Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

A ver se explico isto bem! Tenho uma calha metálica que não é mais que uma chapa de inox colada que está apoiada no vidro do aquário. Tenho um sistema com 3 lâmpadas em que 2 são controladas por um balastro duplo. Liguei cada uma das terras dos balastros por meio de ligadores a cada um dos cabos que ligam às 2 fichas. Coloquei um parafusito e um cabo de 0,5mm2 (igual ao que liga ao balastros) para ligar a terra da chapa de inox. A pergunta é: posso ligar esta terra a um dos ligadores da iluminação?

cumps

Editado por Gremlyn
Publicado:

Olá boa noite , se, o que quer dizer com "ligadores da iluminação" são os cabos eléctricos que alimentam os balastros e se um deles tiver três condutores, a resposta é sim pode ligar esse condutor ao condutor "verde/amarelo" do cabo de alimentação

cumprimentos

Publicado:

sim a ideia é essa.

liga a terra da calha ao do cabo que alimenta os dois balastros.

nesse cabo existe o tal fio verde e amarelo chamado terra, que serve de segurança para a passagens à energia electrica, para não apanhares choques.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado: (editado)

Obrigado pelas respostas! Como é óbvio a minha especialidade não é electricidade e como não gosto mesmo nada de apanhar esticões queria fazer a coisa bem feita :smile2:

Eu sempre ouvi chamar ligador a isto, mas posso estar enganado:

semttulofbj.jpg

Os que comprei são iguaizinhos a este. Basicamente têm 3 buracos e fiz da seguinte forma: um para a terra do cabo ( que tem 3 fios condutores de 1,5mm2) que vai para a ficha de alimentação, 1 para a terra de um dos balastros (fio com 0,5mm de secção) e outro para a terra da calha (fio com 0,5mm de secção).

Fiz bem certo?

Editado por Gremlyn