nuno34 Publicado Novembro 1, 2011 Share Publicado Novembro 1, 2011 (editado) boas tardes ja tenho o meu aquario montado alguns meses no entanto noto que ultimamente tenho algumas plantas de crescimento rapido a ficarem castanhas tipo sujas e com os caules fininhos, alguns partem-se nitratos e fosfatos deve estar bem pois sempre tive isto um bocado lotado, mas tenho boa filtragem e faço tpa semanal de pelo menos 30% tenho co2 1 a 2 bpm iluminação 2 x 39 t5 8 horas dia foi mudada uma de 10 000 k por uma de 8000 k fertilização 4 gotas seachem ferro + potassio diarios 5 gotas seachem trace + flourish apos tpa semanal na ultima mudança retirei os fetos de java de resto tudo se mantem praticamente igual alguem entendido me pode ajudar?? falta fertilização ? iluminação ? o aquario esta neste topico http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1 Editado Novembro 1, 2011 por nuno34 Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gervas Publicado: Novembro 14, 2011 Share Publicado: Novembro 14, 2011 Quanto de potássio estás a dar diariamente? Precisas de nos dar mais informações para se chegar a uma possivel conclusão...pH's Durezas, valores de Nitratos e fosfatos etc... Quanto tempo tem o tanque...Basicamente tudo. The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Novembro 15, 2011 Share Publicado: Novembro 15, 2011 nitratos e fosfatos deve estar bem pois sempre tive isto um bocado lotado Pois o "deve estar bem" às vezes dá para o torto. tenho co2 1 a 2 bpm Isto também não nos diz nada pois depende do sistema para sistema. Tens drop-checker? iluminação 2 x 39 t5 8 horas dia... ... 4 gotas seachem ferro + potassio diarios 5 gotas seachem trace + flourish apos tpa semanal Tudo muito bom mas... alguém sabe o tamanho do teu aqua para sabermos se estás bem ou mal? Como vês... não nos deste quase informação nenhuma. É como ir dizer ao médico e ele que adivinhe porque estamos doentes. Abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gervas Publicado: Novembro 16, 2011 Share Publicado: Novembro 16, 2011 (editado) Gmmartins, pelo que estou a ver, estou a começar a pensar que para ti tudo se resolve com um drop checker....Nem toda a gente usa isso, e para dizer a verdade não só é algo superfulo, como desnecessário...Antigamente não havia drop checkers e o povo desenrascava-se... Neste caso duvido que se trate de um problema de gases, mas sim de um problema de nutrientes em carencia e outras coisas que tais... Daí eu ter pedido outros parametros... Não tentemos mandar bitaites sem saber do que falamos só para aumentar o post count...Porque desses já eu vi muitos, e acredita que não irás gostar de mim se fores desses=P Se calhar se olhares para o tanque do poster original vais ver que talvez haja coisas que não estão bem...Por exemplo, o tanque está sobrepovoado, o substracto não é o melhor...Os espectros de luz talvez não sejam o mais correctos...O excesso de Nitratos e Fosfatos é quase que mais que certo, ainda para mais com ele a dosear ainda mais Nitratos...E o tanque em si é novo, por isso deve ser considerado um bloom de diatomáceas devido aos niveis altos de silicatos na água....Talvez se olhares para o tanque como um todo, ao invés de mandar a posta de pescada acerca do drop checker estejas melhor para próximas intervenções... O CO2 e a sua carencia em si não condicionam estes sintomas referidos...Caules finos á partida são normalmente sinal de luz deficiente....Cores castanhas a meu ver e sem outras fotografias, é Diatomáceas, que o poster original faria bem em estudar... Mas isto sou eu que insisto numa aproximação fundamentada e quase cientifica á aquariofilia... Editado Novembro 16, 2011 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Novembro 16, 2011 Share Publicado: Novembro 16, 2011 Olá Gervas, grato pela tua informação. De certeza que és tu que andas a postar para aumentar o teu post count pessoal pois perdeste uma óptima oportunidade de estar calado. Se reparares e leres com atenção tu escreveste no teu post: Precisas de nos dar mais informações para se chegar a uma possivel conclusão...pH's Durezas, valores de Nitratos e fosfatos etc... Quanto tempo tem o tanque...Basicamente tudo. Eu apenas reforcei a tua ideia e descriminei alguns pontos que não são claros. Capiche? Gmmartins, pelo que estou a ver, estou a começar a pensar que para ti tudo se resolve com um drop checker....Nem toda a gente usa isso, e para dizer a verdade não só é algo superfulo, como desnecessário...Antigamente não havia drop checkers e o povo desenrascava-se... Deixa-me rir. Acho que devias mandar as tuas respostas por carta. É que antigamente não havia internet e o pessoal safava-se. Não me leves a mal mas... sinceramente não sou eu que ando a escrever para aumentar o post-count que pouco me interessa. Aliás: tu tens 850 posts e estás registado desde 2009 eu tenho 597 posts e estou registado desde 2004 Achas mesmo que o meu interesse é ter post counts elevados? Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gervas Publicado: Novembro 16, 2011 Share Publicado: Novembro 16, 2011 (editado) Pois, mas eu ao menos ainda vou tentando ajudar apoiado na teorica e na prática, tu andas a falar em drop checkers, quando uma tabela de kH e pH fazem a mesma coisa de forma gratuita, e um pouco mais rigorosa. E nem entremos pelos vários posts em que pareces insinuar que o CO2 é a solução para tudo, quando não é...Adequemos os chavões e a teoria á situação em questão... Seja isso os métodos de fertilização, a formulação de diagnósticos etc... Editado Novembro 16, 2011 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Novembro 16, 2011 Share Publicado: Novembro 16, 2011 Viva, se há coisa de que não me podes acusar é de não fundamentar (com experiência própria, artigos científicos, entre outros) as minhas sugestões/opiniões. Agora não o vou fazer em todos os posts que não há paciência para isso. Realmente uma tabela de kH/pH é muito útil e barata. Mas e o que é o drop-checker? Nada mais que uma tabela de kH/pH com uma água controlada coisa que não acontece com a água do aqua - logo menos rigorosa (ao contrário do que tu afirmaste). Como deverias saber, há mais coisas que alteram o pH além da alcalinidade pelo que pode-te sair o tiro pela culatra se não usares uma solução standard. Por isso é errado basearmo-nos religiosamente na tabela de kH/pH. E afinal de contas um DC não é assim uma coisa tão dispendiosa. há DIYs por aí que saem praticamente a custo zero. O resto é bicarbonato de sódio e água destilada. abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fernandoJb Publicado: Novembro 16, 2011 Share Publicado: Novembro 16, 2011 Boas, desculpem entrar e comentar os últimos posts, mas pf, estamos aqui para ajudar, vamo-nos concentrar nisso. Mais uma vez peço desculpa, não sou nada nem ninguém, bem... sou alguém que quer aprender, só isso. Cumps Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gervas Publicado: Novembro 16, 2011 Share Publicado: Novembro 16, 2011 (editado) Continuo com a minha Drop Checker é nice, facil, não dá trabalho, é deixar e andar, mas continuo a considerar não só ineficaz no doseamento de CO2 como também perigoso, pois acaba por desculpar um descuido com a monitorização dos valores bioquimicos da água...Se estás a injectar CO2 podes e deves monitorizar os valores de pelo menos pH e kH regularmente (até mesmo se não o fizeres deves controlar os valores para saberes como estão as coisas), pelas razões que deverias saber e nem sequer questionar e pôr em causa só porque sim para pareceres bem...Mas isto sou cá eu, que se calhar até nem nunca tive aquários de baixo rendimento e aquários de alta manutenção... Não irei ser eu que te vou ensinar a fazer as coisas como deve ser (até porque só se aplica as coisas como deve ser quando se quer), afinal de contas estás cá desde 2004 falas com tanta certeza mas quando pensamos com lógica e calma acerca do que dizes percebemos que faz todo o sentido...E toda a gente que senioridade é posto.... Boa aquariofilia=) Editado Novembro 16, 2011 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Novembro 16, 2011 Share Publicado: Novembro 16, 2011 Continuo com a minha Drop Checker é nice, facil, não dá trabalho, é deixar e andar, mas continuo a considerar não só ineficaz no doseamento de CO2 como também perigoso, pois acaba por desculpar um descuido com a monitorização dos valores bioquimicos da água... Não percebo a relação. Este é apenas para medir o CO2 e nada mais. Não sei como é que ter um dc afecta as medições de outros parâmetros. Mais, os dc foram pensados para ajudar a controlar o co2 e não o contrário. Agora uma coisa eu posso-te garantir: em aquários high-tech, 90% dos problemas com algas são devido a problemas no CO2 e distribuição. Não irei ser eu que te vou ensinar a fazer as coisas como deve ser (até porque só se aplica as coisas como deve ser quando se quer), afinal de contas estás cá desde 2004 falas com tanta certeza mas quando pensamos com lógica e calma acerca do que dizes percebemos que faz todo o sentido...E toda a gente que senioridade é posto.... Boa aquariofilia=) Mas alguém puxou a senioridade para aqui? Apenas referi os anos de registo e o nº de posts porque me acusaste de estar a "trabalhar" para o post count. Foi uma maneira simples e concreta de te demonstrar que tal acusação não é verdade. Mas isto sou eu que insisto numa aproximação fundamentada e quase cientifica á aquariofilia... Não és o único como podes comprovar por vários posts que tenho iniciado. É daqui que vem a minha "certeza" de que te queixas. Aliás, um abordagem científica é defeito de profissão. Mas com disse o fernando e muito bem - isto já está a extravasar e muito o tópico. Fiquemos então à espera que o Nuno dê o ar de sua graça e nos indique o seu set up completo para que o possamos ajudar. abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nuno34 Publicado: Dezembro 27, 2011 Autor Share Publicado: Dezembro 27, 2011 éélá isto andou agreste por aqui o problema que descrevi neste topico esta resolvido o setup está no link que deixei troquei o balastro da minha calha chinesa por um balastro a sério , a olho nú diria que aumentou em 30% ou mais a intensidade da luz juntamente a isso aumentei no potassio e adicionei trace e exel da seachem o problema desapareceu, ( não sei se foi por todas as mudanças ou só uma !!!) sou pouco cientifico em relação á fertilização faço tudo a olho se bem que tenho uma medida referencia aumento ou diminuo gradualmente algo caso veja algo extranho. Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts