Recommended Posts

Publicado (editado)

boas pessoal

tenho 6 discus(juvenis/adultos) num aquario de 300 litros a mais ou menos 8 meses e teem andado sempre bem,a comer bem,etc...

a alguns dias reparei que um deles(o mais pequeno)fica muito parado atras duma rocha e reparei que tambem mal comia.

pois o que eu fiz apenas foi aumentar mais um pouco a temperatura e nao verifiquei nehumas melhoras.

hoje reparei que ele tem uma das guelras fechadas,mas a respiraçao esta normal(nao esta ofegante)

estive a pesquisar um pouco,pois é a primeira vez que um peixe,neste caso um disco adoece.

entao o que consegui pesquisar é que parece que seja parasitas nas guelras e tambem vi que parece que o melhor ou dos melhores tratamentos é o formol em doses adequadas.

venho pedir a vossa opiniao sobre isto,para eu nao começar a fazer tratamentos inadequados a doença,visto que de medicamentos(doenças)nao tenho experiencia nenhuma.

cumprimentos

Editado por BMike
Publicado:

Boas, na minha opinião usar formol num comunitário é sempre uma experiência arriscada. Eu experimentaria um medicamento de largo espectro, tipo Sterazin, que dá para os parasitas das guelras e também controla os intestinais. O ideal, claro, é ter um aquário-hospital onde o tratar.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

pois,esqueci-me de referir que tenho um aqua parado,sem nada que neste caso vai servir de hospital para o tratamento do discu.

Publicado:

os parametros estao normais como sempre teem estado.

faço tpas de cerca de 20% de 5 em 5 dias com aspiraçao do fundo.

Publicado:

Sim,as por favor diz-me os valores dos parâmetros para que te possa ajudar melhor evitando ao máximo tratamentos drásticos

Publicado: (editado)

TºC 29ºc

PH. 6.8 a 7

GH 6 DGH

KH 3 DGH

no3-5

no2-0

para mim o mais importante é manter os niveis sempre na mesma,sem grandes oscilaçoes.

Editado por BMike
Publicado:

nao,nao vejo nada a sair das guelras.

apenas uma delas parece que esta colada,alem dos outros sintomas que referi.

Publicado:

então nada te garante para já que sejam parasitas....pode ter uma infecção bacteriana

eu aconselhava-te a começares pelo tratamento de sal e um bom anti-bacteriano (até porque se se vier a revelar parasitas evitas as infecções secundárias decorrentes)

o discu como se comporta perante os outros?

Publicado:

boas

tirei dum site

Vermitose de Guelra: Respiração acelerada (ofegante) podendo uma das guelras se fechar totalmente; poderá aparecer fios de muco transparentes pendurados nas guelras; movimentos bruscos na cabeça; animal fica como se estivesse querendo tossir ou vomitar

fonte

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=187700&pid=1081367&st=0entry1081367

Publicado:

é assim,ele esta a maior parte do tempo escondido atras da rocha vulcanica ou entre os ramos do tronco.

ele ignora os outros e vice versa,mas houve uma altura em que ele levava alguma porrada dos outros,apenas um parecia que o defendia.

ele tem a respiraçao normal,conforme referi a pouco e ja esta assim a uns 10 dias,mas apenas hoje vi que ele tem a guelra colada.

Publicado:

ja agora que quantidade de sal devo usar e que anti-bacteriano sugeres susana?

Publicado:

omnipur ou baktopur da sera, os meus preferidos

quanto ao sal e devido à temperatura adiciona cerca de 3 colheres de chá para 50 litros de água

Utiliza sal de aquário se conseguires, se não utiliza sal grosso com o mínimo de tratamentos químicos

Publicado:

ok susana,o omnipur ou baktopur deve ter designado a forma de usar e quanto tempo de tratamento e quanto ao sal,quanto tempo faço isso.

meto so no primeiro dia?

desde já obrigado pela ajuda que me estas a dar

Publicado:

mete de 2 em dois dias alternando TPA ligeira (10 - 20%) e colocar sal.

mete 3 colheres na primeira vez e nas seguintes apenas 2

Espero assim ajudar :)

Publicado:

ok

pelo menos a mim estas a ajudar,visto que nao percebo mesmo nada sobre tratamentos.

agora vamos ver se ajudamos o discu tambem,pois eu espero que sim e conto com isso.

:)

ate agora nunca perdi nenhum peixinho e espero nao perder.

digo isto nao só para o discu como para os outros,porque para mim teem todos o mesmo valor...

mais uma vez obrigado pelas dicas susana.

eu vou dando noticias do discu.

cumprimentos

Publicado:

tou-me a valer dos meus conhecimentos para te ajudar :) e o bichinho claro :)

Vai-me mesmo dando notícias e atento se vires filamentos brancos nas guelras avisa logo (os tratamentos para vermes são agressivos e na minha opinião só devem ser feitos com a certeza do diagnóstico)

Se vires que os tópicos andam a ficar atolados manda pm.

e boa sorte :)

Publicado:

Convém fazeres o tratamento num aqua hospital. Não te esqueças de subir a temperatura para os 30º. O problema que dizes não deve ser mais que a rejeição do grupo a esse discu. Ele tem necessidade de se esconder dos outros para evitar continuar a apanhar porrada. Uns dias no aqua separado dos outros e uma boa alimentação deve ser suficiente para o discu recuperar rapidamente.

Publicado:

ok

sim,eu vou andar atento,podes ter a certeza.

alguma alteraçao eu aviso.

amanha de manha vou comprar tanto o sal como o anti-bacteriano para começar logo o tratamento.

depois digo-te como esta a correr tudo.

muito obrigado pela atençao susana.

cumprimentos

Publicado:

e é muito mais do que a rejeição pelo grupo. Já há infecção à mistura

Qual infecção? Opérculo fechado? Os discus mts vezes fecham um opérculo... e se o discu tem uma respiração normal e se não há sinais de parasitas... não estou ver que tipo de infecção possa ser. Pela experiência que tenho, o que eu faria era estar atento à sua alimentação, verificar se o opérculo continua fechado, comportamento e possiveis sinais de parasitas. Caso o discu não se alimente e continue a ser massacrado pelo grupo, retirava-o para um aqua e apenas me preocupava com a sua alimentação, dando-lhe vitaminas extras com o granulado. Não há necessidade de submeter o discu a qualquer tratamento.

Mas o mellhor era tb colocar ums fotos do discu, para se poder analisar correctamente.