Frequencia de tpas


Flavio12786

Recommended Posts

Montei um aquário de 20 litros só para camarões à cerca de três semanas e tenho andado a pesquisar em vários sítios mas ainda não cheguei a perceber qual a quantidade de agua que é preciso mudar e com que periodicidade por isso ponho aqui este tópico para que quem tem camarões me explique se possível a quantidade e a periodicidade das tpas! Podemos considerar os mesmos valores que um aquário de peixes?! Agradeço a quem se disponibilizar para ajudar.

 

Então ninguém me ajuda?

Editado por Flavio12786
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flavio tens de ter paciência para que te respondam...se não tens paciência para esperar por uma resposta tens de a praticar pois para a aquariofilia é o que mais se precisa.

 

Depende da filtragem e da quantidade de camarões que habitam no aquário...

 

A forma como se faz a manutenção muda de membro para membro, não existem regras a seguir, podes sim é tentar copiar a rotina de manutenção de alguém que tenha bons resultados com as mesmas condições que tu..

 

Eu faço tpa's entre 10% e 20% dependendo do aquário e das espécies.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa mas uma pessoa quando está a experimentar uma coisa pela primeira vez fica ansiosa e com receio que algo corra mal e por vezes a espera por uma resposta parece uma eternidade.Então é assim os camarões são 12 red cherries tenho um filtro de esponja accionado por um compressor de ar o volume de agua é de 20 litros tenho bastante musgo de Java e uma anubia anã.Sendo assim se calhar 5 litros é muito!Eles não sujam muito e eu controlo a comida que lhes deito que ainda só é da comercializada e é a shrimps natural da marca sera que contem spirulina que pelo que já li aqui no fórum lhes faz bastante bem mas também já adquiri umas pastilhas para fazer umas papas caseiras.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa fauna e filtro o melhor é serem 3litros por semana.

 

Quando a colónia aumentar para uns 50 podes começar a fazer tpa's de 5 litros.

 

Como são red cherrys não precisas de ter preocupar muito, ja mantive centenas num aquário de 100 litros sem aquecedor, sem filtro, com bastantes plantas e as tpa's nem fazia, só repunha a agua evaporada.

 

Mas mal coloquei filtro, aquecedor e comecei a fazer tpa's regulares a colónia aumentou muito mais, notei logo a diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje e pela primeira vez vi red cherrys em miniatura a nadar pelo aquário e agora fiquei com uma duvida. Eles comem o que encontrarem ou seja a mesma comida dos pais ou é preciso alguma comida especial?

Outra questão falam tanto da folha de amendoeira da Índia ou lá o que é e a minha questão é se é mesmo necessário ter isso no aquário dos camarões?

Agradeço resposta

Editado por Flavio12786
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens crias é bom sinal ;).

 

Nos red cherry comida especial para recém nascidos não é necessário pois já é por si só uma espécie bastante prolifera, mas se usares consegues melhores resultados.

 

Não é necessário folhas mas podes adicionar umas folhas de carvalho secas que o efeito é quase igual no que toca à alimentação. Se colocares musgo também é bom para as crias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As folhas de amendoeira da india são muito utilizadas pois têm propriedades bactericidas, fungicidas e parasiticidas.

Penso que o que o membro Fábio ao falar das folhas de carvalho, estaria a querer dizer que se podem utilizar para criar um ambiente mais natural.

Eu utilizo folhas de Nespreira.

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Folhas de Carvalho?Tenho um aqui à minha porta mas com esta chuva devem estar molhadas!Mas eles comem isso?E musgo tem lá com fartura!E está sempre a crescer!

 

Deve haver aqui qualquer coisa que me está a escapar, as folhas de amendoeira com a chuva estão molhadas! Mas não as queres para meter dentro do aquário??

Cumprimentos,

 

Fernando Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim comem, com o tempo desfazem as folhas todas.

 

Vale, as folhas de carvalho falei nelas como forma de alimento, não como decoração...acho que expliquei bem.

 

Fernando lê lá melhor ;) ele esta a falar de folhas de carvalho que tem à porta de casa mas estão molhjadas com a chuva...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só falei no facto de estarem molhadas porque penso que tenham que ser secas e como o verão este ano se prolongou elas não estão bem secas ou seja castanhas e sim ainda um pouco verdes e assim verdes será que posso colocar na mesma no aquário?Tenho que as lavar bem não é?Com agua retirada na tpa?E as folhas de nespereira de que o membro vale falou também são válidas?!E já agora aproveito para retirar outra duvida.Já li que eles (camarões) também comem cenoura mas ainda não cheguei a perceber se é cozida ou crua!Ou pode ser das duas maneiras?! Agradeço resposta

Editado por Flavio12786
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando os reds tem tipo uma mancha branca logo a seguir à cabeça isso quer dizer que estão prontas para se reproduzir certo?!É que tenho 3 reds assim e também já reparei que a spirulina resulta mesmo porque estão bem mais vermelhinhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já reparei que a spirulina resulta mesmo porque estão bem mais vermelhinhos!

 

Que tipo de spirulina é que usa? Comprei umas pastilhas da SERA, à base de Spirulina, e os meus red´s nem lhe tocam, aquilo desfaz-se tudo e suja-me o fundo todo, mesmo só com um quarto de pastilha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora praticamente só os tenho alimentado com uma comida da marca sera que se chamam shrimps natural que contem spirulina entre outros ingredientes como cenoura, espinafres, pimento, salsa etc etc e eles devoram aquilo as vezes dou conta e andam três ou quatro a "porrada" de volta de um floco para ver quem é quem come mais e muitas das vezes um deles acaba por agarrar no floco e fugir com ele.E quanto as pastilhas de que fala também já comprei pensando eu que as suas sejam as Spirulina Tabs da Sera e experimentei só por curiosidade deitar metade no comunitário e a outra metade nos camarões agora o que sei é que os meus peixes devoraram aquilo num instante e os camarões também desapareceu tudo por isso também posso concluir que comeram! Eu as pastilhas comprei para desfazer e experimentar fazer um pouco de comida caseira com cenoura paprika e assim. A receita encontra-se na secção Alimentação e doenças e foi colocada pelo administrador Hugo R. Silva. E hoje vou também experimentar colocar uma folha de carvalho como o Moderador Fábio Silva me indicou a ver se os gajos gostam!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais