nova por aqui, e pelos aquarios


dealertuga

Recommended Posts

Muito boa tarde...

Sou nova nestas andanças... quando era mais novinha tinha um aquario de agua fria, mas cloaro que nada se compara a isto....

a semana passada estava a conversar com o meu colega e que um viciado em peixinhos e este vendeu-me um aquario de +/- 120L... tenho-m iniciado na compra de um filtro externo de boa qualidade. agora vou comprar o areao e encontrar uns bons "calhaus". já decidi que vou-m dedicar mais aos peixes do lago malawi.. mas agora sempre que pesquiso uma especie diz-me que deve ter no minimo 200L de capacidade... estou co medo do investimento e agora nao puder ter peixes "aserio", porque pequeninos e a brincar ja tive durante muito tempo e não tem graça!!

agradecia a vossa opinião!!! obg :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de 200 L para muitos mbunas anões como Labs, afras e outros semi-agressivos. Precisas de saber o comprimento do aquário (normalmente o minimo é de 1 metro, se bem que alguns podes ter aquários de no minimo 80cm), ter boas pedras (para delimitar territorios), comprar AREIA FINA nas lojas, nada de areão. No máximo podes ir à praia buscar areia fina que seja limpa. Um filtro que faça bons litros/hora (o mais relevante) se o filtro não fizer tantos litros/hora tens que adquirir um wavemaker. Não é a marca que interessa, mas sim:

Litros/hora, capacidade do filtro e gasto energetico. O resto é irrelevante, a não ser que sejam aqueles filtros XPTO com aquecimento imbutido, isso é bom.

 

Ciclideos africanos são peixões, e podes ter num aquario de 120L.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro em questão é um eheim ecco pro 200, faz 600l/h, foi-me dito pelo meu colega que tinha que ser areia clara e brancas claras também por causa do Ph.

 

o aquario vai ser apenas para ter peixes, para já nada de plantas, e gostava de por uma luz meio azul, o que me aconselham? o aquario não tem sitio para colocar nenhuma lampada, terei que fazer uma calha DIY, mas a este nivel estou ainda a deriva, pois nem sei que tipo de luz posso usar, etc...

 

ficam algumas fotos

 

imagem007lg.jpg

 

imagem006i.jpg

 

o aquario tem 1 metro de frente, penso ja ser razoável para primeiro aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem la as confusões... é que tanto eu como o meu marido entramos nesta conta ;)

 

Tenho andado a pesquisar peixes sem parar, estou-me a tornar algo "viciada".

Voces com muito mais experiencia digam-me o que acham destas especies que selecionei como favoritas, e claro que se adaptem ao que pretendo...

Cynotilapia sp. "hara"

Pseudotropheus Saulosi (+)

Iodotropheus sprengerae

Labidochromis caeruleus

Melanochromis johanni

Metriaclima lanisticola

Pseudotropheus sp. "elongatus mpanga"

Pseudotropheus sp. "kingsizei lupingu"

Pseudotropheus sp. "polit"

Pseudotropheus socolofi

 

 

Grande pesquisa... agora o pior é ver os que se dão uns com os outros... ai ai ai ai... a minha cabeça vai acabar por explodir!! :scarerun:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

600 L/H para 120 L não é muita coisa. É só 5 vezes o volume da água. Malawis têm tendencia a ser aquários sobrepovoados, futuramente poderás pensar em adquirir um wavemaker que faça 10 vezes o volume da água.

 

A luz não pode ser excessiva, senão irá deslaivar a cor dos peixes. Isto é, para o aquário basta 40W de luz total, pelo menos uns 30 W de branca fria. Podes adquirir uma luz azul para reforçar a cor dos peixes azuis.

 

Por norma usa-se areia bastante fina e pedras escuras, isto cria um contraste visual bastante apelativo, além de natural. o PH nada tem a ver com isso, se bem que usando areia de coral, vás subir o pH. Podes usar conchas partidas no filtro que terá um efeito semelhante.

 

com 1 metro o ideal é adquirir peixes semi-agressivos e pensar na decoração e pedras. Eu uso umas pedras leves à base de xisto que não retiram muita água e criam muitos espaços e muitas tocas. Uso tecnicas de aquascaping. Para fazer as tocas uso copos de vidro, pois é mais barato que tocas compradas. As pedras serao preferencialmente colocadas no fundo e separadamente nos dois cantos do aquário. Isto para que os peixes possam ter territorios diferentes nas pedras, reduzindo assim as disputas e o stress. São Mbunas isto é peixes das pedras. Se bem que circulem muito pela área livre do aquário.

Por norma, peixes agressivos Metriaclima, melanochromis e pseudotropheus, com excepções, devem viver em aquários com 120 cm e ter atenção à alimentação, pois são a maioria herbivoros.

 

Para esse aquário o peixe não deverá ultrapassar os 12 cm de crescimento total.

 

Cynotilapia sp. "hara" - agressivo/agressivo. Omnivoro. 12.7 cm. aquario minimo 120 cm

Pseudotropheus Saulosi - agressivo/agressivo. Herbivoro. 10 cm. aquario minimo 120 cm

Iodotropheus sprengerae - pacifico/semi-agressivo. Herbivoro. 10 cm RECOMENDO.

Labidochromis caeruleus - pacifico/semi-agressivo. Omnivoro. 12.7 cm RECOMENDO.

Melanochromis johanni - semi-agressivo?/agressivo. Herbivoro. 12 cm introdução com alguma atenção.

Metriaclima lanisticola - agressivo/agressivo. Herbivoro. 7.6 cm não recomendo.

Pseudotropheus sp. "elongatus mpanga"- semi-agressivo/agressivo. Herbivoro. 10 cm RECOMENDO.

Pseudotropheus sp. "kingsizei lupingu" (cynotilapia axelrodi) semi-agressivo/semi-agressivo. Herbivoro. 9 cm RECOMENDO

Pseudotropheus sp. "polit" agressivo/muito argressivo. 10 cm. aquário mínimo maior que 1.20, talvez 1.50 cm

Pseudotropheus socolofi semi-agressivo/semi-agressivo. 15 cm. Um bocado grande para o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas opiniões... Sou sincera que o eu marido esta mais a tratar do material e eu muito mais da estetica e do povoamento... Estou um pouco desiludida com as poucas hipoteses que tenho para este aquario...

 

Conhecem outras areas, mesmo que seja com vegetação, mas que tenha mais variedade de peixinhos... é que assim sinto-me muito presa em relação a variedade... só as miniaturas do malawi é que posso por no aquario e são as que não teem cores muito vistosas!

 

desculpem ser tão macarica.. mas como já expliquei, sou MUITOO iniciante nestas andanças... para mim sempre pensei que se punha os peixes um filtro agua, calhaus e plantas e tava feito um aquario... Agradeço a vossa paciencia e agradecia que me acompanhassem nesta longa e dura descoberta!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não tens cores vistosas? Além desses tens outras espécies, o cynotilapias por exemplo. Ha uma variedade imensa de cynotilapias, que em agua doce são dos peixes mais vistosos, os Hara é que parecem ser mais agressivos. Tantos que podes meter, e não são miniaturas coisa nenhuma, são peixes grandes e robustos... como são a maioria dos ciclideos africanos. A diversidade é imensa! Apenas falei na lista que deste, como é obvio nem tudo dá! Não tens a diversidade noutros ecossistemas que tens nos lagos africanos, e se quiseres podes até meter peixes do Vitoria (maioria seguro) e do Tanganica (com precausão, vendo cada espécie).

 

outras hipoteses, quiça centenas, ve no google:

Mbunas do Malawi

Cynotilapia afra "cobwe" (e muitas outras populações e espécies de cynotilapia sp.)

Labidochromis sp. "Mbamba" (e muitas outras espécies de Labidochromis)

 

Utakas do Malawi: (escolher so uma espécie em cada genero)

Copadichromis sp. "Mloto Fluorescent"

Copadichromis virginalis

Placidochromis sp. "Electra Blackfin"

etc etc etc...

 

Utaka/Pavões do Malawi (escolher so uma espécie em cada genero)

Aulonocara "German Red"

Aulonocara korneliae (Blue Gold)

etc etc... isto são só pequenos exemplos.

 

Mas também não vais querer entulhar o aquario cheio de peixes... só podes ter algumas espécies.

 

Isto dos aquários não é tão simples, é preciso ter paciencia para ler (sitios fiaveis e de sitios diferentes), ouvir e experimentar. Custa mais antes de conhecermos por dentro, depois de ver como tudo funciona, é bastante fácil. COmo conheces pouco, antes convém ler bastante e ver exemplos no forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas vossas opiniões... e vou seguir o vosso conselho. estou a ir muito devagar... Já fiz bastante pesquisa e a uns dias que iniciei pesquisa de campo... fui a uma loja Aquaplante em Benfica e adorei!! falamos com um vdndedor que nos esclareceu bastante, mando-nos fazer os testes d Ph e de dureza a agua da torneira e depois para irmos falar com ele para decidir que tipo de areia e de rocha deveriamos colocar! fomos la novamente ontem e ele disse que poderiamos colocar areia de silica mas deveriamos por rocha calcaria para aumentar o Ph.

Agora iniciou-se outra dúvida, como ja devem estar habituados, iniciei ontem a ciclagem... Coloquei a areia a rocha (fervida e bem lavada) a planta natural Anubias ( que o vendedor disse que poderia ser colocada para o tipo de peixes que queria colocar, que eles este genero e outro , que nao me recordo, eles não detruiam e ate fica bonito umas manchas de cor no meio das rochas) a pastilhasinha para alimentar a planta debaixo da areia (sem enterrar a raiz, apenas a prendi a rocha com fio de pesca) e os quimicos que ele nos aconcelhou... SERA bio nitrivec, SERA blackwater aquatan e o alimento para a planta que não sei a marca. Agora eu não sei é de quanto em quanto tempo é que tenho de retirar os tão falados 20% de agua e adicionado novamente as bactérias... na embalagem diz ciclagem em 24H mas não quero arriscar com nenhum tipo de tipos de amonio que me matem os peixes, por isso so vou colocar os peixes daqui a umas semanas, para ter a certeza que os peixitos teem uma boa casinha ;)

 

Agradecia mais uma vez que me esclarececem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.