MyNameIsNotMery Publicado Novembro 5, 2011 Publicado Novembro 5, 2011 Olá a todos Ontem reparei que tenho pelo menos dois caracóis com cerca de 5 milímetros que devem ter vindo com as plantas. Eu li algures na internet que eles podiam ser uma praga no aquário e que não é muito boa ideia tê-los. É verdade? Obrigada (: Citar
7ubal Publicado: Novembro 5, 2011 Publicado: Novembro 5, 2011 Boas, Respondendo directamente à tua pergunta: não, esses caracóis não vão fazer mal nenhum ao teu aquário, à sua fauna ou flora. É normal eles virem de boleia com as plantas compradas nas lojas e depois multiplicam-se facilmente. Eles até são benéficos para o ecossistema do aquário pois são essencialmente detritívoros, alimentando-se de restos de comida, animais ou plantas mortas, contribuindo assim para a limpeza do aquário, facto pelo que se considera que eles são sempre úteis a qualquer aquário. O único inconveniente é mesmo por tornarem o aquário inestético dada a sua fácil proliferação. É possível controlar a população manualmente (apanhando os mais distraídos do vidro) ou com fauna que se possa alimentar deles (como os bótia ou os anentome helena). Eu acabei por introduzir no meu aquário anentome helenas para eliminar esses caracóis, mas apenas porque tenho bastantes camarões que limpam tudo o que sejam detritos. Agora a decisão vai depender essencialmente dos teus planos para o aquário, pois apesar de serem uma equipa de limpeza gratuita, uma sobrepopulação destes chamados "caracóis praga" pode dar um bocado mau aspecto ao aquário, o que obviamente também depende do gosto de cada pessoa. Citar
Antero Pereira Publicado: Novembro 5, 2011 Publicado: Novembro 5, 2011 eu montei recentemente um aqua plantado e estava carregadinho de caracois que vieram com as plantas e se multiplicaram, esta semana fiz a transferencia dos vivos indo dois botia palhaço e agora ja nao se ve nenhum, para eles foram um petisco que nem queriam a comida que eu lhes dava. abraço Citar
MyNameIsNotMery Publicado: Novembro 5, 2011 Autor Publicado: Novembro 5, 2011 Muito obrigada aos dois (: Acho que então os vou deixar estar e se começar a ver que está descontrolado, vou apanhando alguns. Citar
local Publicado: Novembro 7, 2011 Publicado: Novembro 7, 2011 Os caracóis também podem ser uma importante ajuda na eliminação/controle das algas, essas bem mais inestéticas para os aquários. Citar
Recommended Posts