Recommended Posts

Publicado:

Alguma agressividade durante o acasalamento é normal, mas se vires que a fêmea está a ficar muito maltratada o melhor é tirares e tentares noutra semana.

Isso pode ter acontecido por algum dos dois não estar pronto. A fêmea tinha o ovopositor saliente e bem visível?

logofino320x76.jpg

Publicado:

boas

experimenta ver se a fêmea esta ovada, se nao e muito grande para o macho conseguir dar o abraço e se fica com umas listas na vertical quando avista o macho.

se estiverem os dois preparados para a postura é muito natural o macho cascar-lhe no pelo. (quando nao é ao contrario). experimenta por alguns enfeites para ela se poder esconder e so ir ao encontro dele quando estiver preparada. mas fica atento se ele lhe cascar muito tira-a e deixa-a recuperar. 1/2 semanitas equanto isso vai confrontando o macho com outros machos/ ou espelho (para ele saber que a mais machos a dispotar a femea), vai tb ambientando a femea com pequenos periodos a ver o macho para começar a perder-lhe o medo. poem o aquario num sitio tranquilo sem grandes picos de barulhos e cheiros fortes e s nao conseguires com a tal folha de amend. experimenta com esferovite (foi o que eu fiz e tive bons resultados segurava bem o ninho).

espero ter ajudado mais um bocadito

vai dando noticias de como ta a correr.

Publicado:

Só uma atenção, é que nem sempre é possível observar as riscas verticais, porque em algumas colorações é realmente complicado de as avistar. Um outro sinal de que pode estar pronta para o acasalamento é ela baixar a cabeça e erguer a cauda, ficando assim em posição para o abraço.

O ideal para a fêmea se esconder são plantas, por exemplo, musgo de java.

logofino320x76.jpg

Publicado: (editado)

A minha femea tem as riscas verticais bem marcadas consigo ver perfeitamente. O aquario tem uma planta de folhas bem embrulhadas( agora nao sei o nome) onde ela se escondeu dele. Eu penso mesmo que o problema é dele pois ele é a primeira vez que está a ver outros da mesma especie pois sempre esteve sosinho num aquario comunitario.

Hoje ela esteve junto dele cerca de 4 horas sempre escondida na planta e sempre que saia estava cheia de riscas e aproximava-se dele mas prontamente era preseguida por todo o lado até se voltar a esconder durante um longo tempo... Amanha ultima tentativa e se não der vão para reposo durante umas semanas.

Editado por SergioSRibeiro
Publicado:

boas

Experimenta fazer o que eu fiz deixa ficar ela durante 2dias no aquario com o macho. e vais observando, a partida ele vai continuar a investir contra ela ate ela por-se por baixo do ninho mas nao a crise desde que ela tenha onde se esconder, ta segura. espero k tenhas sorte...

Publicado:

Boas, então se tem as listas verticais, e não horizontais, ela estará pronta, mas o macho não.

O repouso será uma boa ideia, e se não resultar da próxima vez, tentar trocar de macho, mas dá a este mais uma hipótese ;)

logofino320x76.jpg

Publicado:

Não consegui desistir hoje e seguindo os conselhos do harunhiko vão ficar os dois juntos ate amanha ao final do dia para ver como corre. Depois se não resultar vão descançar.

É a primeira vez que estou a tentar, não me posso deixar ir abaixo pois sei que ao inicio é complicado mas se quero ser mesmo um criador de bettas tenho de ir tentando até conseguir os resultados que desejo.

Publicado:

Sim, é verdade, mas também é bem verdade que a pressa é inimiga da perfeição, e nisto da manutenção e reprodução de animais não existe uma ciência exacta. Falo por experiência própria, e por muita da informação que li, que é melhor esperar e não apressar nem forçar as coisas na reprodução de bettas, do que "forçá-los" a acasalar. Normalmente, os abraços começariam a ocorrer nas primeiras horas, logo após juntar o casal, se isso não acontece, é porque provavelmente algum dos dois não está preparado, e se assim for, não vão parar de se atacar.

Isto prejudica bastante a saúde de um animal, e a sua capacidade para se reproduzir.

Mas és tu que decides o que fazer, e é uma verdade que aprendes com os erros, mas há alguns que são escusados e evitáveis, e é essa a base dos forum e associações, partilhar experiências e saltar a fase dos erros :)

logofino320x76.jpg

Publicado: (editado)

ya concordo andre, eu deixo o casal junto d um dia para o outro apos o dito namoro pois os bettas (falo tb por experiencia nao ker dizer k seja a mais correcta) acasalam mais facilmente as primeiras raiadas de luz do dia.e os meus garanto-te k estao de perfeita saude.

abs

entao news? descanso?

Editado por haruhiko
Publicado:

Boas.

Tenho andado um bocado afastado do forum por rasoes profissionais.

Os bettas estão neste momento de descanço e a ser bem alimentados. No ultimo dia que estiveram juntos houve muitos abraços e muitos ovos mas como eram inexperientes e tambem devia ter fome comeram todos os ovos.

Daqui a um mes volto a tentar. Mas esta experiencia deu para aprender imenso.

Publicado:

boas...

e uma pena...

mas ha formas de evitares isso. quando tirares a femea tiras o macho e desces o nivel de agua para 5cm ou menos e nao precisas de macho pa nada :D

abs