Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Estou na fase de concepção do meu reef para a ilha Terceira nos Açores.

Entretanto surgiram-me umas dúvidas, e vim aqui pedir uma ajuda na esperança de optar pelos melhores caminhos.

 

Para começar:

- Para um tanque com 200x70x70 15mm de vidro chega? (leva traves francesas em cima e em baixo)

- Uma coluna seca central ou duas laterias (tinha pensado em duas)

- Ideias para as medidas dos furos da coluna seca?

- Sump 100x50x40 (largura x profundidade x altura) Tá bom ou maior/mais pequeno?

 

- Escumador, pensado está o ATI PowerCone 250i.

- Circulação: 2 MP40 ou 1 MP60? O que tenho pensado é em duas MP40 visto o tanque ser muito largo, mas se acharem que é demais avisem

- Iluminação: Vai ser DIY (assim como o tanque sump e movel) em leds e controlado por um arduino.

- Bomba de retorno... Ainda não sei bem o que meta :/

 

Acho que para já é só Assim que for tendo novidades vou pondo. Mas não vão pedindo fotos que isto vai ser uma coisa para ser feita com calma :P Mas fiquem descansados que à pedida que as coisas forem aparecendo eu vou pondo fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vidro de 15mm com travas em cima e em baixo na minha opinião aguenta mas, por uma questão de segurança e este factor é o mais importante eu faria com vidro de 19 mm. É muito importante uma boa colagem numa superfície nivelada e sem bolhas no silicone.

 

Quanto à coluna seca duas parecem -me bem mas acho que o que poderia funcionar mesmo bem seria uma coluna a todo o comprimento do aquario. Não sei se isto implicaria alterar a largura do aquario para 80 cm.

 

O escumador ATI parece-me bem dependendo da carga orgânica que pretendas meter dentro do aquario.

 

Duas Vortech mp 40W ES penso serem uma boa escolha.

 

A bomba de retorno acho que vai depender de como fizeres a tubagem o numero de saídas para o aquario etc.

 

Abraço

Editado por Miguel Barroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vidro de 15mm com travas em cima e em baixo na minha opinião aguenta mas, por uma questão de segurança e este factor é o mais importante eu faria com vidro de 19 mm. É muito importante uma boa colagem numa superfície nivelada e sem bolhas no silicone.

Alguma dica para não deixar criar essas bolhas?

 

Quanto à coluna seca duas parecem -me bem mas acho que o que poderia funcionar mesmo bem seria uma coluna a todo o comprimento do aquario. Não sei se isto implicaria alterar a largura do aquario para 80 cm.

Pois, queria evitar isso, daí o estar a pensar em 2, rouba menos espaço ao aqua.

 

O escumador ATI parece-me bem dependendo da carga orgânica que pretendas meter dentro do aquario.

Não o quero encher, como é óbvio, e estou a pensar mais em corais do que em peixes. não sei que quantidade de "lixo" organico os corais produzem.

 

Duas Vortech mp 40W ES penso serem uma boa escolha.

Ainda bem :)

 

A bomba de retorno acho que vai depender de como fizeres a tubagem o numero de saídas para o aquario etc.

PVC, os diametros ainda não sei porque não sei exactamente as medidas que se costuma usar neste tipo de setups. mas acho que é 50mm aqua -> sump e 32 sump -> aqua certo?

A ideia é ter 2 saídas para a sump e 2 retornos para o aqua, tudo pelas colunas secas.

 

Abraço

Obrigado :)

Editado por r3pek
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só pedir mais uma opinião ;)

 

Que me dizem da bomba Laguna Max-Flo 1500? (http://www.lagunakoi...1500-p-480.html)

 

Não é cara, e aconselharam-me esta bixa para o meu setup. Parece-me porreira (lph, max head, etc) e aqueles plasticos exteriores são "retiráveis". O que me disseram também é que as Red Dragon são baseadas nestas...

Alguém tem ou já viu o funcionamento delas?

 

(btw, na amazon custa apenas $118)

Editado por r3pek
Link to comment
Partilhar nas redes sociais