen.. E a minha "onda" não é bem iwagumi, embora já tenha tentado fazer mas não é facil.. Mas sou da mesma opinião do Hugo, que preferia apenas manter as pedras do que estar a juntar um tronco, que na minha opinião não favorece o layout. Mas são opiniões e quem tem que gostar és tu E se precisas de baixar o pH com os troncos tenta mete-lo da melhor forma com as pedras que tens. Epah em relação ao difusor.. o meu não funciona.. nao deita mesmo nada... apenas deitou 4 5 bolha de la e eram enormes... Cuidado :s Abraços Editado Novembro 6, 2011 por Rodolfo Rodrigues Citar My Dream,My hope,My Everything...
Tozé Nunes Publicado: Novembro 6, 2011 Autor Publicado: Novembro 6, 2011 Assim Bruno? Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
pmpg98 Publicado: Novembro 6, 2011 Publicado: Novembro 6, 2011 Oi António, hehe está a avançar este, porreiro Acho que o contraste é efectivamente pouco entre as pedras e o troco, será que depois de molhado fica suficientemente cor de mel para fazer a diferença, acho que só ao vivo é que se percebe, aqui e a seco parecem-me todos da mesma tonalidade tronco e pedras o que faz uma sensação algo esquisita. Tens de por a pogostemom helferi que eu depois quero umas para mim Força nisso... Pedro Gil Citar
gmmartins Publicado: Novembro 6, 2011 Publicado: Novembro 6, 2011 (editado) Viva, Eu tentaria fazer 2 grupos de pedras distintos - Um para esquerda e outro mais para a direita aproveitando uns declives no substrato. Podes usar o tronco num deles mas está muito na vertical assim como está. Penso que ficaria melhor se o inclinasses um pouco para a direita. De qualquer forma, penso que o melhor layout com o teu material seria uma ilha central. tipo isto: Isto são tudo sugestões pessoais como é óbvio. O importante é que tu gostes. Abraço, GM Editado Novembro 6, 2011 por gmmartins Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Tozé Nunes Publicado: Novembro 7, 2011 Autor Publicado: Novembro 7, 2011 (editado) Obrigado Pedro e Gustavo, realmente o tronco não está a ganhar adeptos e se eu venho para aqui pedir-vos conselhos e sendo minimamente inteligente acato humildemente as vossas opiniões e Ok, versão só xistos, aproveitei e enchi o canto direito, tipo canteiro, só não sei se depois com água não vai tudo abaixo. eventualmente saco uns redmoor do outro aquário e coloco tipo raizes. Agradeço mais uma vez as vossas opiniões. Editado Novembro 7, 2011 por brancaman Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Hugo Bernardo Publicado: Novembro 7, 2011 Publicado: Novembro 7, 2011 Parece-me melhor. O ir abaixo só depende da fauna que colocares. De resto não tens com que te preocupar. Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Tozé Nunes Publicado: Novembro 7, 2011 Autor Publicado: Novembro 7, 2011 E assim? Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Rodolfo Rodrigues Publicado: Novembro 7, 2011 Publicado: Novembro 7, 2011 Boas, Está pouco visível a meu ver.. dá a sensação que não sabemos bem para onde olhar.. pelo menos é a impressão que tenho Tenta colocá-lo mais de lado ou no outro lado, mas para mim penso que podias o meter ao centro.. tentar jogar com a disposição das pedras para ficar mais harmonioso.. porque assim parece que foi ali "posto". Abraços Citar My Dream,My hope,My Everything...
Tozé Nunes Publicado: Novembro 7, 2011 Autor Publicado: Novembro 7, 2011 Ena, o forum funciona às 4.30! Realmente o tronco só foi posto por cima e somente para dar a ideia, estava molhado e com os fetos agarrados, depois na montagem final é que o vou colocar no melhor sitio,não parece mas ali estão 3 troncos! Ainda tenho um bem maior mas muito rectilíneo, nem sei se cabe lá dentro. Abraço Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
gmmartins Publicado: Novembro 7, 2011 Publicado: Novembro 7, 2011 Viva, Penso que estás a espalhar muito as pedras. Tenta organizá-las em grupos com número ímpar. Já agora, quando tirares a foto para mostrar tenta tirar de uma perspectiva mais baixa (diria mesmo ligeiramente abaixo do nível substrato) para podermos ter noção da profundidade. Estamos a ver muito de cima e não dá para ter noção. Sei que é para ver o posicionamento mas fica mais difícil opinar. Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Paulo Lisboa Publicado: Novembro 7, 2011 Publicado: Novembro 7, 2011 Boas! Antes de mais, fico contente por estares a montar mais um aquário! :-D Quanto ao layout, lembra-te da ajuda que tu e outros me deram quando tentava fazer o mesmo no meu dos sulawesis! Tens de decidir qual será o teu ponto focal e depois 'construir' tudo à volta disso. Sugestão: pega na pedra maior que tiveres, coloca-a de forma a ficar virada para ti dando a maior ideia possível de profundidade. Depois dispõe as restantes em função dela. E não tens de usar todas! btw... num aqua de 60cm eu evitava a HZ. Ocupa muito espaço... Força nisso!!!!!!!! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Tozé Nunes Publicado: Novembro 7, 2011 Autor Publicado: Novembro 7, 2011 Tens de por a pogostemom helferi que eu depois quero umas para mim A ver se não tenho que ir a tua casa roubar uns pés de cuba btw... num aqua de 60cm eu evitava a HZ. Ocupa muito espaço... Olá Paulo, cada vez percebo melhor a tua aflição na altura A Hz ia colocar somente como apontamento e talvez na sua forma rasteira, tal como tinha em 1º plano no inicio do scalare160, lembras-te? Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
canito Publicado: Novembro 7, 2011 Publicado: Novembro 7, 2011 Sugestão: pega na pedra maior que tiveres, coloca-a de forma a ficar virada para ti dando a maior ideia possível de profundidade. Depois dispõe as restantes em função dela. E não tens de usar todas! Olá Paulo, cada vez percebo melhor a tua aflição na altura Enaaa.... isto tá animado... Nem me atrevo a dar sugestões... Só passei por aqui... para enviar um Abraço para os dois amigos de cima. Qualquer coisa... disponham... Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
warman98 Publicado: Novembro 7, 2011 Publicado: Novembro 7, 2011 Interessante, pensa no que disseram sobre a peça central. Mas talvez como estás inclinado para o tronco talvez tenta fazer ele a peça central e arranjar lo melhor no canto, talvez com a pedra grande lá pelo o meio e as outras em redor. Vou acompanhar, tens muita dedicação e isso é bom! Vou acompanhar. Cumps. Citar Cumprimentos, Antonio Mendes de Almeida MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish
Recommended Posts